A Volkswagen Amarok passa a contar com mais potência em
suas opções de entrada. O motor quatro-cilindros 2.0 TDI com um
turbocompressor, que equipa a versão S da pick-up – oferecida em configuração
de cabine simples (com tração 4x2 ou 4x4) ou dupla (tração 4x4) – ganhou 18 cv,
o que elevou sua potência para 140 cv.O aumento foi obtido com nova calibração
da central de gerenciamento eletrônico (ECU) do motor. Houve também alteração
nas faixas de rotação em que ocorrem a potência e o torque máximos. Os 140 cv
surgem agora a 3.500 rpm, regime 500 rpm mais baixo do que na calibração
anterior. O torque permanece de 34,7 kgfm (340 Nm), disponível a partir de
1.600 rpm.Com potência incrementada, o motor impressiona pela melhoria no desempenho
sem modificação no consumo reduzido de combustível. Na versão com cabine
simples, tração 4x2 e câmbio manual de seis marchas, a Amarok com 140 cv
acelera de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos (na versão anterior com 122 cv eram
necessários 13,2 s). A velocidade máxima passou a 168 km/h (anteriormente, 162
km/h). Na versão S com cabine dupla e tração 4x4, a velocidade máxima passou a
167 km/h (ante 161 km/h) e a aceleração de 0 a 100 km/h baixou para 13,1
segundos (contra 13,7 segundos).
O fôlego em retomadas também está maior: nas três versões
S (cabine simples 4x2 e 4x4 e cabine dupla 4x4), o tempo necessário para
recuperar velocidade de 80 km/h para 120 km/h em quinta marcha diminuiu até 0,5
segundo.
Amplo conteúdo
A versão S da pick-up Amarok traz de série uma extensa
lista de equipamentos, entre os quais se incluem: direção hidráulica,
ar-condicionado Climatic, bancos do motorista e do passageiro com ajuste de
altura, volante com ajuste de altura e distância, preparação para rádio com 2
alto-falantes, freios ABS (com função "off-road", BAS – Sistema de
Assistência à Frenagem; EBC – Controle Eletrônico de Frenagem; e EBD –
Distribuidor Eletrônico da Força de Frenagem), TCS (Sistema de Controle de
Tração), airbags dianteiros, entre outros. A pick-up também conta de série com
bloqueio eletrônico do diferencial (EDL).Entre os opcionais para a Amarok S,
cabine simples ou dupla e com 4x2 ou 4x4, estão sensor de obstáculos traseiro,
revestimento de couro sintético para os bancos, rádio CD-Player leitor de MP3 com
SD-card, entrada USB e conexão Bluetooth, além de travas, vidros e retrovisores
com ajustes elétricos. A pick-up também dispõe, entre os recursos opcionais, de
Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), que inclui o Assistente para Partida
em Subida (HSA) e o Controle Automático de Descida (HDC).Os amplos assentos possibilitam regulagem de altura. Além
disso, o volante pode ser ajustado em altura e distância, possibilitando ao
motorista encontrar a posição de dirigir ideal para seu tipo físico. Os bancos
são revestidos de tecido "Tear Spacer Cinza" e, para melhor
resistência ao uso no trabalho, o assoalho tem como opcional o revestimento de
borracha. Os ocupantes contam com um porta-objetos central, com dois
porta-copos.
Na Amarok com cabine simples, a caçamba tem área de 3,57
m². A configuração (2.205 mm x 1.620 mm) com caixas de rodas estreitas,
distanciadas em 1.222 mm, permite o transporte de grandes objetos, como dois
paletes padrão europeu. Há seis ganchos para fixar a carga com segurança. Na
Amarok com cabine dupla, a caçamba mede 1.555 mm de comprimento e 1.620 de
largura. A superfície de carga no compartimento é de 2,52 m². A Amarok cabine
simples com tração 4x2 pode levar até 1.215 kg de carga total; a 4x4 tem
capacidade para até 1.135 kg. A Amarok cabine dupla, com tração 4x4, pode levar
1.090 kg.
Exterior
Em sua versão S, a Amarok tem para-choque dianteiro
pintado na cor da carroceria. O traseiro é preto, de plástico (self-color). As
maçanetas e capas dos retrovisores externos também são pretas.As rodas de série
são de aço, com 16 polegadas de diâmetro e pneus 205 R16. Opcionalmente, a
versão pode ser equipada com rodas de liga leve modelo Tarumã com pneus 245/70
R16. A versão 4x4 é equipada com para-barros de série.
Versões
A Amarok é oferecida em sete opções de configuração,
entre carroceria cabine simples e cabine dupla, tração 4x2 e tração 4x4,
transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas. O motor 2.0
biturbo diesel, que equipa as versões SE, Trendline e Highline, permanece com
potência de 180 cv.A Amarok traz recursos como o sistema de alívio de peso da
tampa traseira como item de série em todas as versões do modelo. A versão
Trendline oferece como opcionais o já consagrado câmbio automático de oito
marchas, além de faróis de neblina com luz dinâmica para manobras, sensores
dianteiro e traseiro de estacionamento e o pacote tecnológico Light &
Vision (composto por acendimento automático dos faróis, retrovisor interno
eletrocrômico, Coming&Leaving home e sensor de chuva). A versão também
conta com o novo rádio RCD-320 2DIN com entradas SD-card /USB e com Bluetooth
como item de série.
A versão Highline automática incorpora como itens de
série sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, acendimento automático
dos faróis, Coming&Leaving home, retrovisor interno eletrocrômico e sensor
de chuva. Entre os equipamentos opcionais figuram faróis de neblina com luz
dinâmica para manobras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário