O Audi Q8 combina a elegância de um coupé de luxo com a
versatilidade de um SUV de grande porte. Bastante equipado, amplo e resistente
para percursos off-road, é um modelo confiável para negócios e lazer. O Q8 será
lançado no mercado europeu no terceiro trimestre de 2018.
O Q8 emana dinâmica esportiva e prestígio como nenhum
outro SUV da marca. Com 4,99 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,71
metro de altura, o SUV-cupê é mais largo, mais curto e mais baixo que o “irmão”
Q7. Com uma distância entre-eixos de quase 3 metros, oferece um interior
espaçoso que supera a de seus concorrentes diretos nas dimensões mais
relevantes, incluindo comprimento e altura internos. Há um sistema de três
assentos na parte traseira com ajuste longitudinal. Com os encostos dos bancos rebatidos,
o compartimento de bagagens comporta até 1.755 litros.
Com a imponente grade Singleframe com design octogonal, o
Q8 traz a nova cara da família Q. A robusta grade vertical do radiador, o
spoiler pronunciado e as grandes entradas de ar com contornos destacados
realçam o visual dianteiro. O teto elegantemente inclinado termina em colunas D
suavemente inclinadas que terminam sobre os arcos das rodas de 22 polegadas.
Contornos fortes e superfícies com linhas tensas transmitem uma sensação de
poder, sofisticação e a dinâmica especial da tração permanente nas quatro
rodas. O spoiler, os acabamentos dos arcos das rodas e das portas e o difusor
de ar trazem uma cor contrastante para destacar ainda mais a aparência
off-road.
Audi é quattro e quattro é Audi – isso aplica
particularmente ao Q8, SUV de topo da marca. O diferencial central mecânico
transfere as forças para o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 40:60 em
condições normais. Quando necessário, transfere a maior parte dessa força para
o eixo com melhor tração. Isso somado aos 254 milímetros de vão livre do solo,
balanços curtos e controle de descida em aclives resultam em desempenho
superior mesmo quando o asfalto acaba. A suspensão com controle de amortecedor
é de série, mas a Audi oferece como opcional a suspensão pneumática adaptativa
com amortecimento controlado, que pode ser configurada nos modos conforto ou
esportivo. O dispositivo ajusta a altura dependendo da situação de condução e
da preferência do motorista em até 90 milímetros.
Todos os sistemas de acionamento são particularmente
eficientes graças à nova tecnologia híbrida leve (MHEV). O sistema elétrico
primário de 48 volts incorpora dois importantes módulos de tecnologia: uma
bateria de íons de lítio e uma partida de correia do alternador. Durante a
frenagem, ele pode recuperar até 12 kW de energia e alimentar a bateria. A
tecnologia MHEV permite longas fases de inércia com o motor desativado e uma
faixa de partida e parada que começa a 22 km/h.
Símbolos fáceis de entender são características da
precisão digital da Audi e do alto nível de integração entre arquitetura e
operação. O elemento central da cabine é a tela sensível ao toque do MMI. Todos
os elementos referem-se logicamente um ao outro, desde a faixa de ventilação de
ar até o largo console no túnel central onde se encontra a alavanca do câmbio
tiptronic. No escuro, as luzes de contorno opcionais traçam as linhas de design
distintas do interior e fornecem iluminação de fundo para o emblema quattro
tridimensional acima do porta-luvas – um exemplo de carinho nos detalhes típico
da Audi. A lista de opcionais inclui assentos com função de massagem e
ventilação, ar-condicionado automático de quatro zonas e o pacote de qualidade
do ar, que aprimora ainda mais o ambiente elegante.
Com o conceito operacional MMI sensível ao toque do novo
Q8, quase todas as funções podem ser acessadas por meio de dois grandes
monitores. A tela superior de 10,1 polegadas é usada para controlar os sistemas
de infotainment e navegação. O motorista usa o display de 8,6 polegadas abaixo
para aquecimento e ar-condicionado, funções de conveniência e entrada de texto.
Os instrumentos são mostrados no Audi virtual cockpit
totalmente digital. Sua tela de alta resolução com 12,3 polegadas pode ser
alternada entre duas visualizações por meio de um botão no volante
multifuncional. A versão plus opcional inclui uma terceira visualização mais
esportiva. O head-up display também projeta informações importantes no
para-brisa, incluindo orientações detalhadas da pista para a navegação.
No mercado alemão, o Q8 vem de fábrica com o sistema de
infotainment topo de linha, o MMI Navigation Plus, que inclui o módulo de
transferência de dados Audi connect com o LTE Advanced e um hotspot Wi-Fi. O
sistema de navegação reconhece as preferências do motorista com base em viagens
anteriores e, portanto, pode fazer sugestões inteligentes. Os serviços online
da Audi connect adicionam recursos preditivos ao processo de planejamento de
rotas. Isso permite que os dois serviços Car-to-X de informações de sinalização
de tráfego e informações de risco se beneficiem da inteligência de enxame da
frota da Audi. A chave Audi connect (opcional) permite ao motorista
bloquear/desbloquear o veículo e ligar o motor usando um smartphone compatível
com Android. Perfis de usuários individuais permitem que até 400 configurações
preferenciais sejam armazenadas para vários motoristas. Com o aplicativo
myAudi, os clientes também podem transferir destinos especiais para o sistema
de navegação, transmitir música ou transferir o calendário do smartphone para o
MMI.
O Q8 é topo de gama em termos de qualidade de som e
conexão graças ao Audi phone box e ao voice-over LTE. O mesmo se aplica ao
sistema de som Bang & Olufsen, que oferece um som 3D. A música se desenrola
exatamente como foi gravada na sala de concertos.
O motorista sai do carro e ativa o processo usando o
aplicativo myAudi no smartphone. O piloto de estacionamento remoto oferece um
nível semelhante de conveniência. Por trás de todos esses recursos está o
controlador central de assistência ao motorista, que calcula continuamente um
modelo diferenciado do ambiente e usa essas informações para gerenciar os
sistemas de assistência. Os dados necessários são obtidos – dependendo dos
opcionais selecionados – de até cinco sensores de radar, seis câmeras, doze
sensores de ultrassom e um scanner a laser.
Dianteira ficou esquisita, vamos precisar acostumar com este novo design. Abração
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