O amazonense Antonio Pizzonia (Visit Manaus) anunciou
nesta quarta-feira (20), em entrevista coletiva transmitida via internet
diretamente da cidade de Bogotá (Colômbia), que disputará a temporada 2013 da
Grand-Am, uma das mais tradicionais categorias do automobilismo mundial.
Pizzonia terá como parceiro no Ford-Riley DPG3 o colombiano Gustavo Yacaman nas
onze etapas restantes do torneio, que é baseado nos Estados Unidos.
"Tenho um desafio muito grande pela frente. É uma mudança grande na minha
vida e na minha carreira, mas estou confiante. Conto os dias e as horas para
poder sentar no carro e senti-lo pela primeira vez. E o Gustavo é um piloto
jovem e talentoso", disse o brasileiro.
O modelo Ford-Riley DPG3 é um protótipo de 500 cv com motor V8 de cinco litros
e chassi de estrutura tubular em aço. É um veículo que exige muita técnica nos
variados tipos de traçado utilizados. As provas, sempre muito disputadas,
chegam a contar 24 horas de duração.
Longa temporada - "O foco tem que ser 100% na categoria. São 11
corridas que a gente tem pela frente, é um campeonato longo. Para mim, é um
desafio muito grande. Eu estou ansioso. É um carro forte, que me atrai. Tenho
certeza de que faremos uma boa temporada", aposta Pizzonia.
Com mais de 28 mil voltas completadas desde 2004, a equipe a ser defendida pelo
brasileiro é a Michael Shank Racing (MSR), uma das mais experientes da Grand-Am
Rolex Sports Car Series. O time obteve pódios em todas as temporadas que
disputou. No ano passado, a equipe registrou uma vitória, justamente nas 24
Horas de Daytona, a mais famosa corrida do calendário. A MSR contará ainda com
outra dupla, formada pelo norte-americano John Pew e o experiente brasileiro
Oswaldo "Ozz" Negri Júnior.
O talento e o dom natural de Pizzonia para a velocidade construíram para o
amazonense a fama de grande especialista em velocidade pura. É o que mostram
sua carreira e os muitos títulos que conquistou ao longo dos anos. Já Gustavo
Yacaman é um jovem de 22 anos que vem de uma forte temporada na Indy Lights, na
qual conquistou duas vitórias e o terceiro lugar no campeonato de 2012.
Plataforma - "É difícil até dizer como estou feliz em anunciar
pilotos como o Antonio e o Gustavo", disse o chefe de equipe Michael
Shank. "Tínhamos muitas opções, mas o principal era saber que iríamos a
todas as corridas com uma oportunidade de bons resultados. Eu realmente acho
que com estes dois pilotos temos tudo o que é preciso para sermos competitivos,
e certamente será uma forte plataforma para nos preparar para 2014 e o
futuro", completou Shank.
"Estou muito entusiasmado com a oportunidade", diz Pizzonia, que
passou pelas equipes Williams Grand Prix Engineering e Jaguar F1. "O
campeonato é muito competitivo e os carros são potentes e andam sempre muito
juntos, então é uma competição que realmente me interessa. O Michael tem muita
experiência com estes carros, que são potentes e muito velozes. Acho que temos
todos os ingredientes para buscar bons resultados neste ano", resumiu o
brasileiro.
Com duas etapas da temporada já realizadas, o primeiro compromisso da nova
dupla da Michael Shank Racing acontece no próximo dia 2 de março, no Circuito
das Américas, em Austin. Será a primeira visita da Grand-Am ao traçado texano.
Ficha-técnica do protótipo Grand-Am
Potência: 500 cv
Duração das provas: máximo de 24 horas
Entreeixos*: 2,7 m e 2,94 m
Altura (teto e asa): 1,04 m
Largura: 2,0 m
Peso*: 1.009 e 1.030 quilos
Chassi: estrutura tubular de aço com célula de sobrevivência
Suspensão: tipo pushrod, com sistema multilink
Motores: 5,0 litros, V8, marcas Ford, Porsche, BMW, Chevrolet (4 litros, 6
cilindros em linha)
Câmbio: sequencial, seis velocidades (cinco para os V8)
Combustível: Sunoco
Pneus: Continental
* Nota: dependendo da combinação chassi/motor
Nenhum comentário:
Postar um comentário