A Ford
apresentou o protótipo de um capô de fibra de carbono como parte da pesquisa de
novos materiais para reduzir o peso e o consumo de combustível dos automóveis.
Esse material leve e super-resistente geralmente é associado a carros de
corrida ou superesportivos.
O capô de fibra
de carbono pesa 50% menos que a peça convencional feita de aço. Com o
desenvolvimento de novos processos que tornam o seu processo de fabricação mais
rápido, os engenheiros do Centro Europeu de Pesquisa da Ford deram um grande
passo para a introdução desse material na linha de montagem.
"Não é
segredo que a redução de peso dos veículos beneficia a economia de
combustível, mas até hoje não foi desenvolvido um processo suficientemente
rápido e acessível para a produção de peças de fibra de carbono em larga
escala", diz Inga Wehmeyer, engenheiro de pesquisa de processos e
materiais da Ford Europa. "Em parceria com especialistas de materiais, a
Ford está trabalhando para desenvolver uma solução que permita a produção de
componentes de fibra de carbono com menor custo."
Parcerias
O Centro Europeu
de Pesquisa da Ford é parceiro do projeto de pesquisa Hightech.NRW e firmou uma
parceria com a Dow Automotive Systems para a pesquisa de novos materiais,
processos de design e técnicas de manufatura.
A parceria entre
a Dow Automotive Systems e a Ford têm como foco desenvolver uma fonte econômica
de fibra de carbono para aplicação automotiva e métodos de produção em larga
escala, pontos críticos para aumentar a automonia dos futuros veículos híbridos
e elétricos da Ford.
A fibra de
carbono oferece uma excelente relação de resistência e peso. Ela é cinco vezes
mais forte que o aço e duas vezes mais duro, com um terço do peso. O uso desse
tipo de materiais é chave para o plano da Ford de reduzir o peso de seus carros
em 340 kg até o final da década.
"Há dois
caminhos para reduzir o uso de energia nos veículos: aumentando a eficiência na
conversão do combustível em movimento ou reduzindo a quantidade de trabalho que
o motor precisa realizar", diz Paul Mascarenas, chefe técnico e
vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford. "A Ford está atacando o
problema da conversão por meio da redução do tamanho dos motores, com o
EcoBoost e eletrificação, enquanto a redução de peso e a aerodinâmica
aprimorada são chaves para reduzir a carga de trabalho."
Projeto
A parceria da
Ford com o projeto de pesquisa Hightech.NRW envolve especialistas dos
Institutos de Engenharia Automotiva na RWTH Aachen University, Henkel, Evonik,
IKV (Instituto de Processamento de Plásticos), Composite Impulse e Toho Tenax.
Financiado pelo
estado alemão da Renânia do Norte, o projeto começou em 2010 e está programado
para continuar até setembro de 2013. E já fez progressos significativos em suas
metas, que incluem o desenvolvimento de um método econômico de fabricação de
compostos de fibra de carbono para aplicação em paineis, diminuição do tempo de
produção de componentes e acabamento e redução do peso do componente em pelo
menos 50%.
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