sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Toyota entrega 20 Prius para frota de táxis híbridos de São Paulo



O Prius, veículo híbrido mais vendido do mundo e que foi apresentando ao mercado brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo, já pode ser visto rodando nas ruas da capital paulista. Isso porque, a Toyota entregou 20 unidades a empresas frotistas que aderiram ao Programa de Táxis Híbridos, implementado pela Prefeitura da cidade conforme decreto 53.223, de 19 de junho de 2012.
De acordo com o decreto, que visa iniciar e incentivar a operação de táxis movidos a energias mais limpas e sustentáveis, a Toyota poderá ofertar outros 96 carros, totalizando 116. 

Pelas regras municipais, as empresas interessadas serão autorizadas a comprar pacotes com, no mínimo, cinco carros, sendo que obrigatoriamente dois deles precisam ser híbridos, dois flex e um acessível, para atender pessoas com necessidades especiais.
A iniciativa da Prefeitura de São Paulo segue a tendência do que vem sendo feito em outras capitais mundiais, que contam com veículos híbridos em suas frotas de transporte público.

Sobre o Prius
Lançado em 1997, o Prius foi o primeiro veículo da história equipado com motores a gasolina e elétrico, utilizando a tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive, a ser produzido em escala comercial e suas vendas, ao longo desses anos, já ultrapassaram a marca de 3,2 milhões de unidades em todo o mundo, sendo mais de 1,2 milhão apenas nos Estados Unidos. Tais números tornaram o Prius um ícone entre os veículos com tecnologia sustentável. O modelo chega ao Brasil em sua terceira geração.

O modelo é equipado com um motor a gasolina de ciclo Atkinson, com quatro cilindros em linha e cilindrada de 1798cc, de estrutura muito compacta, especialmente desenhado para trabalhar em combinação com o motor elétrico.
O motor elétrico de 650 Volts que equipa o Prius é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. O Prius que chega ao Brasil tem potência máxima combinada (motores a combustão e elétrico funcionando juntos) de 138 cv.
Durante o processo de frenagem regenerativa, o motor elétrico trabalha como gerador de energia de grande capacidade, transformando parte da energia cinética, que se perde nos veículos tradicionais, em energia para o carregamento da bateria do sistema híbrido, que abastece o motor elétrico. A tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria autônoma, que alimenta o motor elétrico, com potência máxima de 27 kW, para o armazenamento de energia e que reúne as seguintes qualidades:

- Dispensa carga externa
- Não necessita manutenção nem troca periódica

Nenhum comentário:

Postar um comentário