No dia 9 de setembro de 1915 foi fundada a
Zahnradfabrik GmbH, com sede na cidade de Friedrichshafen, Alemanha, e
inscrita no Registro Comercial de Tettnang. Portanto, em 2015, a ZF celebra o
centenário de sua fundação. As perspectivas de futuro da companhia são
otimistas: a finalização da integração da TRW Automotive no Grupo ZF em maio,
exatamente no ano de seu centenário, criou a terceira maior fornecedora de
autopeças do mundo, com volume de vendas superior a 30 bilhões de euros (mais
de 40 bilhões de dólares) e mais de 130 mil colaboradores.
Com a incorporação
da TRW, o Grupo ZF oferece um portfólio amplo e complementar de produtos nas
áreas de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis, bem como sistemas
eletrônicos e de segurança, com uma carteira balanceada de clientes regionais
no segmento premium e no mercado de grande volume, marcando forte
presença nos principais mercados automobilísticos da Europa Ocidental, dos
Estados Unidos, da Ásia-Pacífico e América do Sul.
A crônica da ZF relata a rica história de desenvolvimento
de uma companhia, que evoluiu de suas raízes como fornecedora especializada
em componentes para o setor de aviação e se tornou uma empresa global em
tecnologia da mobilidade. A Zahnradfabrik foi fundada há 100 anos às margens
do Lago de Constança, no sul da Alemanha, a partir da Luftschiffbau Zeppelin
GmbH, na época sediada na região e proprietária da nova companhia, com o
objetivo de desenvolver, testar e produzir engrenagens e transmissões para
aeronaves, veículos e barcos motorizados.
Poucos anos depois, a ZF começou a oferecer sua
tecnologia para as montadoras, tornando-se uma das principais fornecedoras de
transmissões do setor automobilístico, que ainda estava em fase de expansão
na Alemanha. Aplicando seu know-how próprio e adquirindo licenças,
a ZF ampliou sua linha de produtos incluindo sistemas de direção para
veículos de passeio e comerciais na década de 1930, bem como unidades de
acionamento para tratores e navios. Contudo, antes e durante a 2ª Guerra
Mundial, a produção da ZF foi afetada em suas três unidades alemãs.
Em 1946, após o final da guerra, a ZF retomou a
fabricação de seus produtos – começando com as transmissões para tratores e
veículos comerciais. Seu potencial de inovação facilitou à companhia
conquistar novos segmentos de mercado, iniciando a produção em série de seu
primeiro câmbio automático escalonado para automóveis em 1965, tecnologia em
que, atualmente, 50 anos mais tarde, a ZF é líder mundial.
Paralelamente, a
empresa começou a expandir sua presença internacional construindo uma fábrica
no Brasil em 1958, sua primeira unidade fora da Alemanha, seguida dos centros
de fabricação local nos Estados Unidos (1979) e na China (1993).
A ZF também
realizou ampliações e incorporações de empresas como oportunidade de crescimento,
como em 1984, ano em que a sociedade comprou o Grupo Lemförder, entrando nos
negócios globais de componentes de chassis e, posteriormente, de sistemas de
chassis para veículos de passeio e comerciais.
Em 2001, com a integração da
Mannesmann Sachs AG, a ZF incluiu componentes de transmissões e chassis para
automóveis e veículos comerciais em sua linha de produtos, o que aumentou o
valor agregado e possibilitou à empresa lançar mais inovações no mercado, que
hoje estão fortemente associados ao nome ZF, como o sistema adaptativo de
amortecimento CDC (Continuous Damping Control) e a tecnologia híbrida.
Atualmente, o portfólio da ZF inclui produtos de
sistemas de transmissão e tecnologia de chassis, como câmbios, componentes de
transmissões e chassis, bem como módulos e sistemas completos de eixos e
sistemas de segurança ativa e passiva. A tecnologia da ZF é utilizada em
automóveis, veículos comerciais, máquinas de construção e agrícolas, veículos
ferroviários e propulsão marítima. A tecnologia de energia eólica e os
componentes eletrônicos são outros segmentos de atividades da empresa.
Em 15 de agosto de 1958, em São Caetano do Sul, a ZF
iniciou as obras para a construção da primeira planta da companhia fora da
Alemanha, na mesma época em que a indústria automotiva começava a crescer
significativamente no Brasil.
O primeiro produto fabricado pela planta no país foi a
transmissão fornecida para o veículo DKW Vemag, já em 1959. Em menos de uma
década, a ZF do Brasil também começou a atuar fortemente no segmento de
veículos comerciais produzindo transmissões e direções. Poucos anos depois
foi iniciada a produção dos reversores marítimos para embarcações de trabalho
e lazer, que representou um sinal da diversificação de atuação da empresa.
Com a produção aumentando continuamente, a capacidade
da unidade localizada no ABC chegava perto do limite, e a solução encontrada
foi abrir uma nova planta no país em 1981. Assim, a ZF do Brasil inaugurou o
complexo industrial de aproximadamente 700 mil m² em Sorocaba, interior de
São Paulo, que em pouco tempo já produzia uma nova linha de produtos,
composta por eixos e transmissões para máquinas agrícolas. Em 1997, toda a
produção de São Caetano do Sul foi transferida para a planta sorocabana.
Com o crescimento do mercado e o aumento do portfólio
de produtos na região da América do Sul, a ZF ampliou a quantidade de plantas
produtivas no continente, passando a contar com as unidades de São Bernardo
do Campo e Araraquara, onde são produzidas embreagens para veículos
comerciais e de passeio, respectivamente, e de São Francisco, Argentina, que
produz amortecedores. Além disso, a ZF possui escritórios comerciais em
Buenos Aires (AR) e Bogotá (CO).
Atualmente, a ZF na América do Sul é líder na maioria
dos segmentos de mercado em que atua, produzindo e comercializando
transmissões manuais, automatizadas, automáticas e eixos para veículos
comerciais; sistemas de embreagem e componentes de chassis para carros de
passeio e veículos comerciais; eixos e transmissões para máquinas agrícolas e
construção, bem como sistemas de propulsão marítima para embarcações. Para
dar suporte de peças e serviços a toda essa gama de produtos, a ZF conta com
uma ampla rede de concessionárias e distribuidores em todo o território
sul-americano.
“A história da
ZF é um exemplo de como é possível aproveitar oportunidades de negócios se
trabalharmos juntos”, declara Dr. Stefan Sommer, CEO da ZF. “É por isso que
todos os colaboradores da ZF podem se sentir orgulhosos – não importando se
trabalham no departamento de engenharia ou na produção, em uma divisão alemã
que sempre pertenceu à empresa ou em uma unidade integrada posteriormente.
”
No ano em que a ZF completa 100 anos, seus colaboradores têm motivo especial
para celebrar em todas as plantas espalhadas pelo mundo inteiro, com a
oportunidade de expressar e compartilhar suas experiências e ideias sobre o
ano comemorativo no portal do centenário. No dia 4 de julho de 2015 haverá um
acontecimento especial na Alemanha com ingresso gratuito para os
colaboradores da ZF: um festival no hangar Zeppelin, em Friedrichshafen, com
a presença do conjunto alemão de hip hop “Die Fantastischen Vier” e do
ex-vocalista do grupo “Reamonn”, Rea Garvey. O evento solene será em
Friedrichshafen em 9 de setembro, dia em que a empresa foi inscrita no
Registro Comercial de Tettnang há exatamente 100 anos.
Em breve, uma área
dedicada à história da companhia bem como seus mais recentes produtos e
tecnologia será instalada no ZF Forum, a nova sede corporativa em
Friedrichshafen, que, a partir de 2016, terá um espaço reservado para uma
exposição permanente e diferentes mostras temáticas, abertas ao público em
geral.
Além de abordar o passado da companhia, as exposições
também focarão a cultura de inovação e as perspectivas do Grupo ZF, que com
sua atual linha de produtos está perfeitamente preparado para as grandes
tendências do futuro: da eficiência no consumo de combustível e redução das
emissões de CO2, design leve, eletrificação e integração em rede até a
condução autônoma. A empresa tem forte vocação internacional, com ampla
presença global contando com mais de 230 unidades instaladas em quatro
continentes.
Com sua tecnologia pronta para entrar em série, como as
transmissões híbridas plug-in para veículos de passeio, a ZF já atende a
várias megatendências. Nos últimos anos, a empresa realizou pesquisas e
apresentou conceitos, como o ZF Innovation Truck, apresentado em 2014 no
Salão Internacional de Veículos Comerciais IAA de Hannover, Alemanha, um
bitrem que pode ser manobrado por controle remoto em um tablet fora da cabine
por meio dos sistemas integrados de assistência da ZF.
|
domingo, 12 de julho de 2015
ZF Friedrichshafen AG celebra 100 anos de sua fundação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário