Com 22 metros,
os veículos têm capacidade 30% maior do que articulados tradicionais, de 18m.
Volvo é a maior fornecedora de chassis articulados na renovação da frota de
Santo Domingo, capital do país.
Os veículos foram adquiridos por meio de licitação
pelo Operador Metropolitano SA, empresa pública que gerencia o transporte
coletivo da cidade. Com os 50 ônibus, a Volvo foi vencedora da maior fatia
(63% de participação) do lote de articulados para ampliação da frota de Santo
Domingo. O negócio foi fechado pelo Grupo Martí, distribuidor exclusivo da
marca na República Dominicana.
Santo Domingo é uma cidade em constante
crescimento. Com cerca de quatro milhões de habitantes, é a maior aglomeração
urbana da República Dominicana. A grande maioria da população se desloca por
ônibus. Como muitas capitais da América Latina, a cidade sofre com
congestionamentos e muitos ônibus pequenos. “Com esses articulados de grande
capacidade, os maiores da América Latina na configuração 6x2, as viagens serão
mais rápidas, seguras e confortáveis”, diz Tiago Mondoni, Gerente Regional da
Volvo Buses Latin America. Mesmo com 22 metros os articulados Volvo mantêm a
tradicional configuração com apenas um eixo traseiro, reduzindo custos para o
operador sem prejuízo à segurança e ao conforto dos usuários.
Os Volvo B340M contam com o tradicional motor
eletrônico central dos chassis da marca, numa configuração que assegura melhor
aproveitamento de espaço no salão. O motor central, abaixo do piso,
garante também melhor conforto térmico e acústico, essenciais para veículos de
alta capacidade. Além disso, os chassis têm altíssima tecnologia
embarcada, com arquitetura eletrônica que integra todos os sistemas do veículo
– motor, transmissão, freios, suspensão etc.
Os 50 Volvo receberam carroceria Comil Doppio, com
ergonomia aprimorada para assegurar o conforto e a segurança dos passageiros.
Outro destaque é o ar condicionado de alta eficiência, essencial numa cidade
que tem elevadas médias de temperatura.
As entregas Volvo para Santo Domingo se somam a
outras recentes para grandes metrópoles da América Latina. Somente no primeiro
semestre de 2019 a marca fez entregas expressivas para cidades como São Paulo
(120 chassis convencionais e 25 articulados), Curitiba (65 chassis
biarticulados, articulados e convencionais), Santiago (120 chassis
convencionais), Bogotá (700 chassis biarticulados e articulados), dentre
outras. A marca é líder em ônibus articulados e biarticulados, com mais de 50%
de participação na frota circulante desse tipo de veículo no continente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário