sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

McLaren Automotive ilumina a classe dos supercarros com o novo 720S Spider


A McLaren Automotive, fabricante britânica de carros esportivos e supercarros de luxo, está expandindo sua família de produtos Super Series com a introdução do 720S Spider,  seu segundo supercarro conversível e o segundo construído sob o plano de negócios Track25, de £ 1,2 bilhão. Revelado on-line em 8 de dezembro de 2018 e disponível para encomenda com efeito imediato, o novo 720S Spider entrega o prazer de dirigir ao ar livre e facilidade de uso no dia a dia antes não vistos na classe de supercarros conversíveis.

Os fundamentos do projeto do novo McLaren Spider são as formas contínuas e orgânicas introduzidas em 2017 com o 720S Coupé. Combinando para maximizar a pressão aerodinâmica, minimizar o arrasto, melhorar o arrefecimento do conjunto de potência e otimizar o desempenho aerodinâmico, estas formas produzem uma aparência geral semelhante a uma escultura futurista, formada pelo ar que flui por cima, por baixo e ao redor do automóvel. Um novo teto rígido retrátil (RHT, Retractable Hard Top) acionado eletricamente é perfeitamente integrado ao estilo, assim como novas colunas laterais.

Como todos os carros da McLaren, o novo 720S Spider tem uma estrutura de fibra de carbono em seu núcleo, neste caso designada Monocage II-S. A força, a rigidez e o baixo peso da McLaren Monocage são a base para a excelência dinâmica pela qual os carros da McLaren são renomados. O Monocage  II-S é um desenvolvimento do Monocage II do Coupé, sem a coluna central longitudinal acima da cabine. A seção mais recuada da estrutura superior também é exclusiva da Spider para acomodar o teto rígido retrátil. Além disso, o trilho da plataforma na parte superior do pára-brisa foi revisado para integrar o mecanismo de travamento central.

No geral, o novo 720S Spider é apenas 49 kg - ou menos de 4% - mais pesado que o 720S Coupé. O aumento do peso é principalmente associado aos sistemas RHT (teto rígido) e ROPS (anticapotagem). Com um peso seco de 1.332 kg, o 720S Spider é confortavelmente o carro mais leve do seu segmento, com 88 kg a menos do que o peso seco de 1.420 kg de seu rival mais próximo. O baixo peso é a base para os benefícios dinâmicos, de desempenho e eficiência que a McLaren é tão hábil em explorar para o maior aproveitamento de seus clientes.

O design do 720S Coupé é reconhecido pela sensação de visão de 360 graus que proporciona, permitindo que a luz entre na cabine e estabelecendo um novo padrão de visibilidade. Essa filosofia de visão incomparável é central para a segunda geração do Super Series de segunda geração e o novo Spider avança o jogo novamente, com apoios suspensos únicos e envidraçados ajudando na visibilidade do motorista, além de compor o visual ao carro. A borda de ataque do apoio possui um suporte aerodinâmico para guiar o fluxo de ar, antes de diminuir drasticamente para expor o vidro escurecido; o design e o uso do vidro proporcionam uma melhoria de 12% na visibilidade sobre os ombros em comparação com o McLaren Super Series Spider anterior.


O motor McLaren V8 biturbo de 4 litros que impulsiona o 720S Spider permanence inalterado em relação ao do Coupé. Montado em posição central para dirigibilidade  e pureza de resposta excepcionais, produz 720 HP e 770 Nm e oferece o peso mais leve de sua classe do 720S Spider e a relação peso-potência de 1,85 HP/kg, ou 540 HP por tonelada com o peso seco mais leve. Não é surpresa que o desempenho seja extremo.

A aceleração é nada menos que fenomenal: de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e de 0 a 200 km/h em apenas 7,9 segundos - apenas 0,1 segundos mais que o Coupé. O sprint de um quarto de milha é despachado em 10,4 segundos - novamente, apenas 0,1 segundo mais lento que o Coupé – e, onde as condições permitirem, o 720S Spider continuará acelerando para uma velocidade máxima correspondente a 341 km/h com o teto fechado. Mesmo com o teto abaixado, a velocidade máxima permanece extraordinária: 325 km/h. As pequenas variações no desempenho resultam de diferentes aerodinâmicas e dos 49 kg adicionais do Spider.

O teto rígido retrátil (RHT) do 720S Spider é um projeto completamente novo, com um painel de fibra de carbono de uma só peça como padrão. O teto rígido mantém a silhueta distintiva e a pureza aerodinâmica do 720S Coupé e fornece uma estrutura superior de fibra de carbono completa quando fechado. O
mecanismo de dobramento do novo RHT da McLaren é acionado eletricamente (e não hidraulicamente) e o sistema proporciona a mais rápida operação de teto conversível da categoria dos supercarros, com o teto retrátil sendo aberto ou fechado em apenas 11 segundos - seis segundos mais rápido que no 650S Spider. A combinação de motores elétricos e a força e o baixo  peso da fibra de carbono permitem que a operação seja feita a uma velocidade máxima de 50 km/h - um aumento significativo em relação aos 30 km/h do 650S. Com esses números de desempenho, não é surpresa que a McLaren tenha registrado três patentes mundiais para o sistema de teto.

O interior é a mesma cabine acolhedora e luxuosa de supercarros que os pilotos da 720S Coupé desfrutam. Abrir uma porta - agora sem moldura para acomodar o sistema RHT - fornece acesso a um ambiente verdadeiramente sofisticado, com uma percepção extraordinária do espaço e dos melhores materiais em evidência. Um novo sistema de dobradiça de porta e posição de amortecedor a gás foi possível sem problemas, porque desde o início o programa 720S incluía carrocerias Coupé e Spider.

Uma tela central de oito polegadas e alta resolução continua a ser o ponto central das funções do veículo. A interface exibe áudio, mídia, navegação, controle de temperatura e outros recursos com todas as principais aplicações mostradas em um carrossel vertical, além de estar disponível através de teclas de acesso rápido abaixo da tela.

O sistema de climatização e ar condicionado de dupla zona foi recalibrado para o 720S Spider e é capaz de detectar se a posição do RHT muda de levantada para abaixada ou vice-versa. A temperatura e o fluxo de ar são ajustados automaticamente, aquecendo ou resfriando os ocupantes de acordo com as configurações do ambiente já selecionadas, aumentando o fluxo de ar para a cabine e movimentando mais ar para a área dos pés ou áreas superiores da cabine.

O spoiler traseiro ativo muda de posição automaticamente para diminuir o arrasto ou aumentar a pressão aerodinâmica e funciona também como freio aerodinâmico para melhorar o equilíbrio do veículo em frenagens fortes, podendo levantar a velocidades mais baixas e ficar em posição mais alta, otimizando a pressão aerodinâmica e o equilíbrio para garantir que o desempenho e o engajamento do motorista estão de acordo com o 720S Coupé. Enquanto o spoiler traseiro é idêntico em ambos (Coupé e Spider), o mapeamento de distribuição é feito sob medida para cada carroceria, com ajustes aerodinâmicos diferentes dependendo se o teto rígido retrátil está levantado ou abaixado e a eletrônica do veículo ficando automaticamente ajustada de acordo com a posição do teto.

A suspensão hidráulica Proactive Chassis Control II da McLaren - já reconhecida pela desafiadora convenção de fornecer a combinação geralmente incompatível de controle preciso da carroceria e uma viagem confortável - é complementada por um sistema de direção eletro-hidráulico amplamente reconhecido por fornecer precisão e sensações excepcionalmente puros. Assim como no Coupé, o piloto do Spider pode escolher entre três modos de condução
(Comfort, Sport ou Track), cada um focado em uma experiência de direção diferente, de acordo com as preferências e condições pessoais. Esses atributos comprovados se combinam para garantir que o 720S Spider possua o mesmo nível de habilidades dinâmicas e amplitude de capacidade que o Coupé habilmente demonstra.

Novas rodas de liga leve forjadas de 10 raios foram desenvolvidas para o novo Spider. Os pneus são Pirelli P ZERO, projetados em conjunto com a parceira da McLaren Technology, a Pirelli, para proporcionar o melhor equilíbrio entre desempenho, aderência, dirigibilidade e conforto em uma ampla gama de condições de estrada. 

O novo 720S Spider está disponível nas mesmas três especificações do Coupé, com acabamentos Performance e Luxury além do acabamento padrão. Duas novas cores exteriores - Belize Blue e Aztec Gold - foram introduzidas para o novo Spider em uma paleta de 23 opções. Uma delas, Supernova Silver, é  uma cor patrimonial da McLaren, tendo sido disponibilizada pela primeira vez no McLaren 12C.

Para mais informações e imagens do carro, visite: cars.mclaren.com/super-series/720s-spider.

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