A Ford é a única
grande fabricante de automóveis a figurar na lista de 2013 das 50 empresas mais
inovadoras do mundo, elaborada pela publicação "Fast Company´s", dos
Estados Unidos. Os editores destacaram entre as conquistas recentes da Ford o lançamento
do Novo Fusion 2013, o sistema SYNC e a inauguração de um laboratório no Vale
do Silício, na Califórnia, onde seus engenheiros podem compartilhar ideias com
algumas das mentes mais brilhantes da tecnologia.
Entre os
equipamentos inovadores já disponíveis nos veículos da Ford é citado o sistema
de conectividade SYNC, que permite ao motorista se manter conectado a
dispositivos móveis por comando de voz, sem tirar as mãos da direção nem
desviar os olhos da pista.
Segundo a
publicação, o novo Fusion 2013 conta com um dos sistemas mais completos de
assistência ao motorista da indústria, incluindo piloto automático adaptativo e
sistema de manutenção na faixa, por um custo acessível na categoria. Os
pesquisadores da Ford também trabalham no desenvolvimento de futuros sistemas,
como o que estima a carga de trabalho do motorista para ajudar a controlar
situações de estresse ao volante.
A pesquisa
Empresas Mais Inovadoras é o projeto editorial mais importante da Fast
Company´s. Nela aparecem empresas de ponta, como Nike, Apple, Amazon e Google,
além de novatas como Square, Fab e Tumblr. A equipe editorial passa meses
reunindo e selecionando informações para identificar as empresas que
representam o que há de melhor no mercado ao redor do mundo. O resultado é a
lista daquelas que ousam ser diferentes, não só no crescimento da receita e
margens de lucro, mas também no espírito criativo e modelo progressivo de
negócios.
Uma curiosidade
este ano é a ausência de gigantes das mídias sociais, como Facebook e Twitter.
"Nenhuma delas produziu inovações que merecem destaque", explica a
revista na matéria que acompanha a pesquisa. "Na história da nossa lista,
menos de um terço das empresas volta a entrar no ranking do ano seguinte. Este
ano, apenas sete são presenças consecutivas, uma indicação de que muito mais
empresas, de vários lugares do mundo, estão inovando para atingir um patamar
competitivo, aumentando cada vez mais o padrão."
Além da versão
impressa, a publicação está disponível online no www.fastcompany.com/MIC e também na forma de aplicativo no iTunes.
Maior retorno sobre inovação
No Brasil, a Ford também foi a marca que
apresentou o maior retorno de vendas por investimento em inovação entre 2000 e
2011, segundo uma pesquisa feita pela consultoria Pieracciani com as oito
maiores montadoras. O estudo aponta que a Ford aumentou a média anual dos
emplacamentos em 731 unidades, ou 5,5%, a cada inovação lançada no mercado.
A Pieracciani colheu os dados de oito montadoras
que representaram no período cerca de 95% dos licenciamentos de automóveis -
Volkswagen, Fiat, General Motors, Honda, PSA Peugeot Citroën, Renault e Toyota,
além da Ford. Depois, dividiu a média de crescimento anual nas vendas pelo
número de inovações apresentadas ao público.
A Ford teve 18 lançamentos no período, com
inovações que foram mais bem aceitas pelo consumidor que as concorrentes.
Exemplo disso, segundo Daniel de Moraes Rodrigues, um dos responsáveis pela
pesquisa, é o utilitário esportivo Ford EcoSport. "Foi um grande
lançamento que gerou aumento de vendas sustentável durante alguns anos",
diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário