O Moto 1000 GP celebra seu aniversário nesta
sexta-feira. Há exatos quatro anos, no dia 10 de julho de 2011, o evento
concluía em São Paulo, no autódromo de Interlagos, o primeiro evento de sua
história. Era o início da fase inicial da competição, que desde sua terceira
temporada, a de 2013, mantém a homologação de todas as suas temporadas, pela
Confederação Brasileira de Motociclismo, como Campeonato Brasileiro de
Motovelocidade.
|
Composto em seu primeiro ano por seis rodadas
duplas nas categorias GP 1000, GP Light e BMW S1000RR Cup, o Moto 1000 GP foi
formatado num trabalho conjunto dos pilotos Gilson Scudeler, heptacampeão
brasileiro, e Alex Barros, então o recordista de participações no Mundial
MotoGP. A parceria na condução do evento desfez-se no início de 2012, quando
Barros optou por estruturar sua equipe de competição no grid do evento.
“Nesses quatro anos de envolvimento pudemos
perceber que o mercado da motovelocidade amadureceu e se tornou muito mais
exigente. Ainda assim, e mesmo passando pelos efeitos da crise financeira do
país, o Moto 1000 GP tem crescido a passos largos, consolidando um público fiel
e apaixonado pelas corridas”, avalia Scudeler. “Outra constatação é que o nosso
público tem uma ligação muito estreita com o mundo das motocicletas”,
acrescenta.
A fidelização do público é apontada por Scudeler
como uma das grandes conquistas do Moto 1000 GP. “Falo tanto do público
espectador e telespectador quanto do público-alvo do campeonato. Essa aceitação
faz que toda a equipe tenha prazer ao trabalhar, dá motivação para que todos
continuem dedicados a melhorar o atendimento aos pilotos, às equipes, aos
convidados, à imprensa, ao público geral. É uma missão trabalhosa, mas
gratificante”, define.
Ao avaliar os quatro primeiros anos de história do
Moto 1000 GP, Gilson Scudeler manifesta um sentimento de gratidão. “A palavra é
essa, gratidão. Eu sou imensamente grato a cada profissional que fez ou faz
parte da equipe, dessa família que formamos no Moto 1000 GP, e também a cada
piloto que esteve ou está no campeonato. Graças a todas essas pessoas
conseguimos criar o melhor evento de motovelocidade que o Brasil já teve”,
finaliza.
O MOTO 1000 GP EM NÚMEROS
A primeira rodada dupla do Moto 1000 GP em 2011
teve as corridas de abertura na sexta-feira – no sábado, Interlagos sediou a
Prova Ciclística 9 de Julho. O complemento da rodada deu-se no domingo. O
paranaense Alan Douglas venceu as duas provas da GP 1000. Na GP Light, o
paulista Eduardo Costa Neto e o sul-mato-grossense João Victor Baptista
revezaram o topo do pódio. O paulista Ricardo Kastropil ganhou as duas na
classe BMW Cup.
Cumprindo em 2015 sua quinta temporada, o Moto
1000 GP teve quase 500 pilotos em ação em ao menos uma de suas 39 etapas
realizadas até hoje – o site moto1000gp.com.br publicou nesta sexta, por ocasião da
data, a lista de todos os participantes das 124 corridas realizadas – serão 144
provas até o término do campeonato atual, que já promoveu três etapas e terá
outras cinco, com corridas nas categorias GP 1000, GP 600, GP Light e GPR 250.
As corridas do Moto 1000 GP somam mais de 40 horas
de transmissão ao vivo no pacote de mídia que, hoje, é o mais abrangente do
esporte a motor brasileiro, atingindo países de três continentes pela Band
Internacional e pelos canais Bandsports e Esporte Interativo, além da cobertura
do portal Terra e do site oficial da competição, que soma outras dezenas de
cobertura, também ao vivo, dos treinos classificatórios que antecedem cada
etapa.
O Moto 1000 GP auferiu mais de R$ 260 milhões em
retorno de mídia em suas quatro primeiras temporadas. Foram R$ 45 milhões em
2011, R$ 58 milhões em 2012, R$ 63 milhões em 2013 e R$ 95 milhões em 2014.
“Tivemos parceiros sólidos na primeira temporada que permanecem no evento até
hoje, e vários outros patrocinadores de peso entraram desde então. Essa
fidelização é outro aval claro ao crescimento do campeonato”, considera
Scudeler.
A próxima etapa, no dia 26 de julho, será
disputada em Campo Grande. As motocicletas do Brasileiro de Motovelocidade
utilizam a gasolina Petrobras Podium e o lubrificante Lubrax Tecno Moto.
Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da Michelin, que fornece
pneus a todas as equipes. O Moto 1000 GP também conta com o apoio de Beta
Ferramentas, MSR Macacões Personalizados, Puig, Servitec, LeoVince, Shoei e
Tutto Moto.
TODOS OS CAMPEÕES DO MOTO 1000 GP
2011 – Alan Douglas (PR), categoria GP 1000
2011 – Eduardo Costa Neto (SP), categoria GP Light
2011 – Ricardo Kastropil (SP), categoria BMW
S1000RR Cup
2012 – Luciano Ribodino (ARG), categoria GP 1000
2012 – Lucas Barros (SP), categoria GP Light
2012 – André Veríssimo (SP), categoria GP 600
2012 – Alberto Braga (RJ), categoria GP Master
2013 – Luciano Ribodino (ARG), categoria GP 1000
2013 – Renato Andreghetto (SP), categoria GP Light
2013 – Rafael Bertagnolli (RS), categoria GP 600
2013 – Pedro Sampaio (RS), categoria GP 600
2013 – Sidnei Scigliano (SP), categoria GP Master
2014 – Matthieu Lussiana (FRA), categoria GP 1000
2014 – Nicolas Tortone (ARG), categoria GP Light
2014 – Maximiliano Gerardo (URU), categoria GP 600
2014 – Meikon Kawakami (SP), categoria GPR 250
Nenhum comentário:
Postar um comentário