Quando o assunto é sustentabilidade, a Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, está entre as pioneiras em tecnologias ambientalmente amigáveis. O “Wind Explorer”, veículo fabricado com material super leve de alto desempenho, é um exemplo de projeto que reúne iniciativas diferenciadas e complementares, desenvolvidas em conjunto com empresas parceiras, que não só visam proteger o meio ambiente, como utilizar os recursos naturais de forma responsável. Como uma ação voltada ao Ano Internacional da Alemanha no Brasil, o veículo estará em exposição no país no mês de maio.Trata-se de um carro-conceito equipado com motor elétrico, cujas baterias de íons de lítio são recarregadas pelo vento, por meio de um aerogerador portátil, um verdadeiro exemplo de inovação e eficiência energética. O veículo acomoda dois passageiros, pesa apenas 200 kg e é capaz de percorrer uma distância de, aproximadamente, 400 km em um único dia.Resultado de materiais especiais desenvolvidos a partir da experiência de empresas de alta tecnologia, como a Evonik, o Wind Explorer alcança a velocidade de 80km/h, sem emissão de ruídos ou poluição oriunda da queima de combustíveis fósseis e faz uso de células de lítio íon. Em testes realizados na Austrália, o carro percorreu 5 mil km gastando o equivalente a 10 euros em eletricidade.
Células de alto potencial energético
O projeto
combina tecnologias chave para os automóveis do futuro. Um dos destaques é a
energia ‘verde’ gerada pela bateria de íons de lítio alimentada por uma turbina
eólica portátil. A bateria conta com uma membrana cerâmica e suas células
alcançam o melhor desempenho em termos de vida útil, segurança, desempenho e
serviço. Graças à membrana cerâmica, uma bateria pode ser carregada em poucos
minutos, mantendo o alto desempenho em até 3 mil ciclos. Isto é possível porque
eletrodos da marca ®Litarion, comercializados pela Evonik, permitem a
utilização de células de bateria muito mais potentes. Um carro elétrico precisa
de cerca de 100 células da bateria e a Evonik é a única empresa com a
capacidade de produzir fabricação de membranas cerâmicas deste tipo.A bateria
possui potência de 8 kWh e autonomia de 400 km em temperaturas de até 60°C e
podem ser recarregadas pela turbina eólica portátil ou por meios convencionais
de energia.
Leveza e alto rendimento
Um dos fatores
que favorecem o bom rendimento do veículo é seu baixo peso total. O Wind
Explorer é fabricado com Rohacell®, espuma de polimetacrilimida de alto
desempenho e rígida, aplicada como elemento central de estruturas em sanduíche
e 70% mais leve do que o aço, o que proporciona economia de energia.Por conta
da elevada estabilidade e resistência ao stress, Rohacell® já é usado na
indústria automotiva, na aviação e engenharia aeroespacial, em trens de alta
velocidade, em esportes profissionais e construção naval. O chassi de alumínio
também colabora para a alta leveza do veículo e o formato aerodinâmico
contribui para o elevado rendimento do mesmo.
Componentes diferenciados
A economia de
combustível é uma das grandes preocupações dos setores de transporte quando se
pensa em sustentabilidade. A forma como os pneus rolam sobre as vias está
diretamente relacionada a esta questão e dependerá das propriedades da borracha
utilizada na fabricação dos pneus.A Evonik desenvolveu o silano VPSi 363 para
aplicação em formulações de borracha, que eleva o desempenho do sistema e reduz
a resistência ao rolamento dos pneus até 10% em comparação com outras sílicas e
em cerca de 40% em relação a sistemas não silanos, sem, com isso, diminuir a
aderência em piso molhado e vida útil dos pneus.
O VPSi 363
minimiza, ainda, as emissões de Compostos Orgânicos Voláteis (VOC) em até 80% durante
sua produção se comparado a silanos convencionais. As consequências são a maior
economia de combustível (2,8%) e a menor emissão de CO2 na atmosfera.A sílica é
utilizada como material de enchimento ativo e o organo-silano Si 69 como agente
de acoplamento entre a sílica e a borracha, combinação que aumenta o desempenho
dos pneus. Os pneus utilizados no Wind Explorer, fabricados pela Continental,
tornaram-se uma referência no mercado.
Experiência animadora
O grande teste
do Wind Explorer apresentou resultados bastante expressivos. Ao longo dos quase
5 mil km percorridos pela Austrália, em 2011, os custos com energia foram de
apenas 10 euros, pois as baterias foram carregadas pelo vento sempre que as
condições permitiram.
A viagem foi
conduzida pelos desportistas Dirk Gion e Stefan Simmerer, durante 19 dias,
entre Albany e Sydney. Pela primeira vez um continente foi atravessado por um
veículo movido pelo vento, praticamente sem nenhum impacto ambiental.A turbina
fica a uma altura de 7,3m por um mastro de bambu de 6m, que leva 30 minutos
para ser totalmente elevado. O diâmetro do rotor é de 2,70m, com potência
máxima de 1.000 watts e conta com um sistema de ancoragem do mastro da turbina
adequado para todas as superfícies (areia, pedra, terra, cascalho). O monocoque
de carbono do Wind Explorer é fabricado pela Onyx Composites.Num setor de alta
competitividade e concorrência como o automotivo, projetos como este são
uma boa oportunidade para as indústrias testarem suas tecnologias sob condições
extremas e ampliar sua vantagem técnica, a exemplo das células para baterias
desenvolvidas pela Evonik, sinônimo de eficiência, autossuficiência e
mobilidade aliada à proteção ambiental.O veículo rodou,
aproximadamente, 2.100 km com eletricidade - durante os ajustes técnicos e
em regiões sem vento -; cerca de 2.280 km com eletricidade eólica e 420 km
com pipas.
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