Os ônibus rodoviários equipados com a nova geração de
dispositivos de segurança ativa reforçam a liderança da Volvo neste campo. A
marca está ampliando ainda mais sua oferta de segurança no Brasil com ônibus
equipados com a última versão do SSA (Sistema de Segurança Ativa), um pacote de
tecnologias que ajudam a evitar colisões e reforçam o compromisso da companhia
em busca do ideal de “Zero Acidentes” com os veículos da marca.
As empresas de transporte de passageiros especializadas
no segmento de turismo Transacácia, de Maringá, no Paraná, e a Pedra Azul, do
Espírito Santo, acabam de adquirir a nova versão do SSA. “Somos líderes
mundiais em segurança e no Brasil não é diferente”, declara Fabiano Todeschini,
presidente da Volvo Buses Latin America.
Apoio ao motorista
“O SSA é um conjunto completo recursos de segurança ativa
que contribuem decisivamente para apoiar o motorista e melhorar a operação”,
explica Gilcarlo Prosdocimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo Buses
Latin America: o “Aviso de Colisão Frontal com Frenagem de Emergência” é dotado
de um radar e uma câmera para monitorar veículos e obstáculos à frente dos
ônibus. O motorista recebe avisos sonoro e visual caso a distância esteja
diminuindo, indicando sonolência ou distração, por exemplo. Caso não diminua a
velocidade, o sistema faz uma pré-frenagem e até uma frenagem total de
emergência, em caso de acidente iminente.
O “Aviso de Mudança de Faixa” é a tecnologia que entra em
ação quando o ônibus passa sobre as faixas da pista à esquerda ou à direita,
sem ligar as setas, indicando desatenção ou descuido. Além de emitir sinais
sonoro e visual no display do painel, o dispositivo faz vibrar o assento do
motorista. Já o “Sinal de Alerta no Para-brisa” (Heads Up Display) é um recurso
exclusivo da Volvo no mercado brasileiro de ônibus. Como o próprio nome diz,
uma barra vermelha de luzes de Led é projetada no para-brisa para o condutor
visualizar mais facilmente um eventual risco de impacto com outro veículo.
O “Piloto Automático Adaptativo” é o sistema que mantém
um distanciamento previamente definido pelo condutor em relação ao veículo à
frente, mantendo sempre uma distância segura. O “Assento Vibratório” é o dispositivo
de segurança que também alerta o motorista em caso de mudança de faixa sem
acionar o pisca-pisca. É a única tecnologia de segurança do pacote do SSA que
precisa ser instalada com o encarroçamento do ônibus.
O SSA Volvo está disponível em todas as configurações –
4x2, 6x2 e 8x2 – de chassis rodoviários da marca, com motor traseiro.
Outro sistema que passa a estar disponível de forma
regular em ônibus rodoviários é o “Controle Automático de Velocidade”, uma
tecnologia exclusiva da Volvo. Por meio de GPS é possível identificar com
precisão onde o veículo está circulando e reduzir, de forma automática, a
velocidade em áreas críticas como curvas perigosas, dentro de terminais
rodoviários, entre outras situações, independente da ação do motorista. Para
ativar o sistema o operador do veículo define os pontos em que deseja reduzir a
velocidade e faz a programação remota, usando a plataforma de conectividade
Volvo. A tecnologia permite reprogramação a qualquer momento, ajustando a
velocidade máxima do veículo de forma remota e instantânea, de acordo com a
necessidade de cada empresa de transporte..
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