Durou exatamente 50 anos e
uma semana a carreira de Pedro Muffato no automobilismo.
O piloto paranaense de
76 anos, que disputou sua primeira corrida numa pista de rua de terra em
Cascavel no dia 4 de dezembro de 1966, participou no último domingo (11), sob
chuva, de uma prova promocional com os carros da categoria C250 Cup do
Mercedes-Benz Challenge no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.
A corrida, realizada em caráter extra campeonato,
foi iniciativa da equipe Center Bus-Sambaíba que confrontou grandes nomes do
automobilismo em ato de celebração aos 60 anos da Mercedes-Benz no Brasil. Além
de Muffato, que terminou a disputa em segundo lugar, participaram Ângelo
Giombelli, outro piloto de Cascavel, que conquistou a vitória, Alencar Júnior,
Maurício Slaviero, Beto Richa, Zeca Monteiro e Paulo Gomes.
A promoção da Center Bus-Sambaíba em Interlagos
somou-se à série de atividades que celebram os 60 anos da Mercedes-Benz no
Brasil. “Acho que fiz, enfim, a minha última corrida. Choveu muito durante a
corrida, aquilo era água benta, abençoando o tempo em que eu corri”, discursou
Muffato. “Sempre fiz automobilismo para mim e para o automobilismo, para poder
ver coisas maravilhosas como a Stock Car, que foi construída com muito
trabalho”.
TROFÉU PEDRO MUFFATO
Na noite de segunda-feira (12) Pedro Muffato
participou em São Paulo da cerimônia de premiação aos campeões das cinco
categorias promovidas pela Vicar e recebeu uma homenagem especial. “Sou muito
grato a todos que participaram desta iniciativa. Esse momento é um privilégio
para mim, me sinto muito emocionado. Se encerrar uma carreira de 50 anos traz
algo tão bom, vou correr mais 50 anos para passar por isso de novo”, brincou.
A homenagem prestada ao piloto paranaense
contemplou, também, uma premiação inédita: a instituição do Troféu Pedro
Muffato, destinado à revelação mais positiva da temporada da Stock Car.
O
próprio Muffato entregou o troféu ao argentino Nestor “Bepu” Girolami, que
disputou a temporada pela Eisenbahn Racing. “A categoria é fantástica. No ano
que vem vou participar do Mundial de Turismo, mas prometo voltar à Stock Car”,
falou o argentino.
Muffato teve forte envolvimento com o
automobilismo da Argentina nos anos em que competiu e construiu carros para os
campeonatos sul-americanos de Fórmula 2 e Fórmula 3. Coube a ele, na solenidade
que a Vicar promoveu, a entrega dos troféus aos
campeões de 2016 da Fórmula 3 Brasil. Matheus Iorio, de São Paulo, foi campeão
da categoria A. Pedro Caland, de Brasília, conquistou o título da classe Light.
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