O Volkswagen XL1 é o carro produzido em série mais
eficiente do mundo, consumindo 0,9 litro por 100 quilômetros rodados (equivalente a 111
km/l). Graças ao seu sistema híbrido plug-in (a bateria pode ser recarregada
numa tomada), o modelo de dois lugares pode percorrer até 50 quilômetros
utilizando apenas eletricidade - consequentemente, sem gerar emissões.
O XL1 atinge seus objetivos de eficiência por meio de
princípios de design puramente
esportivos: baixo peso (795 kg), aerodinâmica perfeita
(Cd 0,189) e baixo centro de gravidade (1.153 mm de altura). Tais
características dão a esse eficiente modelo a capacidade de rodar na estrada à
velocidade constante de 100 km/h utilizando apenas 6,2 kW / 8,4 cv de potência.
Em modo totalmente elétrico, o XL1 necessita de menos de 0,1 kWh para percorrer
a distância de um quilômetro.
Design de alta tecnologia com baixo peso, aerodinâmica
aprimorada e um sistema híbrido plug-in – consiste em um motor turbodiesel
(TDI) com dois cilindros (35 kW / 48 cv), motor elétrico (20 kW / 27 cv), caixa
de câmbio de sete marchas com dupla embreagem (DSG) e bateria de íons de lítio
–: esse conjunto torna possível ao novo Volkswagen XL1 emitir apenas 21 g/km de
CO2 (ciclo europeu). Se necessário, o XL1, que alcança velocidade máxima de 160
km/h, pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 12,7 segundos. O consumo de 0,9
litro de diesel por 100 quilômetros é um número recorde, que até hoje não havia
sido atingido por nenhum outro veículo. Isso mostra como a Volkswagen vem
redefinindo o que é tecnicamente realizável na fabricação de automóveis.
Conceitualmente, o XL1 representa a terceira etapa de
evolução da estratégia da Volkswagen no desenvolvimento do "Carro
1-litro" (automóvel capaz de rodar 100 km/l). Na entrada do novo milênio,
o Prof. Dr. Ferdinand Piëch, que atualmente é o presidente do Conselho
Supervisor da Volkswagen AG, estabeleceu a meta visionária de colocar no
mercado um carro produzido em série que fosse prático para o dia a dia e
consumisse um litro de combustível por 100 quilômetros. Com o XL1, que pode
levar duas pessoas, a ideia tornou-se realidade.
Apesar da tremenda eficiência do XL1, os engenheiros
tiveram sucesso ao criar um conceito de carroceria mais adequado às
necessidades diárias do que nos dois protótipos anteriores. Enquanto no
protótipo L1, apresentado em 2002 e 2009, o motorista e o passageiro
sentavam-se um à frente do outro, no XL1 os dois ocupantes ficam lado a lado,
de forma quase igual a um veículo convencional.
O XL1 mede 3.888 mm de comprimento, 1.665 mm de largura e
apenas 1.153 mm de altura. Para os padrões automotivos convencionais, essas
dimensões são radicais. Comparando, o esportivo Porsche Boxster é 129 mm mais
alto (1.282 mm). O resultado é que o XL1 tem uma aparência espetacular – um
carro do futuro, feito para a atualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário