A sexta geração
do Maserati Quattroporte chega com tecnologias ZF que ressaltam as
características deste marcante veículo. Um dos destaques é a transmissão
automática de 8 velocidades 8HP, que reúne dinamismo e conforto combinados com um
reduzido consumo de combustível. Já o Controle Eletrônico Contínuo de
Amortecimento (CDC) aumenta a segurança de condução, conforto e dinâmica do
automóvel, pois o sistema administra as forças de amortecimento para cada uma
das rodas em milésimos de segundos.
Um carro de turismo luxuoso e esportivo que acomoda confortavelmente até cinco
pessoas. Foi com este conceito que o primeiro Maserati Quattroporte buscou seu
lugar no mercado automotivo há 50 anos. Na quinta geração do veículo, a marca
já exibia em sua versão sedã a tecnologia ZF. E, novamente, a sexta geração do
Quattroporte é lançada destacando também a qualidade tecnológica provida pela
ZF: o novo Quattroporte oferece um motor V8 de 3,8 litros com 530 cavalos de
potência, que opera em conjunto com a transmissão automática 8HP da ZF.
"O desenvolvimento da aplicação da transmissão no Maserati, levando-se em
conta o torque do motor fenomenal deste automóvel, não é tarefa fácil",
diz Gerhard Wagner, membro do Conselho de Administração da ZF e Chefe da
divisão de Tecnologia de Powertrain da empresa. "Com a transmissão 8HP
para o Quattroporte, conseguimos de maneira brilhante obter o delicado
equilíbrio entre esportividade e conforto", acrescenta o executivo.
Quando comparada com a sua antecessora, a 6HP, a transmissão automática 8HP
reduz em 6% o consumo de combustível. Junto com a função start/stop do
Quattroporte, o potencial de economia pode chegar a até 11%. Ao fazer
isso, a transmissão automática de 8 velocidades não é apenas altamente eficiente,
mas também extremamente dinâmica: ela oferece respostas extremamente rápidas, e
as mudanças de marcha acontecem de maneira suave.
Estas características são reforçadas pelo Controle Eletrônico Contínuo de
Amortecimento (CDC). Este sistema, composto por amortecedores e uma unidade de
controle eletrônico, ajusta a suspensão em frações de segundo, sempre em
sintonia com a situação de condução do veículo. Isto permite que o Quattroporte
possa mudar quase que instantaneamente de uma marcha de baixa velocidade para
uma de alta velocidade. E o CDC propicia que, mesmo com essa mudança brusca, as
rodas mantenham sempre um bom contato e aderência com o asfalto, o que garante
a segurança do motorista e dos passageiros.
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