quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

FORD FUSION TRAZ MATERIAIS SUSTENTÁVEIS



O novo Ford Fusion 2013, lançado agora no mercado brasileiro, inova também na área da sustentabilidade com os materiais usados no acabamento. A aplicação de processos mais eficientes na produção de peças da cabine do veículo é suficiente para gerar uma economia de 2.700 litros de diesel e reduzir em mais de 27.000 kg as emissões de dióxido de carbono.

Tradicionalmente, as peças em plástico moldado usadas no interior dos veículos têm acabamento com tinta de alto brilho para entregar a elegância, resistência e durabilidade que os clientes exigem. Com o uso de um material avançado desenvolvido pela Basf, a Ford foi capaz de pular essa etapa, reduzindo custos e o impacto ambiental do processo de pintura no Novo Fusion.

A economia dessa mudança é calculada não só pela eliminação da necessidade de aplicação de tinta, mas também por dispensar o transporte de peças entre os fornecedores e a fábrica para a realização do processo, com uma frota de caminhões que emitem toneladas de dióxido de carbono. Com a criação da nova resina, que também é resistente à maresia, esse passo foi inteiramente eliminado.

Para entregar a alta qualidade que os consumidores esperam em seus veículos, as montadoras e fornecedores têm trabalhado para criar materiais que, além de bonitos e com toque agradável, sejam capazes de suportar o constante desgaste nas peças internas, especialmente nas partes que são constantemente manuseadas pelos clientes.

"Não podemos deixar nenhuma dúvida sobre a nossa busca contínua para produzir automóveis do modo mais sustentável possível", diz Robert Bedard, engenheiro do Núcleo de Interior de Carroceria da Ford. "Essa nova resina torna o processo muito mais eficiente e também ajuda a eliminar a liberação de compostos orgânicos voláteis na atmosfera, tornando desnecessária a aplicação do revestimento de verniz claro".


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