segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

TRIO BRASILEIRO CONQUISTA EXCELENTE RESULTADO EM PROVA DE ENDURANCE NOS ESTADOS UNIDOS



O autódromo de Homestead recebeu no último fim de semana a primeira edição da mais nova prova de endurance na América do Norte. A Miami 500 Road Racing ganhou vida através de um projeto liderado pela Formula & Automobile Racing Association (FARA), e teve um trio brasileiro no pódio.

Os pilotos Adolpho Rossi, Alline Cipriani (Racing Girls) e Elias Azevedo (Total Lubrificantes) - que neste ano de 2012 disputaram no Brasil a Audi DTCC - estrearam em competições internacionais a bordo de um Lotus Exige e fecharam a disputa na terceira colocação.

Ao longo das quatro horas de corrida, Alline foi a responsável pela maior parte da pilotagem do Lotus. Ela comandou o carro por cerca de 1h40, enquanto Rossi e Azevedo pilotaram cerca de 1h10 cada. Assim, o trio chegou a disputar a segunda posição na corrida e, mesmo enfrentando problemas mecânicos, terminou a prova em terceiro lugar na categoria MP3 - atrás apenas da dupla vencedora David Tuaty/Jhonny Watson e de Ariel Castro/Mayri Contreras. No geral, a vitória ficou com a dupla Shane Lewis e Gustavo Torres, a bordo de um Porsche Cup S.

"Foi uma experiência nova para todos nós, e o resultado foi surpreendente", disse Elias Azevedo. "Como foi a primeira vez que este Lotus foi usado em uma corrida desse tipo, então é normal que tenhamos tido alguns problemas. A adaptação do carro para as pistas ainda não está completa, por isso acredito que temos muito potencial", completou o piloto campeão da Audi DTCC em 2011.

Para auxiliar nessa adaptação, a 'delegação' brasileira na prova contou com um quarto integrante. Carlos Andrade, chefe da preparadora gaúcha de carros de competição MC Tubarão, foi aos Estados Unidos trabalhar com o trio na performance do Lotus.
"O carro é muito rápido e já deu para perceber que tem muito potencial para provas desse tipo. Infelizmente tivemos alguns problemas que nos atrapalharam. Mas o importante foi a experiência que tivemos. Certamente vamos voltar para essa prova em 2013 e, quem sabe, disputar outras corridas nos Estados Unidos com o Lotus", avaliou Adolpho Rossi, que liderou a temporada 2012 da Audi DTCC até a última etapa - quando o título, que segue sub-júdice, foi decidido a favor da dupla João Gonçalves e Marçal Mello.

A preparação brasileira para competir em Miami começou há três meses, com o convite de Rossi e Alline, sua esposa, para Elias completar a equipe. E terminou em uma disputa contra Ferraris e Porsches, além de um Nascar, dentro de um dos circuitos mais famosos do mundo.

"Fazer as curvas 3 e 4 do oval foi uma sensação inigualável. É fantástico contorná-las com o pé 'cravado' no acelerador", destacou Aline.

Depois da participação nos Estados Unidos e de ter disputado a vitória das 12 Horas de Tarumã, no Rio Grande do Sul, em novembro, o trio pretende repetir a parceria em provas de longa duração. "Essa formação deu muito certo. Aprendemos um pouco mais sobre esse tipo de corrida e, certamente, vamos buscar vitórias em outras provas", completou Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário