quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

REINALDO VARELA PARTICIPA DO DAKAR 2013 PILOTANDO UM CAN-AM COMMANDER



O brasileiro Reinaldo Varela, bicampeão mundial de rally cross country na categoria T2, confirmou hoje sua participação na edição 2013 do Rally Dakar, que começa dia 5 de janeiro em Lima (Perú) e termina duas semanas depois em Santiago do Chile. Para sua terceira participação na famosa prova Varela trocou a Mitsubishi Pajero que o levou ao título mundial de 2012 por UTV da equipe oficial Can-Am, um dos principais fabricantes de veículos de recreação em todo mundo. Enquanto seu modelo Commander de competição é transportado da Europa para a América do Sul, o piloto do Divino Fogão Rally Team treina com um modelo de série em várias pistas no Estado de São Paulo para se familiarizar com as técnicas de pilotagem do veículo. Os primeiros testes aconteceram no fim de semana em uma fazenda em Itu.

"Me surpreendi com a facilidade de pilotar e explorar a boa relação peso/potência do Can-Am Commander 1000. A transmissão automática de relação variável (CVT) ajuda a aproveitar a boa cavalaria produzida pelo motor V2 e refrigeração líquida." comentou Varela. Seu primeiro contato com a marca visava encontrar um substituto para um concorrente que foi obrigado a desistir de sua participação no Dakar 2013, mas o apoio da família alterou essa ação. "S data limite para definir esse substituto se aproximava e estava difícil fechar o pacote. Foi quando meus filhos - que já competem com quadris e UTV -, me incentivaram e eu resolvi aceitar esse desafio."
Será a quinta participação de Reinaldo Varela no rally Dakar, sendo que ele competiu duas vezes na África e outras duas na América do Sul, e a primeira onde vai competir sozinho. Sua presença na prova deste ano contou com o apoio da Mitsubishi do Brasil, marca que ele defende nas provas da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country e que o liberou para esse evento.

"O pessoal da Mitsubishi foi muito gentil em permitir que eu viva essa nova experiência. Assim como eles, os amigos da Dunas também estão me apoiando bastante: o Dú Sachs, navegador do Marcos Moraes e diretor técnico do Rally dos Sertões, está me ensinando os macetes de pilotar e ler a planilha em ritmo de competição."

A prova deste ano passa por três países - Peru, Argentina e Chile, nesta ordem -, sendo que a entrega de prêmios acontece no dia 20 de janeiro. 

O roteiro completo é o seguinte:

5/1 -Lima/Pisco (PER), deslocamento de 250 km + 13 km de especial = percurso total de 263 km
6/1 - Pisco/Pisco (PER), 85+242= 327 km
7/1 -Pisco/Nazca (PER), 100+243= 343 km
8/1 - Nazca/Arequipa (PER), 429+288= 717 km
9/1 - Arequipa/Arica (PER), 337+172= 509 km
10/1 - Arica/Calama (PER), 313+454= 767 km
11/1 - Calama/Salta (PER/ARG), 534+220= 754 km
12/1 - Salta/San Miguel de Tucumán (ARG), 379+470= 849 km
13/1 - Descanso
14/1 - San Miguel de Tucumán/Córdoba (ARG), 259+593= 852 km
15/1 - Córdoba/La Rioja (ARG), 279+353= 632 km
16/1 - La Rioja/Fiambalá (ARG), 262+219= 481 km
17/1 - Fiambalá/Copiapó (ARG/CHI), 396+319= 715 km
18/1 - Copiapó/La Serena (CHI), 294+441= 735 km
19/1 - La Serena/Santiago (CHI), 502+128= 630 km
20/1- Santiago (CHI) - Entrega de prêmios

Nenhum comentário:

Postar um comentário