quarta-feira, 7 de agosto de 2019

MARCOPOLO COMEMORA 70 ANOS E MANTÉM TRAJETÓRIA DE CRESCIMENTO


Com receita líquida consolidada de R$ 2,040 bilhões, a Marcopolo cresceu 9,9% no primeiro semestre desse ano em relação ao mesmo período de 2018 (R$ 1,856 bilhão). Os destaques da empresa, que celebrou ontem, dia 6 de agosto, 70 anos do início das atividades na fabricação de carrocerias de ônibus, foram a elevação das vendas no mercado interno, que cresceram 52,5%, e os resultados obtidos com os programas visando ainda maior produtividade, qualidade, satisfação total dos clientes e redução de custos de materiais, que proporcionaram a elevação da eficiência operacional e do lucro líquido, que atingiu R$ 117,9 milhões, com elevação de 117,1%.

A produção mundial da Marcopolo cresceu 13,2%, atingindo 7.837 unidades fabricadas contra 6.922 no mesmo período do ano anterior. As atividades nas unidades brasileiras também avançaram e passaram de 6.076 unidades para 6.875 unidades, também com incremento de 13,2%. Os segmentos que mais cresceram foram os de micro-ônibus (57,2%) e dos veículos Volare (35,5%).

Os segmentos de micros e de modelos Volare foram os que mais cresceram e esse desempenho é resultado tanto das vendas para empresas privadas como pelas licitações. Em relação ao programa Caminho da Escola, a Marcopolo forneceu 1.314 unidades no primeiro semestre de 2019.

Nas exportações, o segmento de rodoviários apresentou o melhor desempenho. Mesmo com queda de vendas para a Argentina, o segmento mostrou crescimento de 25,5% em volumes no semestre. As vendas de urbanos para o mercado externo apresentaram retração trimestral especialmente em função da forte base estabelecida no primeiro semestre de 2018, quando as vendas para o continente africano foram destaque. A expectativa é de uma recuperação das exportações a partir do fim do terceiro trimestre deste ano, com o segmento de rodoviários mostrando ainda melhores resultados. No mix de vendas do segundo trimestre deste ano, a queda das exportações acabou prejudicando margens.

Nas unidades externas, os destaques continuam sendo as operações do México e a Colômbia, que cresceram 90,8% (750 unidades contra 397) e 26,9% (754 unidades contra 594), respectivamente. A unidade mexicana é beneficiada pelo bom momento do mercado local, com volumes crescentes e um mix voltado a produtos de maior valor agregado. Na Colômbia, a Superpolo mantém o cronograma de entregas para a renovação da frota de Bogotá, trocando modelos urbanos simples por ônibus articulados. Por outro lado, o encerramento das operações da Metalpar e a queda substancial de vendas da Metalsur continuam afetando o desempenho na Argentina.

Fundada no dia 6 de agosto, de 1949, a Marcopolo foi uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias para ônibus. Reconhecida como inovadora e pelo foco na motivação e valorização das pessoas, a empresa se destacou, ao longo dos anos, pelo desenvolvimento de produtos com a mais avançada tecnologia e processos diferenciados, que tiveram como resultado uma linha diversificada que atende necessidades específicas de cada mercado, nacional ou internacional.

A forte presença no mercado internacional teve início em 1961, com as primeiras exportações para o Uruguai. Hoje, com uma gestão empresarial moderna e estrutura organizacional voltada para o mercado global, possui unidades fabris em nove países, exporta seus produtos para cerca de outros 120 em todo o mundo e superou a marca de 420 mil unidades fabricadas.

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