sexta-feira, 1 de abril de 2016

Alta tecnologia na Fórmula Truck em Curitiba

Oficializado na Fórmula Truck na prova de abertura da temporada 2016, o detector de fumaça é importante aparato eletrônico para eliminar as dúvidas sobre o excesso de fumaça nos caminhões. 

Projetado especialmente para a mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, o detector de fumaça foi testado durante quase toda a temporada de 2015. A empresa DSA, do interior do Estado de São Paulo, é a responsável pela fabricação do aparelho que ajuda a preservar o meio ambiente. Denominado DSA Evo Truck, o equipamento eletrônico ganhou uma regulagem mais rígida para a emissão de fumaça.

Esse aparato tecnológico, inédito no mundo, serve para os comissários da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) punirem os pilotos dos caminhões que estiverem emitindo fumaça preta além do permitido pelo regulamento. O Sistema de Medição Eletrônica de Fumaça (DSA Evo Truck) é composto por uma central eletrônica interligada a um conjunto de sensores posicionados no cano do escapamento e já foi responsável por algumas punições em Santa Cruz do Sul. Como é eletrônico, as medições são precisas.

Um desses sensores do DSA Evo Truck emite uma luz, controlada eletronicamente, e o outro a recebe, medindo a opacidade, a propriedade que os materiais têm de absorver a luz. Em linhas gerais, quanto menos luz passar, mais opacidade será apresentada na parte interna do cano de descarga. Ou seja, mais fumaça. Dependendo do nível, o piloto será punido. Além de transmitir on line as informações aos comissários, que poderão acompanhar tudo da tela do computador na torre da direção de prova, o detector de fumaça também armazena na memória os dados para, eventualmente, serem verificados depois do treino ou da corrida. 

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