Sempre em busca da melhor relação custo-benefício para
seus produtos e serviços, a MAN Latin America implementou mais uma mudança em
seus caminhões e ônibus. A montadora é a primeira no mercado brasileiro de
caminhões e ônibus a adotar a nanotecnologia em seus coxins de motor, gerando
ganho de até 50% na vida útil do componente. Além disso, esta mudança confere
maior conforto aos motoristas por absorver melhor a vibração do veículo.
Por atuar em estruturas do tamanho de um bilionésimo de
metro, a nanotecnologia permite uma reorganização das estruturas de átomos e
moléculas. Foi a solução da MAN Latin America para aprimorar os compostos de
borracha e metal do coxim, promovendo assim uma resistência ainda maior ao
componente.
“Oferecemos hoje na linha Advantech um componente com
relação otimizada entre conforto e durabilidade, proporcionando ainda mais
benefícios a nossos clientes”, destaca Gastão Rachou, diretor de Engenharia,
Estratégia do Produto e Gerenciamento de Portfólio da MAN Latin America. Com a
novidade já nas ruas de todo o Brasil, a empresa sai na frente. Recentemente, o
governo federal instituiu o Comitê Interministerial de Nanotecnologias (CIN)
para alavancar os desenvolvimentos dessa solução.
Na função de sustentação do motor no chassi, o coxim fica
submetido a alto grau de vibração e, caso não absorva adequadamente o impacto,
pode gerar uma série de problemas. Em um desenvolvimento conjunto entre as
engenharias da MAN Latin America e Truck Bus, empresa fornecedora dos coxins, a
nanotecnologia foi aplicada em dois processos de fabricação do componente.
Com a adição de nanocompósitos, a borracha teve sua
formulação alterada para resistir melhor à vibração, um fator crítico para a
vida útil do coxim. O principal benefício com a reestruturação molecular da
borracha foi o aumento significativo de sua resiliência (capacidade de acumular
energia sem ocorrer ruptura, deformação ou perda de rendimento). Desta forma, a
borracha com nanocompósitos apresenta baixíssimos níveis de termo-oxidação,
fator responsável pela degeneração e perda de vida do componente.
Em outra frente, a estrutura metálica passa agora por um
banho de nanocerâmica, possibilitando uma maior aderência à borracha e
simplificando inclusive a operação, pois a preparação anterior contava com dois
processos em vez de apenas um. Esse tratamento especial evita que a borracha se
desprenda do metal, ocasionando a perda do coxim e, dependendo das
circunstâncias, comprometendo a vida útil de outros componentes. A otimização
dos processos também trouxe grande contribuição na redução dos impactos
ambientais, uma vez que foi eliminada a geração de componentes nocivos ao meio
ambiente, o que demandava atenção e cuidados especiais por parte da Truck Bus
para seu descarte.
As inovações integram a nova linha Advantech de caminhões
e ônibus VW, lançados para atender às exigências do Proconve P7. “Fomos além da
motorização e agregamos uma série de melhorias que fazem a diferença no
produto. Empregamos toda nossa expertise em engenharia para países emergentes e
escolhemos as melhores soluções de tecnologia”, afirma Gastão Rachou.
O coxim do motor é montado no chassi pela Maxion,
parceira da MAN Latin America no Consórcio Modular, sistema de produção inovador
em que fornecedores dividem com a empresa a responsabilidade pela montagem dos
veículos.
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