Visor Virtual mostra futuro do quebra-sol 95 anos depois
Todos os anos milhares de
acidentes de carros estão relacionados com o brilho do sol, você acredita?
Estudos indicam que o risco de um acidente de carro é 16% maior com incidência
direta da luz solar. Os dados foram resultados de estudos do National Highway
Traffic Safety Administration.
E quem poderia nos salvar? O
quebra-sol. Isso porque a luz solar causa cegueira temporária, fato que
acarreta o dobro de acidentes de carro do que qualquer outra condição
climática.
O quebra-sol tradicional não está
equipado para lidar adequadamente com essa questão de segurança. Na melhor das
hipóteses, ele bloqueia parte da luz do sol nos olhos, mas junto disso, parte
da visão também é bloqueada.
Pensando nisso, a Bosch
oferece uma solução com o revolucionário Visor Virtual – um LCD transparente e
uma câmera intuitiva, que substituem completamente o quebra-sol convencional
dos veículos: a tecnologia utiliza algoritmos inteligentes para bloquear
intuitivamente o brilho do sol e não a visão da estrada à frente – trata-se da
inovação de um item que já existe há quase um século.
"Para a maioria dos
motoristas em todo o mundo, o visor, como conhecemos, não é suficiente para
evitar a incidência direta da luz do sol nos olhos – especialmente ao amanhecer
e anoitecer, quando o sol pode diminuir bastante a visão dos motoristas",
afirma Dr. Steffen Berns, presidente da Bosch Car Multimedia.
"Algumas das inovações
mais simples causam o maior impacto, e o Visor Virtual muda a maneira como os
motoristas veem a estrada".
O Visor Virtual, que foi
reconhecido como Melhor da Inovação no CES 2020 Innovation Awards, foi lançado
na edição do evento deste ano, em Las Vegas. A tecnologia também recebeu o
prêmio na categoria Entretenimento e Segurança, em virtude das classificações
mais altas de um painel de juízes que incluiu
designers, engenheiros e membros
da mídia especializada em tecnologia.
Um quebra-sol adequado
para o futuro - O Visor Virtual vincula um painel LCD a uma câmera de
monitoramento do motorista ou ocupante para rastrear a sombra projetada pelo
sol no rosto dos indivíduos.
O sistema usa inteligência
artificial para localizar o motorista na imagem da câmera e também para
determinar os pontos de referência no rosto – incluindo os olhos, nariz e boca
– para que ele possa identificar sombras.
O algoritmo analisa a visão do
motorista, escurecendo apenas a seção da tela em que a luz bate nos olhos. O
restante da tela permanece transparente – o que favorece a visão, já que não há
um escurecimento total do display.
"Descobrimos no início do
desenvolvimento que o usuário ajusta o quebra-sol para projetar sombra nos
olhos", afirma Jason Zink, especialista técnico da Bosch na América do
Norte e um dos co-criadores do Visor Virtual. "Essa percepção foi
essencial para ajudar a simplificar o conceito do produto e
impulsionar o
design da tecnologia".
O uso criativo da tecnologia
de cristal líquido para bloquear uma fonte de luz específica diminui a
incidência da luz solar, o incômodo do motorista e o risco de acidentes,
aumentando a visibilidade, o conforto e a segurança dos condutores.
Inovação que começou com um
monitor reciclado - Desde a fase original de concepção até os testes e
prototipagem, o Visor Virtual é uma solução que foi gerada graças à cultura de
inovação estabelecida na Bosch.
Os funcionários são
incentivados a aplicar metodologias enxutas para confirmar os benefícios para o
cliente, o potencial de mercado e a viabilidade de novas ideias, que são
validadas pelos pares e aprovadas para desenvolvimento.
"Construímos uma cultura
para fortalecer nossos colaboradores, colocando-os na liderança", disse
Mike Mansuetti, presidente da Bosch na América do Norte. O Visor Virtual foi
desenvolvido por uma equipe na América do Norte como parte das atividades
internas de inovação da Bosch.
"Como uma líder global no
fornecimento de tecnologia, entendemos que a inovação pode vir de qualquer
nível de uma organização e queremos ver isso crescer e acontecer cada vez
mais".
Um grupo de três engenheiros
de powertrain, liderado por Zink, desenvolveu a ideia do Visor Virtual e criou
protótipos durante o tempo livre para garantir financiamento interno para o
conceito do projeto.
"Como muitas ideias
iniciais, estávamos trabalhando com capital e recursos limitados", afirma
Zink. "O protótipo original, usado no primeiro lançamento do conceito, foi
feito a partir de um monitor LCD antigo que recuperamos de uma lixeira".
A equipe responsável pela
criação do Visor Virtual recebeu orientação dos executivos da Bosch, que
buscaram financiamento e desenvolveram versões adicionais do produto. Por fim,
o produto foi transferido para a divisão Bosch Car Multimedia.
PERFIL
Tarcisio
Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de
Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o
site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que
apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com. br),
uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica
Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e
inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet
do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de
Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do
mês. http://mecanicaonline.com.br/ wordpress/category/colunistas/ tarcisio_dias/
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