Coluna 2717 - 07.06.2017
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Mercedes Classe X está chegando
Há alguns anos
boa fonte me garantiu o aparentemente impossível: Mercedes-Benz fabricaria
picapes. E seria na Argentina. Fui conferir com empresa no Brasil e acharam
sonho de noite de verão. Usei minha rede de intrigas mundo a fora. Pensavam
igual, exceto o confiante Carlos Cristófalo, na Argentina.
Tive sorte de,
numa véspera da Autoclasica, o melhor encontro de veículos na América Latina,
ir a uma apresentação no Teatro Colón, em Buenos Aires. Mais sorte, o anfitrião
era Roland Zey, então presidente da marca na Argentina. Perguntei-lhe de
passagem e ele confirmou. Quando publiquei, o comentário dentro da Mercedes no
Brasil foi uno: surtou.
A história
começou a se desdobrar e ao final, por conta destes pouco conhecidos contratos
de interesses entre empresas grandes, o desenho industrial apareceu: a Renault,
aliada da Nissan, cederia espaço a ela dentro de sua fábrica em Córdoba,
Argentina. Ali a nipônica construiria galpão para fazer um picape, a nova – a
atual – geração do picape Frontier. Usaria a sua marca e, com poucas modificações
seria vendido como Renault. A Mercedes tem acordo com a Nissan – leitores
da Coluna sabem, por
ter lido sobre a possibilidade do Mercedes Classe C ser montado pela Nissan na
nova fábrica em Resende, RJ. E por conta disto a Nissan também faria versão personalizada
como Mercedes.
A história se
esclarece: a Nissan lançou o novo Frontier; constrói galpão e escritórios para
tê-los operacionais em 2018. Renault deu ajeitada superficial e o expôs
no Salón del Automóvil, em
Buenos Aires, junho. Chama-o Alaskan.Mercedes exibiu
sua interpretação na Suécia, outubro de 2016. Era o X Concept, Conceito X.
Virou Classe X, e o levou como protótipos à mostra argentina.
Ver
Mês passado
recebi convite. Ir a cidadezinha, uma hora da sede da empresa em Sttugart,
Alemanha, para ver o produto em versão final. Havia condição: embargo, nada
conversar ou publicar até data 19 de julho. Topei.
Evento de
alemães, hora certa. Éramos apenas sete jornalistas de mídia impressa e dos
mercados pretendidos pela empresa: Alemanha, África do Sul, Argentina, Brasil.
Fui com o Boris Feldman, mineiro, multi media. Haviam umas cem pessoas para
atender a tão poucos, tipo cruzeiro de ultra luxo.
Em Münsingen,
numa floresta, área de testes de veículos militares, e em tenda enfeitada,
assinatura dos documentos de confidencialidade e, para inibir tentações,
aposição de selo sobre a lente da câmara dos celulares.
Exposição
estática e explicações dos líderes do projeto: Dr Stephan Mengel – doutor
alemão tem doutorado e não apenas diploma de curso superior -, chefe da
engenharia; Kai Sieber, autor do design de personalização mercediana; Christian Pohl, responsável
pelo produto e marketing; colegas de comunicação das áreas de imprensa e
marketing. Explicações gerais sobre produto, constituição, versões, mercados, e
carro exibido: a versão final é elegantemente conformada, com trato de
automóvel.
Após, em duplas
representando cada país, transporte até o centro da preservada mata, onde
estavam dois picapes ainda com adesivos para disfarçar linhas. Quer-me parecer,
talvez o apelido pelo qual se conhece o jornalista mineiro, o Judeu a Jato,
inibiu a Mercedes. Daí terem resolvido nos transformar em test-drivers-de-banco-de-passageiro ... Minha avó mineira, sábia macróbia
dizia, do saco a embira; e da embira, um pedaço. Ou seja, contente-se com o que
você tem. Fomos nós. O piloto a quem acompanhei, um certo Timo, era do ramo.
Curvas, e para mostrar estabilidade e dirigibilidade, slalon rápido – talvez efeito remanescente do
Teste do Alce, associada ao primeiro Classe A, por capotar, cortar lucros e
empregos -, freadas viris. Após, uso na terra, subidas, descidas para provar
conteúdo eletrônico, habilidades, isolamento acústico, habitabilidade.
No misto de
retas em asfalto, trechos sem pavimentação, subidas, descidas, slalon, uma amostra da possível vida dos picapes
Classe X, impressionou bem, mostrou-se coerente com a proposta.
Há mais, porém
por acordo, não conto. Só na Coluna 2917. RN
Ps: quer ver um pouco ? Vídeo da Mercedes: http://autoblog.com.ar/2017/07/06/mercedes-benz-clase-x-primer-video-oficial/
Nissan Kicks, agora nacional
Agora fabricado no Brasil, Resende, RJ, capaz de atender
à demanda Nissan Kicks porta mudanças quanto ao modelo mexicano: aumentam as
versões – S, simples, com câmbio mecânico; idem transmissão CVT; SV, SI, e PcD
especial para taxis e pessoas com necessidades especiais, fatia de mercado na
qual a Nissan quer nadar de braçada. Exceto S, todas terão a transmissão de
polias variáveis, automática. Para rebater a crítica de um conduzir
pasteurizado, sem emoções ou percepção da mudança de marchas, empresa provê
sistema eletrônico – acelerado com fé, simula a passagem.
Tem missão. Com ele Nissan quer cumprir exigência do
ex-mandão maior Carlos Ghosn, 5% do mercado nacional para a marca. Intenta ser
o produto de maior venda e, sob gestão local do economista Marco Silva,
encerrar a alta rotatividade de executivos e produtos, dando tranquilidade ao
comprador.
Mudanças
Se você conhece o Kicks notará diferenças. Do preço, R$ 1
mil mais caro na versão de tôpo. Agride a lógica, pois a economia com a
supressão da cara logística de tirar um carro da fábrica no México, cruzar o Oceano,
fazer algumas paradas e chegar ao pátio do concessionário no Brasil, deveria
reduzir o custo. Mudanças na suspensão recebendo calibragens e componentes
tipo jogo duro para suportar irregularidades do asfalto
nacional. Apesar da dedicação urbana é tratado indevidamente como SUV, sigla
para utilitário esportivo, capaz de sair do asfalto e ir a endereços sem CEP.
Não é SUV nem SAV, no máximo Crossover.
Outra curiosidade, Nissan diz ter aperfeiçoado o motor.
Sua associada Renault o produz em configuração idêntica, 1,6, 16 válvulas, com
mais potência e torque, sendo inexplicável não utilizar engenho comum – em
especial o mais forte. Em consumo está na primeira faixa do Inmetro, ajudado
pelo contido peso do conjunto, pouco acima de 1.100 kg. Concorrente Renegade
registra 300 kg mais.
O foco de ampliar vendas passa não apenas pelo abrir o
leque de versões, com preços e conteúdo menores, mas igualmente por aumentar
opções de cores e de revestimentos internos, em tecido ou couro preto, marron e
creme.
Há implementos como insólitos redutor das sensações e
irregularidades do piso; bancos construídos em Gravidade Zero, coisa especial,
dita perceptível por não cansar após uso em viagens longas. Mais palpável,
câmera de ré com adicional para 360os e tela sabida, encontráveis apenas na
versão de topo.
Quem e quanto
Todas as versões são equipadas com obrigatórios sistemas
de ABS nos freios e duas almofadas de ar. Portam maçanetas externas cromadas,
bancos em tecido. Agregação de itens de segurança e conforto eleva os números.
Versão
|
R$
|
S PcD CVT
|
68.940
|
S mecânico 5M
|
70.500
|
S CVT
|
79.200
|
SV CVT
|
85.600
|
SI CVT
|
94.200
|
+
Tela, aletas no teto
|
2.400
|
Versões mais vendidas serão S e SV CVT. A PcD –
designação Nissan para Taxis e pessoas com necessidades especiais – é
incógnita. Para taxi porta malas é muito restrito. Segunda, pela
inquantificação do mercado.
Neste, a briga entre os crossovers, SAVs e
SUVs é a mais acesa e de maior crescimento. Calculado valor R$ x kg, Kicks é o
mais caro da categoria.
Roda-a-Roda
Mais uma – Em época de previsível
contração de marcas de veículos, fusões, desaparecimento, Mercedes deu
personalidade própria à divisão AMG, e inglesa Aston Martin segue caminho e
anuncia desdobramento.
AMR – Nome sem charme, sigla de Aston
Martin Racing, terá fornada inicial com 300 unidades: 200 com motor V8 AMG e
100 com V12 Ford. Decoração superior – Aston são ditos Rolls esportivos -, e
itens de seus carros de corrida.
Aqui - Mais barato, Vantage Coupé V8,
98.000 libras esterlinas, uns R$ 450 mil - lá. Dificilmente chegar
algum ao Brasil, pois o representante da marca fechou o negócio por
impossibilidade de sobrevivência.
Razão –
Governo PT Fernando Pimentel, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Exterior baixou norma InovarAuto, arrasando o setor dos importados ao aplicar
30 pontos sobre o IPI. Catapultou preços, inviabilizou concorrência entre
importados e nacionais. É o hoje processado Governador de Minas.
Mudança – Desastrosa barreira liquidou
centenas de revendedores, alguns importadores, incontado número de
empregos. Deve findar em dezembro, junto com o projeto Inovar-Auto.
Crê-se, o sucessor dito 2030 não o renove.
Para pensar – Criar barreira de importação é
proteger a ineficiência, a baixa produtividade, afastar-se do mercado
internacional.
2a. série – Fábricas e importadoras quando
precisam de apelo comercial fazem duas séries no mesmo ano, antecipam o
modelo/ano, ou saltam o exercício.
Ao contrário – Mercedes no Brasil inovou,
aprimorou a modelia. Por exemplo, nos Classe C montados em Iracemápolis, SP,
substituiu a caixa automática de sete para nove marchas. Nada de falar em
2017/2018 ou chamá-los 2018.
Como fica – São conhecidos, a partir dos
concessionários, como 2017 2a.série para identificar a progresso. No pacote,
como a Coluna informou anteriormente, suprimiu a versão 200.
Agora salta de 180 para 250, e arremata com 300.
Negócio – Faz promoção com revendedores para
vender estoque 7 marchas: 12% de desconto e financiamento sem juros.
Parecido – BMW, sem novidades, mas para
movimentar o mercado, separou 100 unidades da Série 3 e repete ação: desconto
de R$ 15 mil, reduzindo preço a R$ 149.500 e financiamento de 40% em 24X sem
juros.
Festa – Scania 60 anos no Brasil. Começou com
escritório de representação para vender caminhões vindo em partes, montados e
distribuídos pela Vemag. Em 1958, pressionada pelo governo passou a encomendar
as peças para fazer motor, e de lá para cá teve história de pioneirismo com
várias soluções. Das mais modernas, intercooler para o motor e
transmissão automatizada.
Registro – 1o. de julho Yamaha de
motocicletas comemorou 62 anos de atividade, coragem, emoção – e 501 vitórias
em Grandes Prêmios. Começou com instrumentos musicais e usou sua expertise em
motores leves e de elevada potencia para ajudar Ford desenvolver V6 3,0 SVO; L4
Zetec; Sigma, ...
Lista – BMW abriu lista de reserva a
interessados no modelo G 310R: 31 cv, 313 cm3, R$ 21.900. Dados maiores https://bmwmotorrad.net.br/g310r/.
Pesou – Coluna deu notícia como furo em
maio.2016, e avaliava, por se tratar de produto com peças indianas, mais
baratas, teria preço competitivo com Honda e Yamaha 250, em torno de R$ 15 mil.
Mas discrepou, é 40% mais cara.
Será ? – Mercado dá como certa a compra da Ducati pela
Harley-Davidson. Anúncio deveria ter sido feito no 1o. de julho,
início do ano fiscal. Harley tem experiência: anos ’70 foi à Italia e comprou a
Aermacchi, de motos pequenas.
Usados – Mopar, área de peças e acessórios da FCA, junção
de Fiat e Chrysler re arrumou a compra e produção de partes para Fiats com mais
de três anos de uso, quando já não mais frequentam as oficinas de
concessionárias. Quer vender a oficinas externas. Chamou-as Classic Line. É o
maior mercado.
Parou – Terceiro mês de crescimento de produção e vendas
na indústria automobilística sinaliza fim do ciclo da irresponsabilidade
peto-dilmiana. Em junho vendas no mercado interno cresceram 13,2% e produção em
torno de 20% - no caso a indústria acertou com as matrizes incrementar
exportações.
Varejo – Mais vendido no primeiro semestre
foi Chevrolet Onix. Péssimo indicativo no mercado consumidor, pois foi
reprovado no choque de impacto do LatiNCAP como extremamente inseguro. Apesar
da intensa divulgação, o risco de danos e morte não sensibilizou comprador.
Quem – Cinco mais vendidos: GM Onix 83.236;
Hyundai HB20 51.149; Ford Ka 44.650; Renault Sandero 38.8667; VW Gol 36.209.
Data
Demorou, mas o Club de
Automóviles Clásicos, fixou datas para o Autoclasica, maior
encontro de veículos antigos na América do Sul: sexta, 13, a segunda 16,
outubro. Mantém-se no clube hípico de San Isidro, a 50 km de Buenos Aires. Ano
passado o Best of Show foi Ferrari 250LM.
Gente - Marcelo Cosentino,
jornalista, deixou área de imprensa da Renault.OOOO Não aguentou o
vai-e-volta S Paulo-Curitiba. OOOO Nova e não anunciada colocação
no ramo. OOOO Idem para Elisa Sarti, após 17 anos deixou de
articular a Fiat em S. Paulo. OOOO Leandro Giometti, jornalista,
novo anexo da Ogilvy PR à comunicação social da Peugeot. OOOO Marco
Cortinovis, diretor de comunicação da Pirelli América Latina, promoção.OOOO Diretor
global da área do Prometeon Tyre Group, empresa Pirelli para pneus industriais
de caminhões. OOOO Raquel Dodge, procuradora da República, indicada
PGR. OOOO Tomara siga o slogan da marca nos anos
’50: Os Dodge não podem parar nem falhar ... OOOO
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