Com receita líquida consolidada de R$ 2,040
bilhões, a Marcopolo cresceu 9,9% no primeiro semestre desse ano em relação ao
mesmo período de 2018 (R$ 1,856 bilhão). Os destaques da empresa, que celebrou ontem, dia 6 de agosto, 70 anos do início das atividades na fabricação de
carrocerias de ônibus, foram a elevação das vendas no mercado interno, que
cresceram 52,5%, e os resultados obtidos com os programas visando ainda maior
produtividade, qualidade, satisfação total dos clientes e redução de custos de
materiais, que proporcionaram a elevação da eficiência operacional e do lucro
líquido, que atingiu R$ 117,9 milhões, com elevação de 117,1%.
A produção mundial da Marcopolo cresceu 13,2%, atingindo
7.837 unidades fabricadas contra 6.922 no mesmo período do ano anterior. As
atividades nas unidades brasileiras também avançaram e passaram de 6.076
unidades para 6.875 unidades, também com incremento de 13,2%. Os segmentos que
mais cresceram foram os de micro-ônibus (57,2%) e dos veículos Volare (35,5%).
Os segmentos de micros e de modelos Volare foram os que
mais cresceram e esse desempenho é resultado tanto das vendas para empresas
privadas como pelas licitações. Em relação ao programa Caminho da Escola, a
Marcopolo forneceu 1.314 unidades no primeiro semestre de 2019.
Nas exportações, o segmento de rodoviários apresentou o
melhor desempenho. Mesmo com queda de vendas para a Argentina, o segmento
mostrou crescimento de 25,5% em volumes no semestre. As vendas de urbanos para
o mercado externo apresentaram retração trimestral especialmente em função da
forte base estabelecida no primeiro semestre de 2018, quando as vendas para o
continente africano foram destaque. A expectativa é de uma recuperação das
exportações a partir do fim do terceiro trimestre deste ano, com o segmento de
rodoviários mostrando ainda melhores resultados. No mix de vendas do segundo
trimestre deste ano, a queda das exportações acabou prejudicando margens.
Nas unidades externas, os destaques continuam sendo as
operações do México e a Colômbia, que cresceram 90,8% (750 unidades contra 397)
e 26,9% (754 unidades contra 594), respectivamente. A unidade mexicana é
beneficiada pelo bom momento do mercado local, com volumes crescentes e um mix
voltado a produtos de maior valor agregado. Na Colômbia, a Superpolo mantém o
cronograma de entregas para a renovação da frota de Bogotá, trocando modelos
urbanos simples por ônibus articulados. Por outro lado, o encerramento das
operações da Metalpar e a queda substancial de vendas da Metalsur continuam afetando
o desempenho na Argentina.
Fundada no dia 6 de agosto, de 1949, a Marcopolo foi uma
das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias para ônibus.
Reconhecida como inovadora e pelo foco na motivação e valorização das pessoas,
a empresa se destacou, ao longo dos anos, pelo desenvolvimento de produtos com
a mais avançada tecnologia e processos diferenciados, que tiveram como
resultado uma linha diversificada que atende necessidades específicas de cada
mercado, nacional ou internacional.
A forte presença no mercado internacional teve início em
1961, com as primeiras exportações para o Uruguai. Hoje, com uma gestão
empresarial moderna e estrutura organizacional voltada para o mercado global,
possui unidades fabris em nove países, exporta seus produtos para cerca de
outros 120 em todo o mundo e superou a marca de 420 mil unidades fabricadas.
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