sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PORSCHE GT3 CUP CHALLENGE BRASIL PREMIA PILOTOS


Além da tradicional premiação para os participantes do campeonato, o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil fez homenagens especiais a três pilotos durante o encerramento da temporada em Interlagos. Ludovico Pezzangora, da categoria Challenge, e Omilton Visconde Júnior, da Cup, ganharam troféus pela evolução que apresentaram durante este ano. Sérgio Ribas, da Cup, recebeu um prêmio pelo espírito esportivo que teve ao longo de 2012.


O italiano Pezzangora, que estreou em maio de 2011, na etapa de Buenos Aires, na Argentina, claramente evoluiu nesta temporada e até passou à segunda fase do treino classificatório da quinta etapa, em Interlagos, mas poderia ter obtido mais pontos. "Vi essa evolução mais nos tempos do que nos resultados", disse. "Neste ano, percebi que, largando um pouco mais à frente, há um maior risco de batidas. Em cada corrida, houve um pouco de azar, e fui o alvo preferido." Principalmente na penúltima etapa, realizada horas antes do GP do Brasil de Fórmula 1, ele se destacou. "Meu carro foi batido e, mesmo com a dianteira bastante danificada, consegui fazer tempos bons. Percebi pelas palavras do Dener [Pires] que foi isso que deixou todo mundo surpreso", contou. Pezzangora valorizou o trabalho de Maurizio Sala e Diego Freitas, pilotos que o orientaram, e estabeleceu como meta para 2013 obter melhores posições de largada para fugir de "encrencas".


Também premiado, Omilton Visconde Júnior é o terceiro piloto no ranking de provas disputadas na Porsche Cup: ele só não esteve em cinco corridas da categoria desde 2005, quando ela começou. "Esta foi uma temporada em que eu evoluí bastante em relação às anteriores, o que se refletiu na pontuação [42 pontos em 2011 e 71 em 2012]", afirmou o piloto, de acordo com o qual ainda é necessária uma evolução maior. "Tenho um grande desafio pela frente para andar com mais tranquilidade entre os dez primeiros. Pelos meus cálculos, preciso ainda melhorar um segundo para ficar mais competitivo. É uma diferença grande, mas não é uma coisa grosseira, como meio segundo por curva. É um pouquinho em cada lugar." Para 2013, Omilton pretende se dedicar mais às atividades automobilísticas e estuda contar com um piloto que atue como consultor técnico para ajudá-lo durante as etapas. 

Oferecido pela Yokohama, fornecedora de pneus do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, o prêmio "Espírito da Cup" existe desde 2006. "A ideia é premiar aquele piloto que, além de ter um bom desempenho e de ter evoluído nas pistas, tem um bom relacionamento com outros competidores", explica Pedro Abreu, diretor-geral da Yokohama. "Quem recebe esse prêmio são pilotos de caráter, mas também competitivos. Eles fazem a categoria crescer e são donos de um espírito esportivo mais elevado." Pilotos como Roberto Posses, Guilherme Figueirôa, Maurizio Billi e Eduardo Azevedo já foram premiados por isso.

O vencedor deste ano foi Sérgio Ribas. "Receber essa votação de uma equipe tão grande foi algo que realmente me emocionou. Agradeço a todos os que votaram em mim. O sentimento de carinho e respeito é bem sincero", disse o paranaense, que, com mais de cem participações, está entre os dez pilotos que mais disputaram provas da Porsche Cup. O piloto, que é pai de Guilherme Ribas, competidor da Challenge, ressaltou que mantém uma relação muito amigável com mecânicos, engenheiros e toda a equipe.

Ribas também falou sobre o prazer que lhe dá correr no Porsche GT3 Cup Challenge Brasil e elogiou a organização do campeonato. "A segurança e a eficiência do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil me chamam a atenção: eles marcam um treino das 14h às 14h45, por exemplo, e você consegue ficar na pista por todo esse período, pois está tudo sempre feito e pronto a tempo. É muito difícil deixar um carro de corrida em ordem para o piloto sentar e guiar, e eles conseguem fazer isso com sucesso para quase 50 pilotos. O Dener e o Douglas [Pires] são dois maestros. Você fica só com a parte do prazer e não tem a do estresse. Nota dez."

Nenhum comentário:

Postar um comentário