Mantendo sua
tradição de produzir as peruas mais velozes do mundo, a Audi lançará durante o
Salão de Genebra – que vai de 7 a 17 de março, abrindo suas portas à imprensa
nos dias 5 e 6 – a terceira geração da RS 6 Avant. Com previsão de vendas na
Europa a partir de maio, o modelo chega ao Brasil no último trimestre deste
ano. Antes, fará sua primeira aparição oficial em território brasileiro nas 6
Horas de São Paulo, no Autódromo de Interlagos, do World Endurance Cup (WEC),
no dia 1º de setembro.
A nova station
wagon é a primeira a ultrapassar os 100 km/h em menos de 4 segundos – 3,9,
especificamente. É também a perua mais veloz do mundo: na configuração padrão,
a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente), mas pode chegar
aos 280 km/h com o pacote opcional Dynamic, e aos 305 km/h com o Dynamic Plus.
Tais estonteantes números são realidade graças ao novo motor 4.0 TFSI V8
biturbo, que gera 560 cavalos de potência (entre 5.700 e 6.700 rpm) e 700 Nm de
torque (entre 1.750 e 5.500 rpm), ante os 580 cv e 650 Nm de torque do 5.0 V10
do antigo modelo, que ia de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.
A força da
motorização se desenvolve rapidamente devido aos dois grandes turbocompressores
twin-scroll, montados em conjunto com o intercooler. O conceito de montagem dos
cilindros permite um design mais compacto e perdas mínimas de gases, enquanto o
som do motor fica ainda mais “cheio” com as abas no sistema de escape. A Audi
ainda oferece, como opcional, um sistema de escape esportivo.
A nova RS 6 Avant
é o primeiro modelo da família RS a ter, de série, suspensão adaptativa a ar,
que deixa o modelo até 20 mm mais baixo. O sistema é combinado com
amortecimento controlado e leva em conta as condições da estrada, o estilo de
guiar e o modo de condução escolhido no Audi Drive Select - que modifica
diversos componentes do automóvel de acordo com as preferências do motorista.
A suspensão
esportiva pode ficar mais firme com o Dynamic Ride Control (DRC). Este sistema
utiliza molas de aço e amortecedores ajustáveis de três níveis, interligados em
diagonal por dutos de óleo e uma válvula central e que controlam a rolagem da
carroceria. Outra opção é a direção dinâmica, que pode ser integrada ao Audi
Drive Select.
Tamanho
desempenho deve contar com freios à altura: os discos ventilados de alta
performance tiveram peso reduzido e medem 390 mm na dianteira, com pinças na
cor preta. Há ainda a opção de pinças vermelhas e discos de fibra de
carbono-cerâmica com 420 mm de diâmetro, com pinças na cor cinza antracite. O controle
eletrônico de estabilidade (ESC) vem com o modo Sport, que pode ser desativado
por completo pelo condutor.
Superesportivo
econômico
Exemplo perfeito
da estratégia da Audi de downsizing na categoria de alto desempenho, o novo V8
biturbo, além de mais forte, é também mais econômico. Seu consumo médio é de
apenas 10,2 km/l, uma redução de cerca de 40% em comparação ao modelo anterior.
Entre os fatores que contribuem para esta eficiência estão o novo sistema
star-stop de série e o gerenciamento térmico inovador.
Outra tecnologia
de eficiência pioneira da nova Audi RS 6 Avant é o sistema de cilindro sob
demanda (COD). Em velocidades intermediárias, ele desliga as válvulas de
admissão e escape dos cilindros 2,3,5 e 8. Desta forma, ele funciona como um motor
quatro-cilindros, até que o motorista acelere forte novamente. A passagem de
quatro para oito cilindros leva apenas alguns centésimos de segundo e fica
visível para o motorista por meio de uma indicação no painel de instrumentos.
A tecnologia COD
reduz o consumo de combustível em cerca de 5% - uma redução maior, de cerca de
10%, é possível quando o carro é guiado em velocidades moderadas. Rolamentos
contra oscilações do motor são usados para compensar as vibrações que ocorrem
durante a operação quatro-cilindros.
Para coroar a
economia de combustível, a carroceria tem cerca de 20% de alumínio e inclui
numerosos componentes feitos em aço de alta resistência. A nova Audi RS 6 Avant
é cerca de 100 kg mais leve que sua antecessora e a relação peso-potência
contribui para o desempenho superior, com economia de combustível.
A eficiência do
sistema recebe importante colaboração da transmissão Tiptronic de 8
velocidades, com marchas encurtadas. As mais baixas estão bem espaçadas para
garantir a esportividade, enquanto a oitava reduz o consumo de combustível. O
câmbio oferece os modos automáticos D e S e ainda a opção de troca manual na
alavanca seletora, com design exclusivo RS, ou nos shift-paddles do volante.
Como todo
representante da estirpe RS, a nova RS 6 é equipada com a tração integral
quattro, com sistema de vetorização de torque e diferencial central
autoblocante, com valor de bloqueio elevado. Conforme a demanda, um diferencial
esportivo distribui o torque de maneira contínua entre as rodas traseiras para
aumentar ainda mais a estabilidade e a agilidade.
Design e
interior
Numerosos
detalhes externos tipificam o caráter RS do modelo, como as aplicações em
alumínio fosco, a grade frontal preta de alto brilho, os para-choques com
grandes entradas de ar e o spoiler de teto. Na traseira, o difusor e duas
grandes ponteiras de escapamento elípticas garantem a personalização dinâmica.
Já as rodas, também de alto brilho, são de 20 polegadas com desenho de sete
raios duplos. Como opcional, rodas de 21 polegadas disponíveis em três versões:
prata de alto brilho, preto polido e aparência de titânio polido.
Dois pacotes de
opcionais – alumínio mate ou carbono – personalizam ainda mais o visual e
incluem itens como um emblema quattro na entrada central de ar frontal. A nova
RS 6 Avant está disponível em nove cores externas, incluindo o exclusivo Cinza
Daytona fosco. Há ainda diversas opções para personalização.
Interior com
novo recurso
O interior do
modelo é esportivamente elegante e adaptado ao motorista. Os instrumentos
apresentam fundo negro, mostradores brancos e ponteiros vermelhos. O volante
esportivo com base achatada, a chave, as soleiras exclusivas com iluminação, o
tacômetro e os monitores do MMI (Multi Media Interface), assim como o sistema
de informação ao condutor (DIS – Driver Information System), receberam logos
RS.
O apoio para os
pés, os pedais e interruptores do sistema de navegação MMI receberam acabamento
em alumínio. Detalhes em carbono são padrão e há ainda outros seis materiais de
acabamento disponíveis como opcionais.
Os bancos
esportivos, com lateral pronunciada e apoios de cabeça integrados, têm
revestimento em couro e Alcântara e logos RS 6 de série. A Audi ainda oferece a
opção de assentos de luxo, com função de memória. O compartimento de bagagem
tem capacidade para até 1.680 litros.
A RS 6 Avant vem
com uma lista generosa de equipamentos de série, incluindo faróis de xênon
plus, luzes traseiras em LED, sistema de controle da pressão dos pneus,
soleiras iluminadas e sistema de informações ao motorista personalizado.
Um novo recurso,
que faz parte do Driver Information System (DIS), chama atenção na RS 6 2013: é
a indicação no conta-giros, onde segmentos verdes são iluminados com o aumento
das rotações. A barra fica vermelha e começa a piscar quando as rotações se
aproximam da linha vermelha. Displays para a marcha selecionada, pressão,
temperatura do óleo e velocímetro digital completam o sistema de informação ao
condutor.
Outros
equipamentos disponíveis são o sistema de estacionamento Plus, o controle de
cruzeiro, o ar-condicionado automático de três zonas, o sistema de navegação
MMI Plus com MMI Touch e 10 alto-falantes do sistema de som Audi.
Os opcionais
incluem faróis de LED com um design único, freios de cerâmica na dianteira e
traseira, diferencial esportivo no eixo traseiro e suspensão esportiva
com Dynamic Ride Control ( DRC). Os pacotes Dynamic, Dynamic Plus e
Comfort também estão disponíveis na RS 6 Avant.
Destaque ainda
para o Head-up Display e os sistemas de assistência ao condutor, bem como o som
Bang & Olufsen com 15 alto-falantes e 1.200 watts de potência, que é
opcional. E o bluetooth do telefone online do carro - complemento
perfeito para o sistema de navegação MMI Plus - oferece serviços de
conectividade.
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