sexta-feira, 1 de abril de 2016

RENAULT RECEBE MEDALHA DE OURO EM PROGRAMA DE IGUALDADE DE GÊNEROS COM CHANCELA DA ONU

A Renault é medalha de ouro no Prêmio WEPs Brasil 2016 – Empresas Empoderando Mulheres, uma iniciativa promovida pela Itaipu Binacional, com chancela da ONU Mulheres e Pacto Global das Nações Unidas, que visa promover a igualdade de gênero em todas as atividades sociais e da economia. WEPs é uma sigla em inglês para Princípios do Empoderamento das Mulheres, ou Women’s Empowerment Principles. A premiação foi realizada na noite desta terça-feira (29), em Foz do Iguaçu.

“Já havíamos conquistado a medalha de bronze nesta premiação em 2014. A medalha de ouro é um importante reconhecimento de que estamos caminhando no sentido certo e de que esses princípios são uma realidade concreta no dia a dia das Renault”, afirma Fabrice Cambolive, presidente da marca no Brasil.

As práticas adotadas pela Renault em relação à igualdade de gênero endossam as palavras do executivo. Desde 2010, a empresa mantém o grupo dedicado woman@renault, que reúne homens e mulheres de todas as direções para agregar ideias e trazer sugestões sobre o tema. Entre as ações, há treinamento específico com mentoring e coaching visando à ascensão profissional feminina em funções de gestão. De 2012 a 2015, aumentou em 30% o número de colaboradoras na Renault.

“O aumento também se deu em cargos de chefia. O número de mulheres gestoras na Renault cresceu 50% de 2010 a 2015. Começamos a agir desde a base profissional. Por isso com nossos programas de estágio, em que 50% dos participantes são mulheres. Nos recrutamentos externos, encaminhamos 50% de currículos femininos”, afirma Ana Camargo, diretora de Recursos Humanos na Renault e líder do women@renault.

As iniciativas desenvolvidas pelo Instituto Renault também são um reflexo da política da empresa. Um exemplo é o projeto Borda Viva, que tem como um dos seus focos a geração de renda das mulheres na comunidade de Borda do Campo, uma região carente de São José dos Pinhais (PR), onde está localizada a fábrica da Renault.  Além de, no passado recente, ter patrocinado e participado de vários fóruns e eventos de promoção da equidade de gêneros, a Renault do Brasil é signatária da campanha mundial “He for She” (“Ele por Ela”), também da ONU, de engajamento na promoção dos direitos das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário