A Renault é medalha de
ouro no Prêmio WEPs Brasil 2016 – Empresas Empoderando Mulheres, uma iniciativa
promovida pela Itaipu Binacional, com chancela da ONU Mulheres e Pacto Global
das Nações Unidas, que visa promover a igualdade de gênero em todas as atividades
sociais e da economia. WEPs é uma sigla em inglês para Princípios do
Empoderamento das Mulheres, ou Women’s Empowerment Principles. A premiação foi realizada na noite desta
terça-feira (29), em Foz do Iguaçu.
“Já havíamos conquistado a medalha de bronze nesta
premiação em 2014. A medalha de ouro é um importante reconhecimento de que
estamos caminhando no sentido certo e de que esses princípios são uma realidade
concreta no dia a dia das Renault”, afirma Fabrice Cambolive, presidente da
marca no Brasil.
As práticas adotadas pela Renault em relação à
igualdade de gênero endossam as palavras do executivo. Desde 2010, a empresa
mantém o grupo dedicado woman@renault, que reúne homens e mulheres de todas as
direções para agregar ideias e trazer sugestões sobre o tema. Entre as ações,
há treinamento específico com mentoring e coaching visando à
ascensão profissional feminina em funções de gestão. De 2012 a 2015, aumentou
em 30% o número de colaboradoras na Renault.
“O aumento também se deu em cargos de chefia. O
número de mulheres gestoras na Renault cresceu 50% de 2010 a 2015. Começamos a
agir desde a base profissional. Por isso com nossos programas de estágio, em
que 50% dos participantes são mulheres. Nos recrutamentos externos,
encaminhamos 50% de currículos femininos”, afirma Ana Camargo, diretora de
Recursos Humanos na Renault e líder do women@renault.
As iniciativas desenvolvidas pelo Instituto
Renault também são um reflexo da política da empresa. Um exemplo é o projeto
Borda Viva, que tem como um dos seus focos a geração de renda das mulheres na
comunidade de Borda do Campo, uma região carente de São José dos Pinhais (PR),
onde está localizada a fábrica da Renault. Além de, no passado recente,
ter patrocinado e participado de vários fóruns e eventos de promoção da
equidade de gêneros, a Renault do Brasil é signatária da campanha mundial “He
for She” (“Ele por Ela”), também da ONU, de engajamento na promoção dos
direitos das mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário