Os primeiros chassis 170S28 Iveco Bus começaram a rodar
pelas ruas no interior de Pernambuco. A empresa de transporte urbano Capital do
Agreste, da cidade de Caruaru, ampliou sua frota de ônibus com a aquisição de
oito unidades do modelo. Parte do desenvolvimento dos veículos, que foram
entregues no fim do mês de abril, contou com a parceria da concessionária
Navesa Iveco e a Caio Apache Carrocerias.
Com o chassi 170S28, a Iveco Bus, divisão de ônibus da
CNH Industrial, oferece ao mercado uma excelente opção para o transporte de
passageiros, reunindo atributos como resistência, baixo custo de manutenção e
alta tecnologia. Projetado e fabricado no Complexo Industrial da Iveco, em Sete
Lagoas (MG), o modelo de 17 toneladas chega em duas configurações, urbano e
fretamento, atendendo demandas para transporte urbano e intermunicipal.
A Capital do Agreste conta atualmente com uma frota de 39
veículos e é uma das responsáveis do sistema de transporte da cidade, que
possui aproximadamente 350 mil habitantes e está localizada a 130 km da capital
Recife.
O chassi 170S28U apresenta evoluções tecnológicas para
oferecer ao cliente a garantia de um produto robusto. Com um reforço
estrutural, o projeto foi pensado para dar resistência extra ao veículo nas
aplicações urbanas e de fretamento, facilitando a manutenção e diminuindo, por
exemplo, o tempo de treinamento dos funcionários que farão a revisão dos
ônibus.
A força do modelo da Iveco Bus deve-se ao motor N67, da
FPT Industrial, com seis cilindros em linha. O propulsor de 6,7 litros, com
sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima
de 280 cv, a maior do segmento. O torque chega a 950 Nm, já disponíveis na
faixa de 1.250 a 1.950 rpm. A curva plana de torque e a grande disponibilidade
de força em baixas rotações garante, de uma só vez, mais economia de combustível
e mais conforto para o motorista, evitando constantes trocas de marchas.
Desenvolver um veículo de transporte de passageiros
envolve tecnologia avançada para garantir conforto e bem-estar a bordo. O
chassi 170S28 foi projetado também com esse foco. A transmissão utilizada é ZF,
manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações urbanas
e rodoviárias. O sistema permite uma condução mais suave e melhor desempenho
operacional, sem deixar de lado a economia de combustível.
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