segunda-feira, 10 de junho de 2013

Audi completa preparação para Le Mans


A Audi completou sua preparação para a prova de endurance mais importante do ano com um teste realizado sob chuva na França. Duas semanas antes das 24 Horas de Le Mans, a Audi Sport Team Joest deu continuidade ao programa de acerto da versão "long-tail" do modelo Audi R18 e-tron quattro para o veloz circuito francês com um teste de oito horas encerrado no último fim de semana.

Em um domingo que permaneceu chuvoso durante praticamente todo o dia, o time que representa a marca onze vezes vencedora das 24 horas de Le Mans concentrou esforços nos testes de acerto aerodinâmico do R18 e-tron quattro. Os engenheiros também experimentaram diferentes acertos de calibragem dos pneus com o objetivo de analisar a performance dos compostos de chuva em uma única volta lançada e, também, em condição de corrida.


Quando pancadas de chuva começaram a cair sobre o circuito, a Audi Sport Team Joest decidiu encerrar a sessão diurna mais cedo. As condições de pista foram inconstantes, como Loïc Duval descobriu com duas saídas de pista na curva Tertre Rouge ainda na primeira metade do dia. Apesar do incidente, o carro de Duval permaneceu com a estrutura intacta e logo após a pausa para o almoço pode retornar à pista. No período da tarde, a melhora nas condições climáticas foi muito lenta, de modo que só nos últimos 90 minutos de treino foi possível usar pneus para pista seca.


Os três Audi R18 e-tron terminaram o dia nas três primeiras posições. Apesar da pista molhada, foi possível reunir informações importantes para o futuro. O piloto Marco Banonomi, que pilotou o R-18 e-tron quattro #4, testou a nova geração de pneus da Michelin para a edição de 2014 da prova.

"Realizamos estes ensaios para dar prosseguimento a diversos programas de testes e para aprender um pouco mais com este processo", disse o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "Infelizmente, devido à instabilidade climática, não chegamos nem perto de experimentar tudo o que tínhamos planejado, já que a pista só secou no final do dia. Loïc Duval ainda encontrou uma volta rápida, e obteve o melhor tempo. Mas só mesmo durante a corrida vamos saber nosso real potencial", acrescentou.

Veja como terminou o dia em Le Mans 
1) Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro), 3m22s583
2) Gené/di Grassi/Jarvis (Audi R18 e-tron quattro), 3m25s358
3) Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro), 3m25s647
4) Buemi/Davidson/Sarrazin (Toyota), 3m27s581
5) Bonanomi (Audi R18 e-tron quattro), 3m27s894
6) Lapierre/Nakajima/Wurz (Toyota), 3m29s593
7) Heidfeld/Jani/Prost (Lola-Toyota), 3m31s967
8) Beche/Belicchi/Cheng (Lola-Toyota), 3m34s724
9) Kane/Leventis/Watts (HPD-Honda), 3m35s631
10) Brundle/Heinemeier-Hansson/Pla (Morgan-Nissan), 3m38s801

2 comentários:

  1. Ano passado a Toyota assustou, mas deu Audi. Parece que este ano não vai nem assustar

    ResponderExcluir
  2. Concordo Carlos, a própria organização tentou dar uma força autorizando mais combustível a Toyota como forma de equalização Gasolina/Dieselmas a diferença em tempos está muito grande.

    ResponderExcluir