“As muito feias que me perdoem, mas beleza é
fundamental.” Já dizia Vinicius de Moraes em sua poesia “Receita de Mulher”,
característica essa tão destacada nas transmissões de carnavais que
acompanhamos na televisão. Então, já que a beleza é fundamental, surgem os
designers para colocar o belo em nossa vida cotidiana, claro, quando isso é
possível, como acontece com os automóveis.
Os designers são os responsáveis por fazer dos objetos muito mais do que meros utensílios – os objetos devem ser também capazes de melhorar nossa vida, de deixá-la mais bonita.
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
Os designers são os responsáveis por fazer dos objetos muito mais do que meros utensílios – os objetos devem ser também capazes de melhorar nossa vida, de deixá-la mais bonita.
A definição de design é controversa até mesmo entre os
profissionais do setor. É algo bem parecido com aquela velha discussão sobre o
que é arte. No Dicionário Aurélio design surge como “concepção de um projeto ou
modelo”. Steve Jobs costumava dizer que o design é “a alma das criações
humanas”. Não foi à toa que ele ergueu a empresa investindo na fabricação de
computadores esteticamente irresistíveis.
Num mundo em que a eficiência, durabilidade e qualidade
dos produtos são semelhantes, de que forma é possível chamar a atenção do
consumidor? Pela beleza, pela diferença – pelo design. Portanto, as empresas
têm apostado todas as fichas no negócio, a ponto de consultores e analistas
atestarem que vivemos na economia do design. Afinal de contas, está nas mãos
dos designers o poder de criar coisas dirigidas para nos agradar e assim nos
convencer – ou não – a comprar algo. Ou seja: eles influenciam diretamente a
forma como gastamos nosso dinheiro.
Quando o assunto é automóvel, foi inaugurada uma
exposição em São Paulo que vai até o dia 31 de março que tem como tema -
Giugiaro: 45 anos de design italiano, no Museu da Casa Brasileira.
A mostra apresenta o trabalho de Giorgetto e Fabrizio
Giugiaro, pai e filho, duas referências de criatividade no design. Giorgetto
Giugiaro foi um dos principais agentes a dar forma e beleza à indústria
automobilística mundial.
Eles participaram do evento de abertura da exposição, que
também contou com a presença do presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas
Schmall, que destacou como Giugiaro desenvolveu com muito estilo e
funcionalidade projetos e obras que entraram para a história.
Giorgetto Giugiaro mantém estreita relação com o Grupo
Volkswagen desde os primeiros anos de atividade de seu estúdio, Italdesign. É
de sua autoria, por exemplo, o desenho da primeira geração do Golf (1974) –
considerado pelo próprio designer sua melhor e mais importante realização.
Giugiaro também desenhou vários outros projetos
importantes do Grupo Volkswagen, como o Passat (1973), Scirocco (1974), Audi 80
(1978) e Lamborghini Gallardo (2002).
Essa cooperação de sucesso se itensificou em setembro de
2010, quando o Grupo Volkswagen tornou-se acionista majoritário no Italdesign. O
estúdio foi criado em 1968 por Giorgetto Giugiaro em parceria com o engenheiro
Aldo Mantovani.
MECÂNICA ONLINE
A Volvo iniciou no Brasil os primeiros testes com um
caminhão movido a diesel-metano, uma solução de combustível alternativo para
transporte de longa distância. O caminhão é movido com até 75% de Gás Natural
Liquefeito (GNL) e o restante de diesel. Testes de campo realizados na Europa
mostram que a tecnologia com gás natural liquefeito diminui em até 10% as
emissões de CO2, em comparação aos caminhões com tecnologia Euro 5.
Os resultados das vendas no primeiro mês do ano foi de
comemoração para as principais marcas de automóveis e comerciais leves. O
motivo? Recorde histórico de vendas para o mês de janeiro! Entre as fabricantes
a Fiat largou na frente e já abre cerca de 10 mil unidades de vantagem para a
Volkswagen, que vem em segundo.
Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens
Profissionais da Fiat. O objetivo é identificar e desenvolver engenheiros com
interesse em atuação na área industrial. São 80 vagas direcionadas para o
complexo automotivo que a fabricante italiana está montando em Goiana, Mata
Norte de Pernambuco. Estes jovens profissionais devem ter graduação concluída
entre junho de 2010 e março de 2013.
São 81 as equipes inscritas na 19ª Competição Baja SAE
BRASIL-PETROBRAS, que representam 68 instituições de ensino superior de 17
Estados brasileiros e Distrito Federal (DF). As provas serão realizadas de 14 a
17 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em
Piracicaba-SP.
PERFIL
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário