A
Nissan comemora a marca histórica de 50 mil unidades vendidas do LEAF, primeiro
veículo 100% elétrico produzido em larga escala. Lançado comercialmente há pouco
mais de dois anos, o modelo é realidade para consumidores do Japão, Estados
Unidos e 17 países da Europa. Com a marca, o Nissan LEAF confirma a posição de
elétrico mais vendido do mundo.
Outra
conquista importante do Nissan LEAF nesse período é o benefício ao meio
ambiente. Afinal, as unidades do modelo rodaram mais de 260 milhões de km (total
baseado nas equipadas com o sistema de navegação Carwings, um item
opcional), distância superior a que separa o planeta Terra do Sol. Dessa forma,
a atmosfera deixou de receber mais de 45,2 mil toneladas de gás carbônico (CO²)
e de outras partículas prejudiciais quando comparado às emissões de veículos da
mesma categoria. Seria necessário plantar mais de 3,2 milhões de árvores para
absorver essa quantidade de gases poluentes.
A
unidade do Nissan LEAF que mais “economizou” em emissões está no Japão, e rodou
mais de 175 mil quilômetros em menos de dois anos. Na Espanha, um dos
proprietários percorreu, em um ano, mais de 43 mil km. O que chama a atenção
nesses números é o fato deles serem muito superiores à média anual de
quilometragem registrada por veículos desse segmento. Pesquisas realizadas pela
Nissan indicam que 95% dos donos do LEAF estão satisfeitos com o veículo, índice
superior ao registrado em outros modelos da marca.
Na
Europa, o Nissan LEAF é vendido em 17 países, nos quais mais de 7 mil unidades
circulam diariamente. Nos últimos 12 meses, a Nissan incentivou o crescimento na
infraestrutura de recarga rápida das baterias do carro, aumentando de 158 para
601 pontos no continente – o sistema possibilita o carregamento de até 80% da
bateria em até 30 minutos, o que dá 120 km a mais de autonomia ao veículo. O
objetivo é dobrar o número de pontos atual até o final deste ano, instalando
recarregadores rápidos em locais estratégicos, como estacionamentos de shoppings
e postos de serviços em estradas.
O
Brasil também integra os esforços da Nissan em promover globalmente veículos
elétricos. Dez unidades do Nissan LEAF participam do Projeto Piloto de Táxi
Elétrico da cidade de São Paulo, parceria entre a Nissan do Brasil, Prefeitura
de São Paulo, AES Eletropaulo e a Associação das Empresas de Táxis do Município
de São Paulo (Adetax), que teve início no dia
6 de junho de 2012. Na época, a capital paulista foi a primeira cidade da
América do Sul a assinar um acordo desse tipo.
Os
Nissan LEAF Táxi circulam de segunda a sexta-feira, e partem de pontos
localizados na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, na Avenida
Engenheiro Luis Carlos Berrini e em frente ao Teatro Municipal, no centro da
cidade.
Com autonomia de
160 km com uma única carga, o Nissan LEAF foi projetado desde o início para
atender às necessidades da mobilidade urbana moderna. Ele oferece espaço,
conforto e potência como os veículos à combustão, mas sem emitir poluentes que
contribuem para o efeito estufa, além de não fazer nenhum barulho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário