MECÂNICA ONLINE Nº 23 |
Os veículos duas rodas predominam no tráfego das cidades
dos países em desenvolvimento e, com isso, os riscos de lesões dos pilotos é
ainda maior. Pensando na segurança desses usuários, a Bosch desenvolveu um
sistema antibloqueio de frenagem especialmente para uso em motos pequenas e
scooters muito comum nestes mercados.
Esta nova versão se baseia na geração 9 do ABS para
motos, mas com o diferencial de ter apenas um canal hidráulico para frenagem,
que visa controlar eletronicamente a roda dianteira da moto.
Conhecido como versão "light" do ABS 9 para
motos, este sistema está em desenvolvimento no centro de segurança para
motocicletas da Bosch, no Japão, em parceria com um fabricante de motos da
Índia. A produção em série começará ainda esse ano.
A tecnologia entra em ação quando a roda traseira da motocicleta trava, o que invariavelmente resulta em uma situação crítica para o piloto, poisela pode muitas vezes ser desbloqueada se o motociclista colocar menos pressão no freio. O mesmo não ocorre com a roda dianteira, já que o piloto se desloca para frente durante a frenagem e a desaceleração acaba ocorrendo principalmente através da roda da frente.
Isso explica porque, em muitos países, inclusive no
Brasil, até mesmo as motos com motores igual ou maior que 250 cilindradas, o
sistema de freio da roda traseira é acionado por freio mecânico. "Regular
a pressão da frenagem da roda dianteira por meio do freio hidráulico evita o
bloqueio, aumenta a desaceleração e a estabilidade da moto", diz o Dr.
Wolfgang Hiller, presidente regional da divisão de Chassis System Control da
Bosch no Japão.
A unidade hidráulica da versão light do ABS 9 compreende somente duas válvulas de controle, uma câmara de armazenamento e uma bomba. A velocidade da roda de referência é calculada pelo sistema com base na informação transmitida por um sensor instalado na roda dianteira. Para um controle de frenagem mais preciso, também é possível instalar um segundo sensor na roda traseira.
Com esta configuração, as taxas de desaceleração correspondem
como um sistema de dois canais e, com isso, é possível neutralizar qualquer
levantamento da roda traseira. As fabricantes de motos podem, opcionalmente,
integrar uma chave liga-desliga a este sistema.
O software para essa nova geração do ABS foi otimizado
especialmente para atender o segmento de motos de baixa cilindrada. Para motos
maiores e mais potentes, a Bosch oferece um sistema ABS mais completo, que
controla ambas as rodas e oferece funções adicionais como, por exemplo,
eletronic Central Braking System (eCBs) integrados que funcionam nas rodas
dianteira e traseira, mesmo quando o condutor aciona apenas um dos freios.
MECÂNICA ONLINE
O novo Audi SQ5, versão esportiva do SUV Audi Q5 que será
apresentada no Salão do Automóvel de Detroit (EUA), traz uma importante
novidade: pela primeira vez, será equipado com um motor a gasolina. O veículo
com propulsor 3.0 TFSI foi desenvolvido especificamente para mercados como
Estados Unidos, Canadá e China, entre outros, e será comercializado no Brasil
no final de 2013
Nos próximos dois
anos (2013 e 2014), a Chevrolet será a patrocinadora máster de 20 campeonatos
estaduais de futebol. A ação faz parte de uma estratégia global da Chevrolet de
ser a marca mais próxima dos clientes.
Além dos patrocínios dos campeonatos estaduais de
futebol, a Chevrolet também é a montadora oficial das seleções brasileiras de
Futsal, atual campeã mundial, e Beach Soccer e realiza o Circuito Chevrolet de
Golfe. Sem esquecer suas raízes, a marca também investe continuamente no automobilismo
brasileiro, patrocinando a Stock Car desde o seu lançamento, em 1979, e o
Campeonato Brasileiro de Marcas.
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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