sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

FORD FUSION CONFIRMA LIDERANÇA EM SEGURANÇA EM NOVO TESTE DE COLISÃO NOS ESTADOS UNIDOS



O novo Ford Fusion conquistou a classificação mais alta de segurança, o "Top Safety Pick+", em um novo teste de colisão dianteira com sobreposição parcial realizado pelo Institute for Highway Safety (IIHS), organização independente de segurança do trânsito dos Estados Unidos. O novo Ford Fusion 2013 já havia recebido em novembro o selo "Top Safety Pick".

Para merecer a graduação "mais" do "Top Safety Pick", os veículos precisam apresentar bons índices de proteção para os ocupantes em pelo menos quatro das cinco avaliações do IIHS, com nota não inferior a "razoável". O instituto classifica os veículos com as notas "bom", "razoável", "fraco" e "ruim", com base no desempenho em testes de colisão dianteira moderada e pequena, com sobreposição parcial, além de impacto lateral, capotamento e proteção dos bancos e apoios de cabeça contra danos ao pescoço em colisão traseira.

"A Ford está muito satisfeita em receber essa nova distinção de segurança, a mais alta disponível no IIHS", diz Steve Kenner, diretor global de Segurança Automotiva. "O Fusion é um exemplo do empenho da Ford em criar e produzir veículos que atendem os requisitos mais altos de segurança."

Proteção contra impactos
O novo Ford Fusion conta com um sistema de segurança pessoal que inclui novas tecnologias de cintos de segurança e airbags dianteiros e laterais. O sistema é formado por uma rede de componentes que atuam juntos para adequar o disparo dos airbags em colisões dianteiras. O módulo de controle de contenção (RCM) processa as informações coletadas pelos sensores de impacto dianteiro, de afivelamento dos cintos de segurança, posição do banco do motorista e peso do ocupante do banco do passageiro.

Usando esses dados, o RCM ativa os pré-tensionadores dos cintos de segurança e determina a estratégia de acionamento dos airbags de duplo estágio. Esse disparo sob medida é projetado para oferecer a proteção mais eficiente aos ocupantes, de acordo com o seu tamanho e posição dos bancos.

Os airbags laterais, montados nos bancos, são projetados para proteger a área da bacia com uma nova tecnologia de insuflamento. O seu canal de ventilação é alinhado com a área dos ombros do ocupante. Nos passageiros maiores, essa saída do gás é bloqueada pelo ombro, aumentando a resistência. Nos passageiros menores, o efeito é oposto: o ombro fica abaixo da abertura e o gás tem passagem livre.

O airbag do motorista conta com um sistema de amarração em formato de curva, formando uma bolsa na parte inferior que reduz a força sobre o peito e as costelas do motorista em impactos frontais. O airbag de joelho do motorista é acionado ao mesmo tempo, ampliando a proteção. 

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