quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Goodyear completa 100 anos de Brasil


Em 2019, a Goodyear completa 100 anos de presença no Brasil. O pontapé inicial das comemorações aconteceu durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em dezembro, no qual a Goodyear participou como o pneu oficial, lançando o logotipo comemorativo do centenário e trazendo dois pneus conceito ao Brasil, o Eagle 360 Urban e o Oxygene.

A história da companhia no país começou em 1919, com um escritório de vendas no Rio de Janeiro e um armazém que comercializava pneus importados. Vinte anos mais tarde, em 1939, a Goodyear inaugurava sua primeira unidade industrial no Brasil, em São Paulo, no bairro do Belenzinho, para a fabricação de pneus e saltos de sapatos. Já em 1943, iniciou a produção de pneus de avião, e no ano seguinte, mangueiras e correias.

Em 1954, a Goodyear lançou o famoso pneu Papaléguas, que em cinco décadas conquistou várias gerações de profissionais do transporte. A demanda pelo novo composto foi tão bem aceita pelo público, que foi necessário criar uma área destinada ao atendimento de fabricantes em 1957. No mesmo período, a Goodyear já chegava à produção de 8 milhões de pneus no país.

A chegada dos pneus radiais
Os pneus radiais desembarcaram no mercado oferecendo menor resistência ao rolamento, maior segurança, conforto e dirigibilidade. Pela sua tecnologia de carcaça, as laterais dos modelos radiais flexionam muito mais que as dos pneus diagonais, gerando, com isso, um rodar macio e absorvendo perfeitamente impactos e oscilações das vias de rolamento. Em 1977, a Goodyear inovou ao lançar no mercado brasileiro os seus primeiros pneus radiais para automóveis. Em 1978, foi a vez dos pneus radiais de aço para caminhões e ônibus. Já na década de 1980 foi lançado o primeiro pneu radial de aço para veículos de passeio no Brasil, o Grand Prix S. Outros modelos emblemáticos da marca no País foram o Aquatred, lançando em 1997, que permitia melhor dirigibilidade combinada a um desenho inovador de escoamento de água, e o Wrangler, em 1985, voltado à prática off-road. Hoje a Goodyear oferece um portfolio completo de pneus para todas as necessidades.

Desenvolvimento para o interior de São Paulo
Em 1973, a Goodyear fez história ao inaugurar, em Americana, a sua maior fábrica de pneus na América Latina e uma das plantas mais modernas da Goodyear no mundo. Operando em sua capacidade total de produção, a unidade passou ao longo de sua história por diversos processos de expansão e modernização, que resultaram em crescimento significativo da produtividade, redução de desperdícios e incorporação de tecnologias.

No local, são feitas pesquisas, desenvolvimentos e testes de pneus para todas as aplicações de veículos de passeio, caminhonetes, caminhões e ônibus. Outro momento importante para o crescimento da região e da Goodyear aconteceu em 2000, quando foi inaugurada em Santa Bárbara D'Oeste (SP) a linha de produção de materiais de recauchutados com tecnologia de última geração. Na unidade são fabricadas uma linha completa de bandas pré-curadas, para vulcanização na carcaça dos pneus, e cordões de borracha, usados para preencher furos e danos estruturais do pneu que será recapado.
Blimp Goodyear tomando conta dos ares

O ano de 1998 foi marcado pelo início da utilização do dirigível Spirit of America no Brasil. Quase uma década depois, em 2007, a marca iniciou um processo de renovação de imagem e introduziu o slogan "Viva nas Asas da Goodyear". Os dirigíveis são uma tradição da Goodyear há mais de 90 anos, e percorrem mais de 200 mil milhas por ano em todo o mundo. O primeiro dirigível, da empresa, batizado de Akron, foi construído em 1912. Nao à toa, o blimp Goodyear, como também é chamado, foi escolhido como elemento principal do logotipo que marca os 100 anos de Brasil.

Um século construindo histórias
A vida é um conjunto de histórias. Cada história é uma viagem que começa em um lugar para chegar a outro, e alcançar o destino nada mais é do que ter um novo ponto de partida para realizar sonhos. Por essa razão, na Goodyear, inovamos criando tecnologias para acompanhar nossos consumidores em todos os seus caminhos e viagens na direção de seus sonhos.

100 anos no Brasil, a Goodyear conta com a mais completa linha de pneus do País e reúne modelos dos mais variados segmentos, sempre com produtos pensados nas principais necessidades do motorista e nas diversas situações de uso. O resultado de estar tão presente na vida dos brasileiros vem de uma das características da Goodyear, a vocação para o pioneirismo e inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica a partir do investimento em pesquisa e desenvolvimento, capacidade técnica e treinamento de suas equipes e revendedores.

A Goodyear tem um elevado padrão de qualidade, tecnologia e inovação em todos os seus produtos. Cada modelo tem características de acordo com as necessidades do público ao qual se destina. O Wrangler, por exemplo, é conhecido pela sua versatilidade e capacidade off-road. Já a linha Eagle é focada em modelos esportivos. O EfficientGrip é um pneu elaborado para oferecer alta performance, tanto em pisos molhados como secos, com um elevado grau de segurança e excelente tração. No caso do Assurance, o foco está na durabilidade e economia para carros compactos, enquanto o Direction é elaborado para aqueles que procuram conveniência. Por fim, a linha Cargo é focada nos motoristas que buscam total custo-benefício.

Além de estar presente nos automóveis, a Goodyear também está nos veículos pesados, caminhões, ônibus e aviões. Entre as principais características oferecidas para a linha comercial está a entrega do melhor custo por quilômetro durante a vida total do pneu. Os produtos estão direcionados para atender veículos que atuam nos setores rodoviário, regional, regional severo, urbano, misto e fora da estrada. Já nos ares, se destaca no Brasil por ser fornecedora das principais companhias aéreas do País e por estar presente há 60 anos em projetos estratégicos da Embraer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário