sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

ENTRA EM OPERAÇÃO ÔNIBUS 100% ELÉTRICO COM TECNOLOGIA BRASILEIRA

O primeiro ônibus 100% elétrico com tecnologia brasileira de baterias alimentadas por energia solar (fotovoltaicas) e desenvolvido com tecnologia brasileira começou a rodar em Florianópolis, SC, esta semana.

O veículo, Marcopolo Torino Low Entry, com plataforma Mercedes-Benz O500U Elétrico,  foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Possui sistema de tração elétrica com tecnologia da Eletra, responsável também  pelo projeto de integração, com motores elétricos WEG.

Com o inovador conceito de deslocamento produtivo, o ônibus passou a rodar no trajeto de 25,3 quilômetros entre dois campus da UFSC, no Sapiens Parque, em Canasvieiras, no norte da ilha, e o Campus Central. Segundo o professor da UFSC, Ricardo Rüther, o objetivo é demonstrar como é viável e sustentável aliar a tecnologia limpa e proporcionar sensível ganho de tempo e eficiência quando se faz uso de transporte coletivo inteligente.
  
A modernidade do projeto não está somente na adoção de tecnologia limpa e sustentável, mas também na aplicação do deslocamento produtivo. “Com mesas de reunião, wi-fi, tomadas de energia e saídas USB, é possível, durante a viagem, trabalhar e, consequentemente, ser mais eficiente e produtivo. O nosso objetivo é tornar esta realidade mais clara e concreta para a população”, enfatiza o professor.

O ônibus tem 200 kW de potência, sistema de tração movido 100% por energia elétrica que garante zero emissões e é uma opção para reduzir a poluição da atmosfera e também sonora nos grandes centros urbanos. A tecnologia é totalmente nacional e envolve as empresas parceiras da UFSC, Eletra, Marcopolo, Mercedes-Benz e WEG.

Segundo Iêda Maria de Oliveira, gerente comercial da Eletra, em medições realizadas em São Paulo, os ônibus elétricos mostraram-se até 26% mais econômicos que um convencional a diesel, apenas comparando o custo da energia elétrica com o custo do diesel. “Além de todos os ganhos para o meio ambiente e também para a sociedade, a frota com veículos elétricos ou elétricos híbridos é comprovadamente mais eficiente na operação do que o diesel convencional”, destaca.

“Temos a dificuldade do investimento inicial e infraestrutura, mas o ganho ambiental imediato e a rentabilidade que se comprovará com a implementação de frotas de ônibus elétricos, afloram a necessidade de políticas públicas e a responsabilidade dos gestores para com o futuro das nossas cidades”, enfatiza Iêda de Oliveira. 

Com comprimento total de 12.710mm, o ônibus transporta 38 passageiros sentados em poltronas estofadas, é equipado com rampa de acesso para portadores de necessidades especiais e sistema de ar-condicionado. A geração de energia elétrica é realizada por intermédio de módulos solares fotovoltaicos integrados.

O ônibus vai realizar quatro viagens por dia, no total de mais de 200 quilômetros e será recarregado no laboratório da UFSC, no Sapiens Parque. A recarga completa das baterias leva em média uma hora, mas graças à tecnologia de recuperação da energia nas frenagens, pode operar em trajetos de até 70 quilômetros sem nenhuma recarga.


O projeto, coordenado pelo prof. Ricardo Rüther, da UFSC, foi financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e custou cerca de R$ 1 milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário