segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

FORD CRIA CAMA COM TECNOLOGIA QUE EVITA A INVASÃO DE DORMINHOCOS ESPAÇOSOS


A Ford apresentou na Europa o protótipo de uma cama que resolve um problema comum entre casais: parceiros que invadem o espaço do outro no colchão, atrapalhando sua noite de sono – veja o vídeo. Chamada “Lane-Keeping Bed”, a invenção é inspirada no sistema de permanência em faixa (Lane Keeping System), tecnologia disponível em carros como o Fusion e o Edge, que ajuda o motorista a não sair da pista inadvertidamente.

O sistema de permanência em faixa monitora as marcações da pista e, se o carro invadir o espaço lateral sem dar sinal, gera uma vibração de alerta no volante. Se a falha persistir, o sistema pode aplicar também torque na direção para corrigir a trajetória do veículo.

Usando o mesmo conceito, a cama inteligente conta com sensores de pressão para identificar quando alguém está ultrapassando o seu lado da cama e o devolve gentilmente ao seu espaço, com a ajuda de correias movimentadoras.
Uma pesquisa feita pela The Better Sleep Council, entidade norte-americana dedicada a estudos do sono, mostra que uma em cada quatro pessoas com  relacionamento estável dorme melhor sozinha (disponível nestelink, em inglês). Com o tempo, o acúmulo de noites maldormidas aumenta o risco de lesões e acidentes em casa, no trabalho e na estrada.

“Quando dormem juntos, muitos casais têm menos espaço do que uma criança pequena em uma cama de solteiro”, diz Neil Stanley, especialista em sono. “Seres humanos são mais vulneráveis quando dormem, por isso estamos programados para acordar quando algo ou alguém nos toca inesperadamente. Quando alguém se move para o seu lado da cama, esse mecanismo de defesa entra em ação e atrapalha o sono. Eu vi isso arruinar relacionamentos”, completa.

Como opção, há casais que preferem dormir em camas
separadas – um fenômeno que se popularizou e já é reconhecido como tendência, o “divórcio do sono”. O protótipo “Lane-Keeping Bed” faz parte de uma série de intervenções da Ford, usando a experiência da empresa em tecnologia automotiva para solucionar problemas do dia a dia.

“O sistema de permanência em faixa ajuda a tornar a direção mais fácil e confortável. Pensamos que aplicar um sistema similar a uma cama seria uma forma de destacar para os motoristas a utilidade dessa tecnologia que pode ter passado despercebida”, diz Anthony Ireson, diretor de Comunicação de Marketing da Ford Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário