Nº 27 — 20 / 02 / 2013
|
Sabe qual o melhor recurso de um veículo novo?
Tecnologia. Seja ela para oferecer mais eficiência, segurança ou mesmo
conforto, esses recursos deveriam ser o primeiro item a ser observado na
aquisição de um novo modelo, seja um automóvel ou mesmo, principalmente, um
caminhão.
Já pensou na hora de manobrar um caminhão? Para facilitar o controle e precisão do sistema de direção dos caminhões surge uma inovação técnica que vai ajudar o motorista. O novo sistema combina o já tradicional controle hidráulico com um motor elétrico que amplia a exatidão na condução.
Um motor elétrico controlado eletronicamente, acoplado ao
eixo de direção é a inovação tecnológica principal do Volvo Dynamic Steering. O
motor elétrico, que funciona em conjunto com a direção hidráulica do caminhão,
tem um máximo de 25 Nm de torque, sendo sua unidade de controle eletrônico
regulada milhares de vezes por segundo.
"Esta tecnologia patenteada pela Volvo beneficia o
motorista de caminhão em todas as condições operacionais. Na estrada o sistema
de direção dinâmico oferece estabilidade direcional imbatível. Em velocidades
baixas, até mesmo um caminhão carregado é tão fácil de dirigir que você pode
fazê-lo com um dedo", diz Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks.
Em baixas velocidades, o motor elétrico assume o trabalho
dos músculos do motorista. Em vez disso, o motorista pode relaxar e dirigir sem
ter que esticar seus braços e ombros. Outro benefício é que o Volvo Dynamic
Steering centraliza automaticamente o volante, mesmo quando revertendo.
Irregularidades na superfície da estrada, tais como
rachaduras e buracos, são amortecidas pelo sistema. Isto significa que a
direção torna-se mais estável, uma vez que o condutor não tem
que compensar com constantes ajustes os ruídos da pista para o volante.
Na estrada esse controle preciso leva a uma maior
estabilidade direcional, o que por sua vez dá ao condutor uma experiência de
condução mais descontraída com o controle total em todas as velocidades. O
sistema de direção dinâmica elimina praticamente todos os movimentos pequenos
na direção que são inevitáveis nas estradas normalmente.
Caso o caminhão esteja numa estrada mais íngreme e
curvada ou mesmo um vento lateral atinja seu caminhão, a situação é rapidamente
detectada pelo sistema que compensa automaticamente, permitindo ao motorista
seguir em frente, sem ter que puxar o volante para neutralizar qualquer
movimento lateral. Temos como ganhos uma melhoria significativa da segurança
rodoviária e conforto do motorista.
MECÂNICA ONLINE
A Ferrari tomou o primeiro lugar do top cinco de marcas
poderosas em 2013, à frente de empesas como Google, Coca-Cola, PwC, Apple e
Hermes, numa lista de mais de 500 empresas conhecidas em todo o mundo.
A Nissan comemora
a Marca histórica de 50 mil unidades vendidas do LEAF, primeiro veículo 100%
elétrico produzido em larga escala. Lançado comercialmente há pouco mais de
dois anos, o modelo é realidade para consumidores do Japão, Estados Unidos e 17
países da Europa.
O semipesado Scania P 310 chegou aos poucos para sentir o
mercado e foi muito bem recebido pelo mercado consumidor. Desde que entrou no
segmento a fabricante sueca tem visto os bons resultados. Em comparação a 2011,
o crescimento de 2012 foi de 250%.
No forno a nova
Coleção AutoMecânica desenvolvida pela Mecânica Online®. O material que é
apresentado em quatro mídias CD-ROM aborda desde a história e criação do automóvel,
passando por seu desenvolvimento, evolução e conclui com os principais
lançamentos do mercado e tendências / perspectivas de futuro. Material é
referência na hora de uma consulta.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário