A Audi completou sua preparação para a prova de endurance
mais importante do ano com um teste realizado sob chuva na França. Duas semanas
antes das 24 Horas de Le Mans, a Audi Sport Team Joest deu continuidade ao
programa de acerto da versão "long-tail" do modelo Audi R18 e-tron
quattro para o veloz circuito francês com um teste de oito horas encerrado no
último fim de semana.
Em um domingo que permaneceu chuvoso durante praticamente todo o dia, o time
que representa a marca onze vezes vencedora das 24 horas de Le Mans concentrou
esforços nos testes de acerto aerodinâmico do R18 e-tron quattro. Os
engenheiros também experimentaram diferentes acertos de calibragem dos pneus
com o objetivo de analisar a performance dos compostos de chuva em uma única
volta lançada e, também, em condição de corrida.
Quando pancadas de chuva começaram a cair sobre o circuito, a Audi Sport Team
Joest decidiu encerrar a sessão diurna mais cedo. As condições de pista foram
inconstantes, como Loïc Duval descobriu com duas saídas de pista na curva
Tertre Rouge ainda na primeira metade do dia. Apesar do incidente, o carro de
Duval permaneceu com a estrutura intacta e logo após a pausa para o almoço pode
retornar à pista. No período da tarde, a melhora nas condições climáticas foi
muito lenta, de modo que só nos últimos 90 minutos de treino foi possível usar
pneus para pista seca.
Os três Audi R18 e-tron terminaram o dia nas três primeiras posições. Apesar da
pista molhada, foi possível reunir informações importantes para o futuro. O
piloto Marco Banonomi, que pilotou o R-18 e-tron quattro #4, testou a nova
geração de pneus da Michelin para a edição de 2014 da prova.
"Realizamos estes ensaios para dar prosseguimento a diversos programas de
testes e para aprender um pouco mais com este processo", disse o chefe da
Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "Infelizmente, devido à
instabilidade climática, não chegamos nem perto de experimentar tudo o que
tínhamos planejado, já que a pista só secou no final do dia. Loïc Duval ainda
encontrou uma volta rápida, e obteve o melhor tempo. Mas só mesmo durante a
corrida vamos saber nosso real potencial", acrescentou.
Veja como terminou o dia em Le Mans
1) Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro), 3m22s583
2) Gené/di Grassi/Jarvis (Audi R18 e-tron quattro), 3m25s358
3) Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro), 3m25s647
4) Buemi/Davidson/Sarrazin (Toyota), 3m27s581
5) Bonanomi (Audi R18 e-tron quattro), 3m27s894
6) Lapierre/Nakajima/Wurz (Toyota), 3m29s593
7) Heidfeld/Jani/Prost (Lola-Toyota), 3m31s967
8) Beche/Belicchi/Cheng (Lola-Toyota), 3m34s724
9) Kane/Leventis/Watts (HPD-Honda), 3m35s631
10) Brundle/Heinemeier-Hansson/Pla (Morgan-Nissan), 3m38s801
Ano passado a Toyota assustou, mas deu Audi. Parece que este ano não vai nem assustar
ResponderExcluirConcordo Carlos, a própria organização tentou dar uma força autorizando mais combustível a Toyota como forma de equalização Gasolina/Dieselmas a diferença em tempos está muito grande.
ResponderExcluir