Universitários de engenharia do
Nordeste investem em novas tecnologias para a construção de 14 carros off-road
que participarão da 19ª Competição Baja SAE BRASIL – PETROBRAS. Marcada entre os
dias 14 e 17 de março, a competição acontece no Esporte Clube Piracicabano de
Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior de SP.
Os carros foram construídos por 14 equipes que somam cerca de 280 estudantes de 12 instituições de ensino da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Maranhão. Ao todo, a competição reunirá 81 equipes, que somam cerca de 1,6 mil estudantes de engenharia de 17 Estados brasileiros e do Distrito Federal.
Menu interativo – Vice-campeã em 2012, a equipe Mangue Baja 1, formada por 23 alunos da Universidade Federal de Pernambuco, investiu na utilização de um menu interativo no painel, que pode ser alterado pelo piloto. Entre outras inovações, o carro possui sistema de telemetria, que captura informações do carro (temperatura do óleo, nível do fluído de freio, velocidade, aceleração e espaço percorrido) em tempo real.
“As inovações foram desenvolvidas para ajudar a equipe durante a competição, mas também contribuem nos testes para direcionar os ajustes necessários”, explica João Victor Farias Scognamiglio, componente da equipe e estudante do 6º período de Engenharia Mecânica. A expectativa da equipe é alcançar o primeiro lugar na competição.
Os carros foram construídos por 14 equipes que somam cerca de 280 estudantes de 12 instituições de ensino da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Maranhão. Ao todo, a competição reunirá 81 equipes, que somam cerca de 1,6 mil estudantes de engenharia de 17 Estados brasileiros e do Distrito Federal.
Menu interativo – Vice-campeã em 2012, a equipe Mangue Baja 1, formada por 23 alunos da Universidade Federal de Pernambuco, investiu na utilização de um menu interativo no painel, que pode ser alterado pelo piloto. Entre outras inovações, o carro possui sistema de telemetria, que captura informações do carro (temperatura do óleo, nível do fluído de freio, velocidade, aceleração e espaço percorrido) em tempo real.
“As inovações foram desenvolvidas para ajudar a equipe durante a competição, mas também contribuem nos testes para direcionar os ajustes necessários”, explica João Victor Farias Scognamiglio, componente da equipe e estudante do 6º período de Engenharia Mecânica. A expectativa da equipe é alcançar o primeiro lugar na competição.
Fibra de Coqueiro – A equipe Mangue Baja 1 também investe em
materiais recicláveis e ambientalmente corretos, como o uso do da fibra do
coqueiro para a confecção da capa do painel eletrônico e polipropileno para a
construção da carenagem. Outra equipe da UFPE participante é a Mangue Baja 2, 5ª
colocada em 2012. Pernambuco será representado, ainda, pela equipe Corisco
Coyote, da Escola Politécnica da Universidade de
Pernambuco.
Potiguar - Duas equipes do Rio Grande do Norte estão inscritas na competição: a veterana Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e a Cactus Baja, da Universidade Federal Rural do Semi Árido.
A Catus Baja estreou em 2012, quando foi classificada na 54ª posição, entre 62 equipes participantes. Para este ano, a equipe aposta na utilização do sistema corta-fogo rebatido, para diminuir a força de arrasto e aumentar a velocidade do carro. Além disso, os estudantes optaram pela suspensão Swing Axle Camber Link na traseira e Double Arm na dianteira. “O emprego do tipo de suspensão facilita a manutenção e contribui para a leveza e controle do veículo”, afirma Vinicius Mafra Melo, capitão da equipe, estudante do 7º período de Engenharia Mecânica.
Bahia – Representante da Bahia, a equipe Baajatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, aposta num carro totalmente novo em relação aos projetos anteriores. Entre as novidades, o veículo está equipado com sensores que medem, em tempo real, a velocidade e aceleração do veículo. As informações são passadas para o piloto através de um painel localizado no volante, que trabalham em conjunto com alguns leds sinalizadores. O carro conta com rede Can, para realização da troca de informações entre piloto e equipe de gerenciamento, que fica no box. “Participamos da competição desde 2010 e até agora só evoluímos. Nosso foco é vencer”, confia Helder Lopes da Silva, capitão da equipe, 32ª colocada em 2012.
Outra equipe baiana inscrita na competição é a Carpoeira, da Universidade Federal da Bahia. O Nordeste conta também com a participação de equipes da Paraíba (4), Ceará (1), Sergipe (1) e Maranhão (1). Confira listagem completa de equipes participantes.
Carros - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.
Potiguar - Duas equipes do Rio Grande do Norte estão inscritas na competição: a veterana Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e a Cactus Baja, da Universidade Federal Rural do Semi Árido.
A Catus Baja estreou em 2012, quando foi classificada na 54ª posição, entre 62 equipes participantes. Para este ano, a equipe aposta na utilização do sistema corta-fogo rebatido, para diminuir a força de arrasto e aumentar a velocidade do carro. Além disso, os estudantes optaram pela suspensão Swing Axle Camber Link na traseira e Double Arm na dianteira. “O emprego do tipo de suspensão facilita a manutenção e contribui para a leveza e controle do veículo”, afirma Vinicius Mafra Melo, capitão da equipe, estudante do 7º período de Engenharia Mecânica.
Bahia – Representante da Bahia, a equipe Baajatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, aposta num carro totalmente novo em relação aos projetos anteriores. Entre as novidades, o veículo está equipado com sensores que medem, em tempo real, a velocidade e aceleração do veículo. As informações são passadas para o piloto através de um painel localizado no volante, que trabalham em conjunto com alguns leds sinalizadores. O carro conta com rede Can, para realização da troca de informações entre piloto e equipe de gerenciamento, que fica no box. “Participamos da competição desde 2010 e até agora só evoluímos. Nosso foco é vencer”, confia Helder Lopes da Silva, capitão da equipe, 32ª colocada em 2012.
Outra equipe baiana inscrita na competição é a Carpoeira, da Universidade Federal da Bahia. O Nordeste conta também com a participação de equipes da Paraíba (4), Ceará (1), Sergipe (1) e Maranhão (1). Confira listagem completa de equipes participantes.
Carros - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.
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