A Audi está
trabalhando intensamente para eletrificar o sistema de transmissão usando a
tecnologia híbrida plug-in - que pode reabastecer na tomada as baterias que
alimentam o motor elétrico. Dentro deste conceito, a montadora dos quatro anéis
está apresentando o Audi A3 e-tron no Salão de Genebra, que abre para o público
entre os dias 07 e 17 de março. Com 204 cv de potência e 350 Nm de torque, o
veículo tem desempenho esportivo garantido.
A versão híbrida
do Audi A3 acelera de a 100 km/h em 7,6 segundos e tem velocidade máxima de 222
km / h. De acordo com a norma ECE (europeia) para automóveis híbridos do tipo
plug-in, o modelo de cinco portas consome, em média, apenas 1,5 litros de
combustível por 100 km, o que corresponde a emissões de CO2 de 35 gramas por
km. Com o motor elétrico, o Audi A3 e-tron atinge uma velocidade máxima de 130
km/h e tem autonomia de 50 km.
O motor a
combustão é um 1.4 TFSI modificado, que produz 150 cv de potência. Já o motor
elétrico acrescenta 102 cv de potência. A transmissão e-S tronic de seis
velocidades redesenhada transfere a potência para as rodas dianteiras. Os dois
motores se complementam: o motor elétrico fornece o seu torque máximo desde o
início de seu funcionamento até 2.000 rpm e a potência máxima do 1.4 TFSI está
disponível entre 1.750 e 4.000 rpm.
O Audi A3 e-tron
pode ser conduzido de três modos distintos: apenas com o motor a combustão, só
com elétrico ou em modo híbrido. Mesmo em modo elétrico, o modelo oferece
aceleração poderosa, sem a necessidade de envolver o TFSI. O motorista pode
optar por ter os dois motores ativos ao mesmo tempo ("boosting").
Quando o condutor deixa de acelerar, ambos são desativados temporariamente
("gliding"). Desta forma, o torque do freio motor é eliminado e a
eficiência é aumentada.
No Salão do
Automóvel de Genebra, o Audi A3 e-tron vai apresentar uma visão realista para o
futuro da mobilidade, como a Audi está planejando. A eletrificação do sistema
de transmissão, com o uso da tecnologia plug-in, desempenha papel determinante
na estratégia da marca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário