terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ZF REALIZARÁ INVESTIMENTOS NA PLANTA DE SOROCABA



O Grupo ZF deu início a uma série de investimentos em infraestrutura e tecnologia no Brasil. Até 2016, a empresa prevê a aplicação de R$ 532 milhões em uma nova fábrica para componentes de metal-borracha e plástico, uma nova linha de montagem das transmissões da linha média de ônibus e caminhões, nova linha de eixos agrícolas, além de um centro de desenvolvimento de protótipos.

Nem mesmo o fraco desempenho do setor de caminhões e ônibus em 2012 – que forçou uma redução na produção de transmissões – alterou os objetivos da ZF para os próximos anos. “Com a introdução do programa Inovar Auto em 2012, as montadoras estão obrigadas a investir no conteúdo nacional de seus veículos leves e pesados. A ZF sempre produziu localmente grande parte de seus produtos, e com a série de investimentos previstos, vamos aumentar ainda mais a nossa participação no mercado automotivo brasileiro. Acreditamos – e temos sinais e perspectivas dos grandes players – na retomada de produção e vendas para 2013”, diz João Lopes, Diretor ZF Services e Marketing América do Sul.

Entre os reflexos diretos para a cidade de Sorocaba, a ZF prevê que, quando houver esta retomada, haverá necessidade de novas contratações.
Para estreitar as relações com seus colaboradores, o Grupo ZF investe em um programa forte de treinamento: “Entre janeiro e novembro deste ano, treinamos 2.091 colaboradores, em um total de mais de 52.000 horas de treinamentos”, explica o diretor João Lopes.

Os investimentos na área industrial

Em 2012 a ZF apresentou a sua nova linha de montagem das transmissões para veículos da linha média. O índice de nacionalização dos produtos tem previsão de chegar a 60% já no próximo ano, sendo a capacidade produtiva na ordem de 45.000 transmissões por ano. As transmissões são a ZF- Ecolite e a ZF- Ecomid. A primeira é de seis velocidades e sua aplicação destina-se a ônibus. Hoje, o principal cliente é a fabricante MAN Latin America, que utiliza transmissões ZF em 98% de sua linha de ônibus. Além da ZF-Ecolite, também é produzida a versão automatizada da transmissão, a ZF-ASTronic Lite.  A nova linha também produz a ZF - Ecomid, transmissão manual de nove velocidades para caminhões. Atualmente, a ZF fornece o produto para a MAN Latin America e para a Iveco.

Para continuar alimentando o “DNA” de inovação da ZF, foi construído um centro de desenvolvimento de protótipos, dentro da planta de Sorocaba. O prédio conta com uma área construída de cerca de mil metros quadrados, e tem como objetivo aumentar a capacidade de customização de produtos para as necessidades do mercado, cada vez mais exigente e competitivo. Uma importante novidade já em 2013 será a inauguração de uma nova fábrica da Unidade de Negócios Componentes de Metal-Borracha e Plástico. Esta fábrica será responsável pelo processo de vulcanização de borracha, adesivação e injeção de plásticos. O investimento será de R$ 15 milhões, com uma área construída de 6.500 metros quadrados e contará com 150 funcionários. Também em 2013 haverá o anúncio da ampliação da fábrica de Sorocaba, prevista para os próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário