segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Grupo VIP investe em tecnologia Mercedes-Benz para reduzir o consumo de combustível de ônibus urbanos


As avançadas tecnologias dos ônibus Mercedes-Benz voltadas à redução do consumo de combustível conquistam, cada vez mais, a aprovação do Grupo VIP, maior operadora do sistema de transporte coletivo urbano da cidade de São Paulo. A empresa acaba de adquirir 150 chassis de ônibus urbanos da linha O 500, sendo 50 unidades com sistema de recuperação de energia elétrica (RKM). A programação de entrega dos veículos encarroçados se estende até março de 2019.

“Em 2018, o Grupo VIP já havia adquirido outros 150 ônibus da marca, todos equipados com sistema de desligamento automático do motor (EIS)”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do
Brasil. “Ou seja, pouco mais de um ano após a chegada dessas tecnologias ao mercado, as operadoras já atestam e confiam nos ganhos econômicos proporcionados pelo RKM e o EIS, o que contribui para a rentabilidade operacional. Além disso, o menor consumo leva à redução de emissões, melhorando a qualidade do ar”.

“Com o desligamento automático do motor, o EIS vem demonstrando que efetivamente reduz o consumo de combustível e também o nível de ruído, além de contribuir com a maior conscientização do motorista para que ele desligue o ônibus se o veículo ficar parado muito tempo”, ressalta Roberto Abreu, sócio proprietário do Grupo VIP. “Nossa expectativa é que o RKM também nos traga ganhos econômicos e ambientais”.

Maior conglomerado de empresas de ônibus de São Paulo, o Grupo VIP opera cerca de 200 linhas na capital, transportando diariamente, em média, 1,2 milhão de passageiros. Está presente na Área 3 (Nordeste, Amarela) do sistema, em bairros da Zona Leste; Área 7 (Sudoeste, Vinho), na Zona Sul e na Área 9 (Centro).

A frota do Grupo VIP é composta por 1.800 veículos, praticamente 100% da marca Mercedes-Benz, entre O 500 padron, articulado e superarticulado, modelos da linha OF e cerca de 40 vans Sprinter. Nessa frota, são mais de 330 superarticulados e mais de 300 articulados.

Os recursos dos ônibus Mercedes-Benz voltados à redução de consumo e emissões ganham importância em metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras grandes cidades do Brasil e América Latina. Entre as avançadas tecnologias, incluem-se o RKM (sistema de recuperação de energia elétrica) e o EIS (desligamento automático do motor).

O gerenciamento inteligente do RKM, cuja principal vocação são os ônibus urbanos, aproveita a reserva de capacidade de energia elétrica produzida pelos alternadores do veículo, principalmente nos momentos de desaceleração, e a armazena em super capacitores, que atuam de modo autônomo. A energia elétrica armazenada é utilizada como fonte adicional durante os momentos de aceleração do ônibus.

EIS (Engine Idle Shutdown) é um inovador sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.

Esta é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos. Esta solução acaba por contribuir para a conscientização do motorista quanto à necessidade de se desligar o motor se o veículo ficar parado por um tempo prolongado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário