A Ford anunciou que
o New Fiesta 2014 será lançado nos Estados Unidos com a primeira campanha
criada inteiramente pelos consumidores. A ação, chamada "Fiesta Movement:
a Social Remix", foi apresentada em Nova York, durante a
convenção "Social Media Week".
A proposta é
destacar o grande conteúdo de inovação do New Fiesta, convidando 100 pessoas
para mostrar os atributos do carro e contar a sua história de uma maneira totalmente
diferente. A seleção desses 100 "agentes" será feita nas redes sociais e durante
eventos esportivos
e de entretenimento, como X Games, American Idol e o lendário festival de
música Bonnaroo, em parceria
com redes de televisão.
Nesse formato inovador de campanha, tudo o que será visto, lido e ouvido
sobre o carro será gerado pelos próprios consumidores. Além de posts nas mídias
sociais, suas fotos e vídeos poderão gerar anúncios impressos em revistas e
propagandas de TV. Eles serão os astros na frente e atrás das câmeras.
"O New
Fiesta foi criado para refletir a individualidade dos clientes, por isso
achamos que a sua comunicação deve ser comandada pelas pessoas que vão dirigir
o carro", diz Jim Farley, vice-presidente
executivo de Vendas, Marketing e Serviços Globais da Ford. "Ele é
um carro econômico, bonito, com tecnologia avançada e excelente desempenho. Tem
realmente uma personalidade própria, que será mostrada por meio das histórias e
experiências de pessoas de verdade."
Geração Y
A Ford foi a
primeira montadora a lançar um veículo nas mídias sociais. Em 2009, a primeira
geração do New Fiesta foi apresentada com o "Fiesta Movement". Um
grupo de pessoas foi convidado a dirigir o carro antes da sua chegada ao
mercado e a compartilhar essa experiência nos meios de comunicação. Na nova
campanha, a Ford leva o uso das mídias sociais a um nível totalmente novo.
A Ford vai
entregar um New Fiesta 2014 a cada uma das 100 pessoas selecionadas e deixá-las
à vontade para fazer o que sabem: entreter os seus seguidores. O Fiesta é o
veículo que mais atrai os jovens da geração Y, nascidos entre os anos 1980
e 2000. Por isso, sua história merece ser contada de modo diferente.
"Os
consumidores da geração Y gostam de compartilhar com marcas que os
representam", diz Keith Koeppen, gerente de Publicidade e Mídia da Ford.
"Esse público está acostumado a criar conteúdo sobre as suas vidas. Assim,
faz sentido dar a eles uma plataforma maior para exercitar sua criatividade.
Faz parte da democratização dos meios de comunicação".
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