Em sua primeira temporada no automobilismo brasileiro, a
Copa HB20 conseguiu se estabelecer como uma das melhores alternativas
custo/benefício para pilotos de todos os tipos de graduação, reunindo em seu
grid uma mescla de nomes já experientes (como Raphael Abbate, Wagner Cardoso e
Beto Cavaleiro) com outros que nunca haviam competido em carros de turismo
(caso de Lula Albuquerque, Daniel Nino e Rafael Maeda).
Essa mistura, aliada às características dos carros de
tração dianteira, fez as corridas da Copa HB20 se tornarem as mais agitadas do
cenário nacional. O pacote do evento, que corre em conjunto com a Copa Truck e
o Mercedes-Benz Challenge, além de transmissão ao vivo das etapas pelo Band
Sports, vem provocando um crescimento vertiginoso do grid: os 21 carros na
estreia em Campo Grande agora serão 30 na próxima etapa da categoria,
marcada para os dias 17 e 18 de agosto em Santa Cruz do Sul (RS).
Com isso, a HRacing Garage, organizadora da Copa, se viu
tendo de criar um dia de degustação para atender ao grande número de
interessados durante o encontro deste fim de semana de campeonatos regionais no
templo de Interlagos. Com sessões de apenas 25 minutos, dez pilotos (a maioria
do kart e dos próprios regionais) lotaram as poucas vagas disponíveis.
"A gente não esperava um interesse tão grande logo
de cara e estamos felizes com isso", destaca Daniel Kelemen, da HRacing
Garage. "São tantos pilotos querendo conhecer que criamos esse dia de
degustação e mesmo assim não será suficiente - teremos de fazer mais um dia de
avaliações, tamanha a demanda. Isso nos enche de orgulho e de empenho para
crescer ainda mais."
Os pilotos, por sua vez, saíram do carro com um sorriso
de orelha a orelha. "É um carro bem gostoso de guiar e a ideia (agora
ainda mais concreta) é correr as duas últimas etapas e inclusive trouxe meu
futuro parcerio, Carlos Deneszczuk para conhecer o carro junto comigo",
comentou Douglas Carvalho Jr., um dos poucos que testaram a já ter experiência
em competições nacionais, tendo disputado provas do extinto Brasileiro de
Marcas.
As reações do carro impressionaram até os mais
desconfiados. "Achei que não seria nada demais testar um carro baseado em
modelo de rua com pneus radiais. Paguei a língua e quero mais, agora",
afirmou Rafael Frossard, que compete de monopostos na Fórmula Inter. Essa
degustação mostrou justamente o que eu estava esperando, um carro legal e
competitivo. Estou bem inclinado e provavelmente disputarei a próxima
temporada", resumiu Marcello Dias, oriundo
da F-1600 paulista, que dá
aulas como professor universitário para viver o sonho de competir. "Estou
acostumado com o kart e a diferença é como comparar um avião a um navio. E esse
carro te desafia, mexe com o 'bichinho' dentro da gente", descreveu André
Rocha.
Independente do nível da experiência, todos os que
degustaram o carro da Copa HB20 em Interlagos tiveram de passar por um briefing
com Beto Monteiro, que cumpriu seu primeiro dia como piloto consultor oficial
da Copa HB20. "Toda pergunta é importante em um momento de primeira
experiência e eu tentei o máximo possível passar um pouco da minha experiência
para que esse contato inicial fosse o melhor possível", comentou Beto.
"Como testo carros para o Webmotors, não esperava muito, mas foi
completamente o oposto do que eu imaginava, o carro me impressionou muito e é
muito divertido de guiar, exige muita perícia tanto no volante quanto nos
pedais", ressaltou o piloto-jornalista Iago Garcia.
"Eu adorei! É um carro muito seguro e divertido.
Pena que foi só uma degustação, pois não queria sair do carro. Espero
retornar", disse Gabriela Prado, que tem no currículo passagem pela Euro
Nascar. Além de Douglas, Carlos, Marcello, Iago, Gabriela e Rafael, também
provaram o carro da Copa HB20 os pilotos Cláudio Taborda, Walter Lester, André
Rocha, Luis Cirino. O próximo Dia de Degustação da Copa HB20 ainda terá data e
local a serem definidos pela HRacing Garage.
Nenhum comentário:
Postar um comentário