A
Ford foi uma das responsáveis por transformar a CES, maior feira de tecnologia
do mundo, aberta hoje em Las Vegas, em uma vitrine de inovações da área
automotiva. E mais uma vez aproveita o evento para exibir suas novidades
high-tech.
O grande destaque
da edição 2020 é o Mustang Mach-E, SUV elétrico com tecnologias inovadoras de
conectividade e segurança. A marca apresenta também soluções de mobilidade que
incluem um robô para entrega de encomendas, software para gerenciamento de
trânsito nas cidades e um sistema de atualização sem fio dos módulos de seus
veículos.
Pioneiro da futura linha de carros elétricos da Ford, o Mustang Mach-E é também
o primeiro modelo derivado do Mustang em seus 55 anos de história.
Com
autonomia de até 480 km, o SUV elétrico inova tanto no design e no sistema de
propulsão como nas tecnologias de conectividade e infotenimento. Tudo isso sem
abrir mão do espírito do Mustang, com potência de 465 cv e aceleração de 0 a
100 km/h na faixa de 3 segundos na versão GT Performance Edition.
O Mustang Mach-E
introduz um novo conjunto de tecnologias de assistência e segurança, o
Ford Co-Pilot360 Technology, que pode ser testado em um simulador especial no
estande da marca na CES. O simulador permite aos engenheiros dirigir um veículo
manualmente ao lado do modelo de teste em diferentes cenários, complementando
os extensos testes de campo. Ele é usado para aprimorar o sistema de tomada de
decisão computadorizado dos veículos, já que o algoritmo de inteligência
artificial melhora com o aprendizado de diferentes cenários.
A Ford tem como
meta lançar um serviço comercial de transporte de pessoas e bens com veículos
autônomos em 2021. A segurança é a principal prioridade nesse desenvolvimento e
a empresa fez uma parceria com a Argo AI para construir o melhor e mais seguro
sistema de direção autônoma do mundo. A marca estuda também sistemas mais
acessíveis para que os veículos autônomos possam “conversar” com as cidades
conectadas e “ver” melhor o ambiente, como a tecnologia C-V2X.
No estande da
Ford na CES, os visitantes podem conhecer os primeiros robôs Digit produzidos
pela Agility Robotics – um autômato com braços e pernas capaz de interagir com
seres humanos –, que começaram a ser produzidos comercialmente e têm a Ford
como primeira cliente.
O robô foi
desenvolvido para aplicação em logística, como solução para a etapa inicial e
final das entregas, complementando a operação dos veículos autônomos. A
parceria entre a Agility e a Ford inclui a pesquisa de como os veículos
comerciais da Ford e o Digit podem “conversar” entre si e com o ambiente por
meio de tecnologias avançadas de conectividade. Por exemplo, os veículos
conectados da Ford podem atualizar continuamente os mapas baseados na nuvem
compartilhados com o Digit, para que não seja necessário recriar o mesmo tipo
de informação.
Por meio desse
canal de comunicação, o robô poderá ser orientado sobre como e onde o cliente
prefere a entrega de suas encomendas e também pedir ajuda se algo inesperado
for encontrado.
A CES serve
também para a Ford mostrar seus avanços no desenvolvimento de tecnologias de
mobilidade urbana, como a plataforma City Insights, um conjunto avançado de
ferramentas de software que permite às cidades explorar e equacionar vários
problemas de mobilidade de forma dinâmica. A TMC – Transportation Mobility
Cloud, primeira plataforma aberta baseada na núvem que permite aos desenvolvedores
e fabricantes de veículos criar novos serviços e experiências para os clientes
de veículos conectados, é outra inovação nessa área.
A Ford investe
também na Spin, empresa líder em soluções de micromobilidade urbana, que já
atua em 66 cidades e campus universitários dos EUA e tem planos de expansão no
mercado em 2020, incluindo projetos de infraestrutura e veículos.
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