A
Marcopolo lançou em sua unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, cinco novos
modelos de ônibus. O objetivo é aproveitar o momento de fraca demanda do
mercado para apresentar veículos mais modernos, seguros e confortáveis e,
assim, estimular os clientes a promoverem a renovação de suas frotas, em busca
de maior eficiência e produtividade.
São cinco novos
modelos: o novo rodoviário Paradiso 1350, que complementa a Geração 7; o
intermunicipal Ideale, e os urbanos Novo Torino Express (articulado), Novo
Torino Low Entry (piso baixo) e Novo Torino com motor traseiro.
Esta não é a
primeira vez que a empresa, ao contrário das tendências de mercado, investe e
lança novos ônibus em situação de vendas menores. Em, 2009, durante a crise
econômica mundial, a Marcopolo lançou a Geração 7 de rodoviários, que se
transformou em grande sucesso de vendas, no Brasil e inclusive no exterior,
sendo amplamente exportado.
NOVO PARADISO
1350
O Marcopolo
Paradiso 1350 possui como diferenciais o maior espaço para bagagens – 1.350 cm
de saia lateral e a maior capacidade volumétrica do mercado, com mais de 20,5
metros cúbicos – novo interior, com novas poltronas, porta-focos e toalete, e
foi desenvolvido especialmente para oferecer às necessidades dos operadores em
viagens de média e longa distâncias.
O Paradiso 1350
completa a família de rodoviários da Geração 7 da marca – Viaggio 900, Viaggio
1050, Paradiso 1050, Paradiso 1200, Paradiso 1600 Low Driver e Paradiso 1800
Double Decker – e oferece as mesmas características dos outros modelos da
Geração 7, como elevado padrão de conforto, segurança e ergonomia, além do
acabamento futurista, identidade da empresa, para o transporte de passageiros e
o design arrojado.
NOVO IDEALE,
A OPÇÃO PARA LINHAS INTERMUNICIPAIS E FRETAMENTO
A Marcopolo
amplia a sua linha de ônibus rodoviários e intermunicipais e lança o Novo
Ideale. O objetivo da fabricante é oferecer um veículo com diferenciais em
conforto e design (Novo DNA Marcopolo), bem como facilidade de operação. O foco
é a aplicação nos segmentos de linhas intermunicipais e fretamento, bem como
linhas regulares de média e curtas distâncias.
O Novo Ideale
foi concebido com base nos mais recentes conceitos de fabricação, que permitem
a otimização de sua estrutura com melhor aproveitamento do espaço interno,
elevação da rigidez estrutural, além de conferir mais conforto, segurança,
ergonomia e menor custo operacional. Com diferenciais que agregam valor, o
modelo foi desenvolvido para complementar a já conceituada linha de
rodoviários, com os modelos Paradiso, Viaggio, Audace e o Senior rodoviário.
MARCOPOLO
AMPLIA FAMÍLIA DE URBANOS TORINO
Com os
lançamentos do Torino Express, Torino Low Entry e Torino com motor traseiro, a
Marcopolo completa a sua família de ônibus urbanos do modelo Torino, a de maior
sucesso no mercado brasileiro em todos os tempos. Os novos modelos, junto com o
tradicional Torino de motor dianteiro, ampliam as opções para os operadores do
transporte coletivo urbano, que vão desde um veículo com baixo custo
operacional para as aplicações severas, até mais sofisticados para atender a
todas as necessidades do transporte coletivo, do serviço convencional até o
sistema BRT.
São quatro
diferentes modelos: Torino motor dianteiro, Torino motor traseiro, Torino Low
Entry e Torino Express articulado. “O objetivo é oferecer aos nossos parceiros
a melhor solução, de acordo com as características do seu negócio/serviço.
Desde o consagrado Torino com motor dianteiro, o modelo de menores custos de
aquisição e operação, até o Torino Express articulado, com capacidade para mais
de 130 passageiros”, salienta Paulo Corso, diretor de operações comerciais da
Marcopolo.
Segundo Corso,
os novos modelos Torino Express articulado, Torino com motor traseiro e Torino
Low Entry permitem à empresa oferecer opções para a aplicação em vias
segregadas básicas e sistemas BRT.
Novo Torino
Express Articulado
Com comprimento
total de 20 a 23 metros, o Torino Express articulado foi desenvolvido para
atender tanto ao padrão de vias segregadas básicas quanto dos sistemas BRT. O
modelo apresenta visual moderno e tecnologia aplicada a favor da
funcionalidade, conforto e segurança, com sistema multiplex redesenhado, painel
de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de
ar-condicionado opcional. Também conta com novos conjuntos óticos traseiro e
frontal que incluem luz diurna, que proporciona mais segurança no trânsito
urbano.
O novo Torino
Express possui como diferenciais a maior largura interna, com 2,55m, que
permite amplo espaço para circulação, mais conforto aos que operam o veículo e
segurança. Internamente, possui iluminação interna em LEDs, poltronas City
ergonômicas com novos apoios de cabeça (opcional), que facilitam a movimentação
dos passageiros, e a opção de poltronas com encosto alto.
Para oferecer
padrão mais elevado de acessibilidade, o Torino Express conta com cinco
poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou portadores de necessidades
especiais, elevador automático e espaço dedicado para cadeirantes. Também
possui novo sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão
(sem fio). Todos esses itens, de acordo com as normas da legislação vigente.
No salão de
passageiros, o veículo ganhou nova decoração e novo assoalho dividido em
painéis removíveis e pés das poltronas tipo cantilever, que permitem a
realização de reparos no piso sem a necessidade de remoção das poltronas. O
resultando é o menor custo de manutenção e facilidade de limpeza, que também se
aplica em todos os revestimentos da carroceria.
Novo Torino
Low Entry
O Novo Torino
Low Entry tem concepção robusta, elevada confiabilidade e excelente relação
custo/benefício, atributos reconhecidos pelos operadores/empresários do setor
de transporte urbano de passageiros. Atende a todas as exigências dos sistemas
de transporte existentes no País e no exterior, e é equipado com suspensão pneumática
e piso baixo, o que facilita o acesso para todos os passageiros, sem a
necessidade de elevador, e proporciona maior velocidade nas operações de
embarque e desembarque, inclusive de passageiros com mobilidade reduzida e
cadeirantes.
O modelo pode
ser equipado com sistema de ar-condicionado, poltronas com encosto de cabeça,
descansa-braços e descansa-pés, e lixeiras no salão de passageiros. Para maior
segurança, pode receber ainda sistema de gerenciamento de frota, sistema de
iluminação interna em LEDs e equipamentos audiovisuais com dois monitores de 19
polegadas em LCD e sirene de marcha à ré.
Novo Torino
Motor Traseiro
O Novo Torino
com motor traseiro possui as mesmas características técnicas do Novo Torino com
motor dianteiro e apresenta como diferencial importante melhor conforto
termoacústico. A Marcopolo desenvolveu para este modelo um novo sistema de
isolamento do cofre do motor que, aliado ao seu posicionamento na parte
traseira, reduz sensivelmente o nível de ruído interno e também a temperatura
ambiente do salão de passageiros.
Por ter piso
baixo, o Novo Torino motor traseiro ainda facilita o acesso dos passageiros,
sem a necessidade de instalação de elevador para os usuários com mobilidade
reduzida ou cadeirantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário