Paulo Soláriz e Emerson Fittipaldi |
Com o objetivo de resgatar a memória gloriosa do
automobilismo brasileiro, a Velocult – Semana Cultural da Velocidade – chega a
sua 4ª edição orgulhando-se de aliar esporte e cultura. E, neste ano,
relembrará os grandes fatos ocorridos e os protagonistas da principal prova do
automobilismo nacional: a ‘Mil Milhas Brasileiras’. Idealizada pelo designer
Paulo Soláriz, que já criou troféus para a Fórmula 1 e Fórmula Indy, a 4ª
Velocult acontece de 25 de fevereiro a 16 de março, no Espaço Cultural do
Conjunto Nacional, em São Paulo (SP).
Ao homenagear a ‘Mil Milhas Brasileiras’ através da
mostra de carros, troféus e fotos antigas, a 4ª Velocult espera receber mais de
1 milhão de pessoas durante os 20 dias da exposição. Charmosa, tradicional e
apaixonante, a ‘Mil Milhas Brasileiras’ foi criada por Wilson Fittipaldi (Pai) e Eloy
Gogliano inspirada ‘Mille Miglia’, na Itália. Sua primeira edição aconteceu em
1956, com uma largada noturna no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Carretera Chevrolet Corvette de Camilo Cristofaro |
Amante incondicional da velocidade e do automobilismo
brasileiro, Paulo Soláriz empresta seu talento e paixão para, a cada ano,
homenagear as figuras mais importante deste esporte que emociona há tantas
décadas os brasileiros. Não é só a emoção da velocidade que Soláriz quer
mostrar, mas também a importância da ‘Mil Milhas’ para a evolução dos
automóveis no Brasil. “A Velocult apresentará ao público a fase romântica do
nosso automobilismo, fase que nos deu grandes pilotos, como Bird Clemente,
Camilo Cristópharo, Chico Landi, José Carlos Pace, Wilson Fittipaldi Jr., Luiz
Pereira Bueno, entre outros. Esses personagens serviram de inspiração para
nomes como Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Nelson Piquet, que alçaram a
condição de pilotos para se tornarem ídolos da nação. A Velocult também
mostrará porque a ‘Mil Milhas’ foi um grande impulsionador para o crescimento
da indústria automotiva no Brasil, funcionado como um verdadeiro “laboratório”
das montadoras e alavancando a economia do país”, relembra Soláriz.
Carretera de Antônio Carlos Avallone |
Esta fundamental importância para a história do
automobilismo brasileiro de competição e da indústria automotiva sempre foi
creditada à ‘Mil Milhas’, pois era uma corrida de longa duração que equivalia a
60 mil quilômetros de uso normal de um veículo de rua, além de ser genuinamente
brasileira. “Na ‘Mil Milhas’, as montadoras colocavam à prova seus carros,
projetos e ideias, e para as marcas de autopeças era uma enorme vitrine. Isso
impulsionou o desenvolvimento do Brasil”, diz Paulo.
Patrocinadora da Velocult 2013, a Petrobras faz parte
desta trajetória do automobilismo brasileiro quando, em 1956, sua logomarca foi
exibida na primeira prova da ‘Mil Milhas Brasileiras’. "Participar da
Velocult nos dá a oportunidade de resgatar uma parte da história desse importante
esporte no país. Atualmente, nosso apoio ao automobilismo é feito por meio do
Programa Petrobras Esporte & Motor que, além do patrocínio a grandes
eventos, permite o desenvolvimento de produtos como combustíveis e
lubrificantes, utilizando as competições como campos de pesquisas",
destaca o gerente de Comunicação Institucional da Regional São Paulo Sul da
Petrobras, Diego Pila.
Os visitantes terão a oportunidade de ver e conhecer a
história da ‘Mil Milhas Brasileiras’ por meio de 19 painéis com textos e
fotografias, e 15 carros no total, sendo que a maioria deles correu a prova,
como a legendária Carretera nº 18 de Camilo Cristópharo, construída nos anos
50; uma Carretera DKW; um Karman Ghia Porsche; um Alfa Romeu GTA; um Alfa
Giuletta; um Alfa Romeu JK; um Willys Mark 1; um Alpine 208; e um DKW Malzoni.
Eloy Gogliano e Wilson Fittipaldi,o Barão. |
Mais do que os carros de competição, os visitantes
poderão registrar os momentos de alegria empunhando um troféu no alto de um
pódio montado especialmente para pais e filhos dividirem emoções.
A 4ª Semana
Cultural da Velocidade é um evento idealizado pelo designer Paulo Soláriz com
apoio da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo, Conjunto Nacional,
Bardahl, CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), Contini Lemon e Grill
Hall Paulista, e com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal.
Serviço:
4ª Semana Cultural da Velocidade – Velocult
Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2.073 – São Paulo
- SP
Período: 25 de fevereiro a 16 de março de 2013
Período: 25 de fevereiro a 16 de março de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário