A Honda Motor
Co. anunciou recentemente o desenvolvimento de uma nova tecnologia que unirá
aço e alumínio. O resultado da liga desses dois metais será usado para
aplicação nos painéis exteriores das portas, que normalmente são feitos somente
em aço. A princípio, a empresa divulgou que irá adotar a tecnologia na versão
americana do novo Acura RLX e, posteriormente, a aplicação será estendida para
outros modelos.
Para alcançar um
bom resultado na união dos dois metais diferentes foi necessário o desenvolvimento
de diversas tecnologias, simultaneamente, com o objetivo de prevenir corrosões e deformidades térmicas causadas
pelas diferentes taxas de expansão de cada tipo de metal.
Ao longo das
pesquisas, a Honda desenvolveu três processos que permitem a adoção do alumínio
para partes externas dos painéis: tecnologia para unir metais diferentes:
adoção da estrutura “3D LockSeam”, em que o painel de aço e o de alumínio são
unidos em camadas e prensados duas vezes; tecnologia para prevenir
corrosões elétricas: adoção de aço altamente inoxidável para o painel
interior e uma nova forma de assegurar o completo preenchimento de fendas com
um agente adesivo; tecnologia para controlar deformidades térmicas:
adoção de agente adesivo com módulos de baixa elasticidade e com posição
otimizada no “3D LockSeam”.
As vantagens
dessas novas tecnologias incluem a eliminação do processo normal de soldagem
para unir painéis das portas. Além disso, elas não precisam de um processo
exclusivo e podem ser acomodadas nas linhas de produção já existentes.
A novidade
contribui para a melhora da economia de combustível e performance dinâmica do
veículo, reduzindo cerca de 17% do peso dos painéis, em relação aos convencionais
totalmente em aço. Além disso, reduzir o peso no lado externo da carroceria
possibilita trabalhar com o centro de gravidade do veículo, tornando a sua
condução mais estável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário