O
Grupo Nisshinbo Holding Inc., do Japão, que em 2011 adquiriu o Grupo TMD
Friction (o que resultou no maior fabricante mundial de material de fricção
para freios de veículos – no Brasil com produtos da marca Cobreq), dedica-se a
uma grande variedade de novos negócios. Sempre preocupado com o meio ambiente e
a redução do consumo de energia, dentro desta filosofia inaugurou, no ano
passado, em Tokushima, a chamada fábrica inteligente (Smart Factory).
Com
a capacidade de quem colaborou com a vitória do Toyota TS030 híbrido na prova
“6 Horas de São Paulo”, em setembro passado, por meio de seu capacitor de duas
camadas (N’s CAP), a nova fábrica da Nisshinbo possui gerador de energia que
usa combustível fotovoltaico e outras pilhas, capacitor elétrico de duas
camadas, corrente contínua de alta tensão e sistema de gerenciamento de energia
que monitora e controla a eletricidade.
Já
o capacitor Nisshinbo de duas camadas usado no Toyota TS030 Hybrid vencedor da
etapa brasileira do WEC (World Endurance Championship) da FIA (Federação
Internacional de Automobilismo), denominado N’CAP, armazena a energia criada
pela freadas fortes e repetitivas durante uma corrida, e alimenta um motor
elétrico nas acelerações máximas.
O
sucesso em Interlagos deu à Toyota sua primeira vitória numa prova de longa
duração após 20 anos, quando o TS010 venceu em Monza. A corrida de
Interlagos também marcou a primeira vitória de um esporte protótipo de alta
tecnologia da Toyota e ainda com um feito inédito: no mundo foi o primeiro
sistema híbrido total a competir e vencer uma prova do World Endurance
Championship.
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