quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Pedro Muffato condecorado em Curitiba com mais alta honraria do Paraná

Em um ano marcado por inúmeras ações de reconhecimento à carreira como piloto de automobilismo, que no dia 4 de dezembro completou 50 anos, Pedro Muffato recebeu uma homenagem por sua atuação política e empresarial. 

Ele foi um dos 37 condecorados com a Ordem Estadual do Pinheiro, em cerimônia comandada pelo governador Beto Richa no Palácio Iguaçu e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni.


“É uma honraria da mais alta importância. Receber a Ordem do Pinheiro foi mais uma grata surpresa”, declarou Muffato, que recebeu a homenagem de grau Grande Oficial, por sua trajetória política e empresarial. Estabelecido em Cascavel desde 1964, ele firmou atuação empresarial e na agricultura, além da passagem pela política – foi vereador de 1969 a 1972, exercendo por dois anos a presidência da Câmara Municipal, e prefeito entre 1973 e 1976.

A Ordem Estadual do Pinheiro é a mais alta honraria oficial concedida pelo governo do Paraná. A homenagem levou Muffato a recordar o início de sua trajetória. “O começo de tudo foi em Cascavel, numa época em que ainda não havia desenvolvimento. A cidade não tinha conforto, o gerador de luz era desligado por volta das dez ou onze horas da noite, não tinha potencial. Decidi me mudar para Cascavel com resistência da minha família”, contou.

“Acreditei com determinação que o futuro estava em Cascavel. A família ofereceu alguma resistência, a cidade era um tanto violenta pelas questões de disputas de terra”, recordou Muffato. A situação foi atenuada com a visita do presidente Ernesto Geisel. “O Geisel veio quando eu era prefeito. A partir dali, começamos a entregar os títulos definitivos e as escrituras aos colonos. Mas meu negócio não era terra, era o ramo de secos e molhados”.

A solenidade que marcou o 163º aniversário de emancipação política do Paraná condecorou 37 personalidades de setores diversos como artes, ciência, educação, religião, política, economia e esporte. “Homenageamos pessoas que fazem a diversidade, pluralidade e riqueza do país”, declarou o governador Beto Richa. “Tenho muito orgulho de tê-los junto a nós e de retribuir a sua contribuição com este reconhecimento oficial”.

A relação das personalidades condecoradas neste ano com a Ordem Estadual do Pinheiro inclui nomes como o de Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, Gerado Alckmin, governador de São Paulo, Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Ricardo Barros, ministro da Saúde, e Jorge Samek, diretor geral da Itaipu Binacional, e Cuca, técnico campeão brasileiro de futebol em 2016 comandando o Palmeiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário