A marca DSse destaca no mundo automobilístico pela primazia no design e no acabamento interno feito à mão, expressando todo o refinamento do luxo à francesa. Um pouco do segredo deste savoir-faire é revelado ao público do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014, que pode conhecer o minucioso trabalho de dois artesãos vindos do Centro de Estilo do Grupo PSA Peugeot Citroënem Vélizy, na França — considerado um dos melhores de Automotive Design Network do mundo.
Em um verdadeiro ateliê montado dentro do estande da marca, os artesãosJean Philippe Vanhulle e Hélène Esteves cortam couro, costuram acabamentos de volantes e mostram como é feito o revestimento dos bancos dos modelos DS 3 Full LED, DS 3 Cabrio Racing, DS 4, DS 5, DS 5 Faubourg Addict e DS 6 - todos expostos no salão. "O couro semi-anilina utilizado nos modelos DS vem da Bavária, na Alemanha, região de grande tradição na produção de couros de alta qualidade. Além disso, utilizamos técnicas de bordado de alta costura, como o ponto pérola, para as diversas tramas do acabamento", explica Philippe.
Segundo ele, o couro que forra os bancos é uma peça inteiriça, sem cortes, que recebe dobras e costuras para ganhar diversos formatos. É o caso da confecção Bracelet - ou pulseira de relógio, encontrada no banco do DS 5 e inspirada no design da pulseira de um relógio de uma famosa marca de luxo francesa.
Outro destaque é a assinatura dégradé do couro do DS 3 Ultra Prestige, recém-lançado na França, que recebe o mesmo tratamento do couro de um sapato de uma marca italiana de prestígio. "Demorou quase 4 anos para reproduzir o efeito dégradé nas peças, juntando esforços das equipes de design, de desenvolvimento e dos fornecedores", destaca Fabien Darche, gerente de estilo de Cores e Materiais da PSA Peugeot Citroën América Latina.
Presente para clientes DS
Exclusivamente para clientes, os artesãos fazem revestimento personalizado de couro com a trama DS na chave do carro e entregam chaveiros da marca confeccionados na hora, no próprio ateliê. “É uma pequena lembrança de nosso trabalho”, destaca o tapeceiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário