quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

FORD ECOBOOST: A TECNOLOGIA DE MOTORES MAIS PREMIADA DE 2012



Ford Ecoboost 1.0
A Ford conquistou os principais prêmios internacionais em 2012 com a tecnologia EcoBoost, que introduziu um novo padrão de eficiência e economia nos motores a gasolina. Desde o lançamento do EcoBoost em meados de 2009, a Ford já vendeu mais de 520.000 veículos com esses motores em todo o mundo. A família global é composta dos modelos 1.0 de três cilindros, 1.6 e 2.0 de quatro cilindros e V6 3.5, combinando turbo, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável.

O motor Ford EcoBoost 2.0 venceu pelo segundo ano consecutivo o cobiçado prêmio "10 Best Engines" nos Estados Unidos, promovido pela revista WardsAuto World. Produzido em Valencia, na Espanha, ele conta com turbo e injeção direta e equipa hoje vários modelos no mundo. Além do novo Fusion vendido no Brasil e na América do Norte, está presente no Taurus, Focus ST e Edge, no Falcon vendido na Austrália e em vans na Europa. No Brasil, o EcoBoost 2.0 também venceu o Prêmio Abiauto, da Associação Brasileira de Imprensa Automotiva, como "Melhor Motor de 1.401 cc a 2.500 cc".

O EcoBoost 1.0 também venceu o prêmio de "Motor Internacional do Ano", considerado o principal da área de tecnologia automotiva, promovido pela revista Engine Technology International com um júri formado por 76 jornalistas de 35 países, incluindo representante do Brasil. Ele conquistou ainda os títulos de "Melhor Motor Novo" e "Melhor Motor até 1.0 Litro", somado a maior pontuação já registrada na história do prêmio.

O motor EcoBoost 1.0 estreou este ano no Focus europeu e em breve vai equipar os modelos C-MAX e B-MAX. Ele também será oferecido em 2013 em veículos da Ford nos Estados Unidos, Ásia-Pacífico e África.

Eficiência e economia

Ford Ecoboost 2.0
"Quando iniciamos o projeto do motor EcoBoost, nós estabelecemos metas incrivelmente altas", diz Joe Bakaj, vice-presidente Global da Ford. "O objetivo era entregar uma economia de arregalar os olhos, um desempenho surpreendente, silencioso e refinado. O resultado é um divisor de águas para os motores a gasolina em todo o mundo", completa.

A tecnologia EcoBoost foi desenvolvida pela Ford para oferecer excelente desempenho com máxima economia e menores emissões. Ela combina injeção direta de combustível, turbo de baixa inércia e duplo comando independente de válvulas variável para gerar a mesma potência de um motor maior, com a economia de um bloco pequeno. A construção em alumínio também contribui para reduzir o peso e favorece o desempenho.

Além de ser até 20% mais econômico no consumo de combustível, ele reduz em até 15% as emissões de CO2. Tudo isso, com um desempenho forte e suave, disponibilizando o seu torque máximo em uma faixa ampla de rotações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário